Wildson Henrique
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Como montar uma fanpage para obter maior vendas?

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Boa noite, gostaria que pudessem, por favor me ajudarem.
Trabalho registrado para uma rede de eletrodomesticos.
Devido a pandemia estamos trabalhando em home office
Gostaria de saber se posso montar uma fanpage para obter um alcançar maior de vendas com o meu link?

Desde já agradeço a ajuda.

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2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Wildson. Uma área muito importante para o fortalecimento da marca e vendas é o marketing, e as mídias sociais podem ser um caminho certeiro para chegar ao seu público.  Mas não se preocupe com o tempo, porque listamos um passo a passo para você gerenciá-las com sucesso:  

    1- Planeje-se

    Não é obrigatório estar em todas as mídias. Conheça um pouco sobre cada uma delas, selecione as que mais combinam com o perfil da empresa e o público e veja como os seus concorrentes estão se posicionando.

    2- Mantenha a regularidade

    Deixar a página com a sensação de abandono é um erro grave. Programe cerca de duas horas por semana e agende publicações diárias. O efeito não é imediato e nem será visto em vendas diretas no princípio, mas o relacionamento com o cliente e o fortalecimento da marca a longo prazo sentirão os benefícios destas ações.

    3- Cuide do conteúdo

    Deve ser relevante, positivo e pode ser conectado com outras redes. Imagens e vídeos são grandes focos de atenção e valem o investimento de tempo. Interagir por meio de perguntas, informações como “mito ou verdade” também são bons canais para manter o alcance.

    4- Invista

    Considere pagar anúncios para melhorar a visualização de suas publicações. Conhece um pouco de Google Adwords também pode ajudar no alcance.

    5- Seja uma marca sociável

    Contar com a participação de clientes e seguidores é um privilégio para as fan pages. Trabalhe em busca de seguidores, interaja com os clientes e com marcas parceiras e deixe que falem bem de você.

    6- Tome alguns cuidados

    Erros de ortografia, uso indevido de imagens, perguntas sem respostas, não aceitar críticas, invadir a privacidade das pessoas são cuidados a serem tomados e evitados ao máximo. Outro ponto é nunca confundir profissional com o pessoal; Tenha sua página pessoal e a fan page da sua empresa separadas.

    7- Monitore com frequência

    Acesse todos os dias e use ferramentas que auxiliam no monitoramento de acessos, alcance e muito mais. Google Analytics, Hootsuite e mesmo o Google Alertas são algumas opções para ajudar neste trabalho.

    Passo a passo para criar uma Fan Page nas Mídias Sociais.

    Curso gratuito Como Criar uma Página no Facebook.

    Como criar uma página no Facebook.

  2. Olá Wildson,

     

    1 – Tenha uma Fanpage OTIMIZADA!

    Utilize todos os recursos da fanpage ao seu favor!

    Insira o descritivo breve, o descritivo longo, o horário de funcionamento, informe qual é o seu site ou Blog, quando sua empresa foi fundada, suas missões e valores, etc.

    Feito isso, vá em Configurações e preencha tudo o que o Facebook está te pedindo – habilite funções que você concorda, como por exemplo:

    Seus clientes poderão publicar na sua fanpage? Você habilita avaliações?

    Verifique item por item!

    Facebook-Cover-NTP-Estrategias-Digitais-Planejamento-Marketing

    2 – Use sua Fanpage como se fosse uma extensão do seu site ou Blog.

    Sua fanpage precisa ter um AVATAR e uma COVER  que represente o que você faz.

    Aproveite os espaços para

    • divulgar seu site,
    • seu serviço,
    • inserir seu telefone,
    • passar uma mensagem relevante.

    Veja que na Cover da NTP temos os nossos principais serviços!

    Nós podemos mudar isso de acordo com nosso interesse, mas utilizamos os serviços que mais atraem clientes e parceiros para o nosso site para mostrar claramente algumas das principais coisas que fazemos.

    3 – Convide sua rede de contatos para curtir a sua Fanpage!

    No começo você terá que chamar sua rede de contatos, como amigos e pessoas que te conhecem para curtir a sua fanpage.

    Esse é o passo inicial para você conseguir mais seguidores para a fanpage!

    Como são pessoas conhecidas, eles farão isso por interesse e poderão convidar amigos deles para divulgarem a sua fanpage também.

    Além disso, existem muitas empresas que tem mailing comercial, envie um e-mail para a sua base de clientes falando sobre seus canais de mídias sociais.

    Hoje em dia, o número de pessoas utilizando os canais como SAC – Serviço de Atendimento ao cliente é enorme. 

    4 – Compartilhe a Fanpage na sua página pessoal.

    Faça isso de modo recorrente.

    As publicações nunca tem um alcance muito alto.

    Uma das formas de você conseguir mais alcance é fazer com que o time da sua própria empresa engaje com os conteúdos.

    Como fazer isso?

    Engaje seus colaboradores para que eles escrevam para o Blog da empresa, mostrem suas especialidades, falem sobre cases da área, mostrem cases de sucesso…

    Eles mesmos terão prazer em divulgar os conteúdos deles para amigos, familiares, clientes.

    Lembre-se: Isso não deve ser uma obrigação!

    As pessoas devem curtir e compartilhar aquilo que elas mais se identificam. No entanto, se você tem um time de vendas, quanto mais eles divulgarem os produtos que estão sendo apresentados na fanpage, melhor é para ele e para a empresa também.

    Aumentando o alcance orgânico, você também aumenta suas chances de ganhar seguidores na página do Facebook.

    5 – Promova a sua Página para um público que seja interessante para você!

    Para conseguir fazer isso, você precisará investir uma verbinha no Facebook.

    Nós sugerimos fazer isso logo no começo, segmentando essa promoção para um público que seja mais relevante para você – até você ter pelo menos 2k de seguidores.

    Sobre a segmentação:

    Essa tem que estar mais similar possível com a sua PERSONA!

    Se você atua somente em São Paulo e quer se comunicar com pessoas que vivem em São Paulo em certas regiões específicas, segmente sua promoção para tais regiões, não deixe sua segmentação aberta.

    Ou se vende produtos para adolescentes, foque apenas para eles e assim por diante.

    Se você vende roupas para mulheres mais velhas, com um estilo de vida Y, que consomem conteúdo X, gostam de Z e e precisam da solução que você oferece, promova a sua página para esse público.

    como-promover-pagina-no-facebook

    Quando você clicar em promover Página, você conseguirá visualizar como será esse post de promoção de página e conseguirá escolher qual será a sua segmentação.

    como-segmentar-público-para-promover-post

    6 – Divulgue sua fanpage no seu Blog, Site e outros canais de mídias sociais que você seja ativo.

    Use espaços próprios para convidar pessoas para curtirem sua fanpage.

    Seu site deverá ter um botão (plugins de mídia social) para que as pessoas curtam a sua fanpage de uma forma rápida e compartilhem seu conteúdo.

    Se você tem um Blog, poderá chamar as pessoas para curtirem sua fanpage no próprio conteúdo, fazendo um call to action.

    Seja criativo no momento da divulgação e aproveite todos os seus pontos de contato para isso, quanto mais alcance maiores são as chances de você ganhar seguidores na pagina do Facebook.

    7 – Use e-mail marketing como uma fonte de acesso para a sua fanpage.

    Lá vamos nós, de novo o e-mail mkt!

    Se você já faz disparos de e-mail marketing, você deverá começar a inserir um ícone do Facebook que direciona para a sua fanpage.

    Pode até estar no rodapé para não dispersar a atenção do seu leitor para o que realmente interessa.

    Além disso, você também pode fazer um disparo para falar da sua nova fanpage, explicar quais tipos de postagens estarão sendo feitas e convidar as pessoas a seguirem ou curtirem o seu novo canal.

    Ok, Mafê! So far so good…

    Eu já fiz tudo isso, mas eu gostaria de tornar essa fanpage mais ativa e fazer com que esse público acessasse mais meu site/Blog. Como eu faço isso?

     

    8 –  Busque grupos dentro do Facebook que são interessantes para você participar.

    No Facebook existem milhares de grupos que falam sobre produtos, serviços, carreira, enfim… Tudo o que você possa imaginar.

    Participe de grupos que são interessantes para você ou seu negócio, seja ativo, compartilhe postagens e convide essas pessoas a curtirem sua fanpage de uma forma natural.
    Cuidado, existem muitos GRUPOS que se perdem no meio do caminho e começam a “spamizar” mensagens irrelevantes
    Claro que não é para você ser o integrante que fica postando apenas coisas da sua fanpage, compartilhe sentimentos sobre seu segmento, levante assuntos que sejam relevantes para a área em que você atua.

    Com certeza, se você for uma pessoa ativa, isso trará visibilidade tanto para você como para seu negócio e, consequentemente, poderá ganhar seguidores na pagina do Facebook que você divulga.

    9 – Poste conteúdos que agregam valor  

    Poste seus conteúdos próprios, poste conteúdos que sejam externos, mas que são totalmente relacionados ao que você fala, conteúdos e notícias sobre seu segmento.

    Suas postagens devem ser resumidas e chamar bastante atenção. Ninguém gosta de ficar lendo um conteúdo de 400 palavras no Facebook. Faça um resumo com o que é mais atrativo, crie uma chamada bem bacana e leve essas pessoas para lerem esses conteúdos no seu site ou Blog.

    Lembre-se de trackear seus links para entender quais publicações levam mais pessoas para o seu site.

    Caso você não faça o tracking dos links postados, você não conseguirá ver direito qual foi o post que teve mais sucesso no Analytics. 😉

    Use imagens que sejam mais atraentes para o seu segmentos.

    exemplo-de-como-postar-na-minha-fanpage

    Veja este tutorial sobre como programar posts pelo Facebook

    10 – Use # (hashtags)

    As hashtags são importantes para pessoas encontrarem suas publicações.

    Quando você insere # que são relevantes para o seu segmento, que sejam interessantes para você promover um serviço, é mais fácil de pessoas que estão fazendo essa pesquisa localizarem a sua publicação.

    Não use muitas hashtags! Foque em 4 ou 5 que sejam relevantes.

    Importante também é fazer uma pesquisa de como as pessoas usam as # que são importante para vocês, porque às vezes você pode usar a hashtag errada.

    Eu fiz uma pesquisa com a #digitalmarketing para exemplificar o que eu expliquei acima.

    utilizacao-de-hashtags-como-ajuda-para-impulsionar-a-fanpage

    11 – Promova seus conteúdos

    Já não é de hoje que o Facebook vem imprimindo cada vez menos os conteúdos para a sua base. Ainda mais depois da mudança de algoritmo.

    Temos que pensar que NÃO é tanto sobre QUANTIDADE, mas sim PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO desses conteúdos a serem postados que farão a diferença.

    Isso porque a competição pela timeline dos usuários é muito acirrada. Além de conteúdos de outras empresas, estamos competindo com conteúdos dos amigos dos nossos seguidores.

    Sendo assim, quando você tiver um conteúdo EXCELENTE, que sana a dor da sua persona, você DEVERÁ promovê-lo.

    Coloque uma quantia de dinheiro, que pode ser baixa, e veja o seu potencial alcance.

    Assim você terá certeza que muitas pessoas verão o seu conteúdo.

    Por exemplo, se nós fossemos promover o nosso vídeo Institucional, com R$ 20,00 teríamos um  alcance entre 5.500 e 15.000 pessoas impactadas. Legal, né?

    como-promover-postagem-no-facebook

    O que faz a diferença entre os 5.500 e os 15.000? Para chegar ao número máximo de impressões, o seu post tem que engajar.

    Por isso, antes de você sair promovendo, deixe o seu post rodar organicamente, sem investimento, e veja se ele tem comentários, curtidas, etc.

    Quanto mais engajamento tiver, mais relevante e quanto maior a relevância, mais o Facebook libera na timeline das pessoas.