sou funcionaria publica estou me aposentando e quero abrir um negocio proprio
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Oi Margarida, tudo bem?
Sim! Funcionários públicos podem abrir um MEI (Microempreendedor Individual), mas isso depende das normas específicas do órgão público ao qual estão vinculados. Em geral, existem algumas regras e restrições a serem observadas:
No caso de servidores que estão se aposentando, a situação pode ser um pouco mais flexível, pois após a aposentadoria não há mais o vínculo empregatício com o órgão público. No entanto, até a data oficial da aposentadoria, as regras mencionadas acima ainda se aplicam.
Portanto, recomendo que você consulte o setor de recursos humanos ou o departamento jurídico do seu órgão público para obter informações detalhadas e específicas sobre a possibilidade de abrir um MEI enquanto ainda está no processo de aposentadoria.
Boa sorte!
Quem pode abrir um MEI?
É essencial estar por dentro dos principais critérios para a abertura de um MEI. São eles:
E quem não pode se tornar um MEI?
Mesmo cumprindo as regras citadas nos tópicos acima, algumas situações e cargos podem impedir que você se torne um MEI.
Por exemplo, funcionários públicos federais não podem abrir um MEI. Os estaduais e municipais, por outro lado, devem verificar as regras da região onde atuam.
Além disso, pensionistas do RGPS/INSS inválido também estão impedidos da abertura desse tipo de empresa. Caso se formalize como MEI, o pensionista deixa de receber a auxílio.
Também é essencial destacar que aqueles que recebem Seguro Desemprego ou Auxílio Doença, ao criar um MEI, podem ter o benefício suspenso.