Wilians Dos Santo
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Qual o procedimento para registrar uma academia de arte marcial?

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Olá,Gostaria de abrir uma academia de artes marciais, como posso registrá -la ?

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4 Respostas

  1. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

  2. Resposta foi editada

    Bom dia, siga as instruções passadas pelo SEBRAE, lembrando, caso o senhor seja o professor, disponibilize o devido certificado de graduação faixa preta válido em local visível, com o brasão da entidade, associação, liga ou federação à qual seja filiado (artes marciais não são vinculadas ao CREF, porém também não podem trabalhar com equipamentos típicos e com a finalidade de musculação). Atualize-se sempre. Após pesquisa de mercado, escolha do ponto, disponibilização dos recursos financeiros para início e sustento (investimento inicial + capital de giro) e mão de obra (modalidades e representantes devidamente credenciados e certificados), pesquise o  material da estrutura (tatames, armas, bebedouro, ventiladores, som, uniformes + estamparia, equipamentos de artes marciais como luvas, capacetes, caneleiras, protetores, luvas de foco, aparadores de chute, elásticos, raquetes, punchball, cones, saco de pancada, cordas, fichas de inscrição, carteirinha, material didático para avaliação e exames de graduação, etc).

    Isto tudo no papel sobreposto, avalie sua viabilidade e procure um profissional para contabilidade e outro para a representação jurídica (caso seja associação ou entidade). Divulgue seu nome em eventos, competições e workshops no ramo e busque sempre formar caráter ! Artes marciais devem formar cidadãos e preparar seu povo para se defender.  Boa sorte!

  3. Registrar uma academia de artes marciais envolve vários passos e procedimentos legais. Aqui está uma visão geral do processo:

    1. Escolha da Estrutura Jurídica: Determine a estrutura jurídica da sua academia, como uma empresa individual, sociedade limitada (Ltda.) ou empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI). Isso afetará questões como responsabilidade legal e tributação.
    2. Registro na Junta Comercial: Para estabelecer legalmente sua academia, você precisará registrar-se na Junta Comercial do seu estado. Isso envolve a apresentação dos documentos necessários, como contrato social, formulários de registro e pagamento de taxas.
    3. Obtenção do CNPJ: Após o registro na Junta Comercial, você pode solicitar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. O CNPJ é essencial para fins fiscais e comerciais.
    4. Alvará de Funcionamento: Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para obter um alvará de funcionamento para sua academia. Isso envolve atender aos requisitos de segurança, saúde e zoneamento para operar o negócio.
    5. Licenças e Autorizações Específicas: Dependendo das atividades oferecidas em sua academia de artes marciais, você pode precisar de licenças ou autorizações específicas. Por exemplo, se você planeja oferecer aulas para crianças, pode ser necessário obter uma autorização especial.
    6. Registro em Órgãos de Classe: Verifique se há requisitos específicos de registro ou filiação a órgãos de classe relacionados às artes marciais, como federações ou associações esportivas.
    7. Contratação de Funcionários: Se você planeja contratar funcionários, assegure-se de cumprir todas as leis trabalhistas aplicáveis, como registro na Previdência Social e cumprimento das normas trabalhistas.
    8. Seguro: Considere a possibilidade de obter um seguro adequado para sua academia, incluindo seguro de responsabilidade civil e seguro para os instrutores e alunos.

    É recomendável buscar orientação de um contador ou advogado especializado em direito empresarial para garantir que você cumpra todos os requisitos legais e regulamentares ao registrar sua academia de artes marciais.

    veja tambem > remada invertida no smith machine.