Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

como saber o final do cartao inss ?

  • 0

Perguntas relacionadas

1 Resposta

  1. Essa resposta é editada.

    Olá!

    O cartão cidadão, que também pode ser chamado de cartão INSS, é o principal meio de acesso aos benefícios e programas nacionais que o governo disponibiliza ao trabalhador, como o Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa-Família.

    A partir de 2020, o INSS modificou a forma de pagamento dos aposentados e pensionistas com o intuito de aumentar a segurança dos beneficiados pelo órgão. Todos os novos benefícios concedidos terão o primeiro pagamento realizados por meio de um cartão magnético do INSS, que também poderá ser utilizado para a realização de compras na função débito.

    O Que É o Cartão INSS?

    O cartão INSS é um meio de facilitar acesso aos benefícios sociais e trabalhistas a milhares de brasileiros. Com ele, o cidadão, além de receber os benefícios, pode consultar saldos e extratos, como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS e muitos outros.

    Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal, presentes em todos os municípios brasileiros, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

    Atualmente, aposentados e pensionistas precisam receber uma carta enviada pelo INSS para o recebimento do primeiro pagamento. Com a carta, o beneficiado precisa se deslocar até a agência bancária indicada pelo documento e apresentar os documentos de identificação.

    Assim, os segurados que não possuem conta-corrente podem optar pela emissão do cartão INSS magnético e continuar recebendo as demais parcelas da aposentadoria por meio desta conta. Com isso, será possível sacar somente o valor total do benefício mensal.

    O cartão INSS de crédito oferece uma série de benefícios, como maiores prazos de pagamento e os juros mais baixos do mercado. Ele tem todas as funcionalidades de um cartão de crédito convencional. Sendo possível realizar transações nacionais e internacionais, saques (quando disponível essa opção) e o parcelamento de compras, por exemplo.

    No entanto, a diferença está na forma de pagamento da fatura, que é descontada diretamente da folha de pagamento ou benefício INSS.

    Como Adquirir o Cartão INSS?

    Se você possui algum benefício social e/ou trabalhista disponível e ainda não tem o cartão INSS, você pode solicitá-lo pela central de Atendimento Caixa ao Cidadão através do número 0800-726-0207, ou em qualquer Agência da CAIXA.

    Já para solicitar o cartão magnético do INSS basta ir ao seu banco de preferência, onde já possui conta (poupança ou corrente), e solicitar ao atendente a transferência do benefício. Todo benefício concedido sem indicação de conta bancária é enviado a um banco conveniado do INSS, localizado em uma região bancária que abrange, preferencialmente, a área de residência do beneficiário.

    Caso deseje receber seu benefício em cartão INSS, o cidadão pode indicar somente a região bancária. Já a agência será determinada pelo INSS, dentro da região escolhida pelo beneficiário.

    Apenas algumas pessoas podem contratar o cartão INSS de crédito consignado, já que esta modalidade está disponível apenas para alguns grupos.

    Para ter acesso ao cartão INSS de crédito, é necessário ter uma fonte de renda fixa em órgão ou empresa que tenha convênio com um ou mais bancos que oferecem o empréstimo consignado. Assim, além dos beneficiários INSS, também são elegíveis:

    º Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal);

    º Militares das Forças Armadas;

    º Trabalhadores com carteira assinada (empresa privada).

    É importante lembrar que o segurado não será obrigado a abrir conta em nenhum banco, pois o cartão INSS será atrelado à conta-benefício. Com isso, nenhuma taxa ou anuidade será cobrada do beneficiário.

    Como Saber o Final do Cartão INSS?

    Se você é aposentado, pensionista ou recebe qualquer auxílio da Previdência Social, então você possui um número de identificação de segurado, que está impresso em seu cartão INSS.

    Cada beneficiário recebe um código diferente, o que evita que qualquer pessoa tenha acesso aos seus dados. O número é fundamental para consultar suas informações, saber a data de pagamento, etc.

    Esse código é enviado para a sua casa por carta do INSS, quando o benefício é aprovado. Se você perdeu a carta ou ainda não a recebeu, saiba que existem três maneiras para descobrir o número do benefício:

    1. O número do cartão INSS é igual ao do PIS/PASEP para muitos trabalhadores. Desta forma, basta lembrar o seu número do PIS e tentar usar para acessar suas informações ou agendar uma consulta.

    2. O número do PIS encontra-se em sua carteira de trabalho e você também pode consultá-lo pela internet/celular através do site/aplicativo do “Meu INSS”.

    3. A Previdência Social também disponibiliza um telefone para contato (135) no qual você pode consultar o número do cartão INSS.

    Havendo mais dúvidas também é possível entrar em contato com a Caixa no telefone: 0800 726 0101 ou pelo site, escolhendo a agência mais próxima.

    Acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos relacionados ao cartão INSS e outros assuntos.

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder