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margarida soares da silva
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funcionario publico pode ter um MEI?

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sou funcionaria publica estou me aposentando e quero abrir um negocio proprio

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2 Respostas

  1. Oi Margarida, tudo bem?

    Sim! Funcionários públicos podem abrir um MEI (Microempreendedor Individual), mas isso depende das normas específicas do órgão público ao qual estão vinculados. Em geral, existem algumas regras e restrições a serem observadas:

    1. Consulta ao Estatuto do Servidor: É essencial consultar o estatuto ou regulamento do servidor público do seu órgão para verificar as restrições sobre a realização de outras atividades remuneradas.
    2. Autorização Prévia: Em muitos casos, pode ser necessária uma autorização prévia da chefia imediata ou do órgão ao qual o servidor está vinculado. É importante verificar se há necessidade de solicitar essa autorização.
    3. Compatibilidade de Horário: A atividade como MEI não pode interferir nas suas obrigações e horários de trabalho como funcionária pública. Deve-se garantir que o desempenho das funções públicas não seja prejudicado.
    4. Conflito de Interesses: A atividade como MEI não pode representar um conflito de interesses com as funções públicas desempenhadas. Por exemplo, um servidor que trabalha em um órgão de fiscalização não pode abrir uma empresa que atue no mesmo setor que ele fiscaliza.

    No caso de servidores que estão se aposentando, a situação pode ser um pouco mais flexível, pois após a aposentadoria não há mais o vínculo empregatício com o órgão público. No entanto, até a data oficial da aposentadoria, as regras mencionadas acima ainda se aplicam.

    Portanto, recomendo que você consulte o setor de recursos humanos ou o departamento jurídico do seu órgão público para obter informações detalhadas e específicas sobre a possibilidade de abrir um MEI enquanto ainda está no processo de aposentadoria.

    Boa sorte!

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    Quem pode abrir um MEI?

    É essencial estar por dentro dos principais critérios para a abertura de um MEI. São eles:

    • Ser maior de 18 anos;
    • Faturamento anual máximo de R$81.000,00 (valor proporcional ao mês em que a empresa foi aberta);
    • Não pode ter sócios;
    • Não pode participar de outros empreendimentos, seja como sócio ou administrador;
    • Possuir no máximo um funcionário contratado;
    • Exercer uma das opções de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) permitidas para MEI.

     

    E quem não pode se tornar um MEI?

    Mesmo cumprindo as regras citadas nos tópicos acima, algumas situações e cargos podem impedir que você se torne um MEI.

    Por exemplo, funcionários públicos federais não podem abrir um MEI. Os estaduais e municipais, por outro lado, devem verificar as regras da região onde atuam.

    Além disso, pensionistas do RGPS/INSS inválido também estão impedidos da abertura desse tipo de empresa. Caso se formalize como MEI, o pensionista deixa de receber a auxílio.

    Também é essencial destacar que aqueles que recebem Seguro Desemprego ou Auxílio Doença, ao criar um MEI, podem ter o benefício suspenso.