Olá! boa tarde.
Então… minha dúvida é a seguinte:
Eu pretendo montar um negócio de venda por consignação, ou seja, planejo pegar produtos (roupas e calçados) de fornecedores por consignação para vender. Porém, o problema é que não entendo nada de impostos e tributos. Já visitei vários sites da Internet buscando entender mas não entendi absolutamente nada devido a linguagem difícil que encontro. Então venho aqui tirar minhas dúvidas.
-Devo pagar impostos/tributos?
-Quais impostos/tributos devo pagar?
-Devo fazer algum tipo de nota fiscal, comprovante de algo ou coisa parecida?
-Para quem devo fazer a nota/comprovante
-Como faço a nota/comprovante?
-Como devo preencher a nota?
-Como posso saber o que colocar na nota?
-Onde faço a nota?
-Para o quê, exatamente serve a nota?
-Devo me inscrever em algum órgão para vender produtos consignados? (Para fazer notas ou outra coisa)
-É obrigatório por lei possuir CNPJ?
Por favor, peço que me esclareçam sobre estas dúvidas que apresento. Peço também que não usem palavras difíceis pois estou começando a empreender agora e não entendo nada de economês. Rsrsrs
Desde já muito obrigada!
Olá!
Investir em consignação é uma boa maneira de começar um negócio sem correr tantos riscos com investimento, já que o empreendedor irá pagar pelos produtos que foram vendidos e os que não foram foram podem ser devolvidos ao consignante.
Trabalhar com consignação não é uma tarefa difícil! Assim como todo tipo de empresa, só precisa ficar atento algumas regras para que o negócio funcione dentro da formalidade e com mais profissionalismo.
O que você precisa saber sobre MEI e ME?
Para trabalhar formalmente com consignação e ter sua empresa legalizada o ideal é abrir uma empresa do tipo MEI ou ME. Com uma empresa aberta nesses formatos, sua empresa terá direito a um CNPJ e com isso facilitará o processo quando precisar emitir uma nota fiscal.
Para abrir uma empresa como MEI é preciso ter uma projeção de que o faturamento da empresa será de até R$ 81 mil, o teto permitido para esse formato de empresa.
Uma das vantagens de ser MEI é que tem benefícios previdenciários como:
º Aposentadoria por idade;
º Aposentadoria por invalidez;
º Auxílio Doença;
º Salário Maternidade;
º Auxílio Reclusão;
º Pensão por Morte.
Para abrir uma empresa MEI basta acessar o Portal do Empreendedor. O cadastro pode ser feito pelo próprio profissional online e gratuitamente. No blog do Sebrae tem o passo a passo de como se tornar um MEI.
No portal do Sebrae tem tudo que você precisa saber sobre MEI. O site ainda ampliou o apoio ao MEI e criou um portal específico para ajudar os profissionais que querem se reinventar durante a pandemia causada pelo coronavírus.
Como ME o ideal é que o microempreendedor conte com a ajuda de um profissional de contabilidade, já que nesse caso, será preciso pagar impostos federais específicos e o processo de abertura de empresa é mais burocrático.
Quais impostos devo pagar?
Como MEI, o microempreendedor está isento de tributos federais e paga apenas uma contribuição mensal, o DAS, uma taxa fixa com imposto reduzido, que dá direito aos benefícios citados acima. O valor da taxa gira em torno de pouco mais que R$ 50.
No caso de abrir uma empresa como ME, o empreendedor deverá pagar 6% do faturamento mensal da empresa considerando tributos federais como PIS, Cofins, IPI, entre outras taxas.
Como funciona a nota fiscal?
Na hora do repasse de produtos que será feito entre consignante e consignatário é preciso emitir uma Nota Fiscal de Venda por Consignação, que gera movimentação financeira sem alteração de estoque, mas que constam informações como preços de produtos e quantidades de peças que estão sendo repassadas.
A cada movimentação de produto, seja de remessa, reajuste de preço, venda ou devolução é preciso emitir notas fiscais.
Como preencher a nota fiscal
A nota fiscal serve como um recibo obrigatório que deve ser emitido depois de qualquer transação de venda de produtos ou serviços. É a nota fiscal que documenta a transação que foi realizada. Ela também serve para fazer o recolhimento de impostos. Quem não utiliza a emissão de nota está sonegando imposto.
O MEI não precisa emitir nota fiscal eletrônica para consumidor pessoa física, mas se a mercadoria for vendida para outra empresa é necessário a emissão de nota fiscal.
No portal do Sebrae temos conteúdos especiais sobre nota fiscal eletrônica, além de um curso que ensina como emitir nota fiscal eletrônica e um emissor de nota fiscal que pode ser baixado gratuitamente.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Clique nos links para informações mais detalhadas e acesse o portal do Sebrae para descobrir tudo o que você precisa saber sobre MEI.