Quero abrir um negócio no setor de moda e decoração. Tem uma maca, para cada segmento de produtos, uma outra marca. São peças exclusivas, feitas manualmente por meio de intervenções de bordado e tecelagem. Vejo muitas peças bordadas e de tecelagem, mas os meus são diferenciados, por adaptar técnicas diferentes no mesmo produto. Como se trata de peças de roupa e decoração de trabalhos manuais e bem particulares, tenho dificuldade em me sentir segura quanto ao potencial do negócio diante do público e mercado, aderência e aceitação. Ainda não tenho um meio de pesquisa para conseguir essa percepção, e é algo que não gostaria de fazer antes de ter o projeto melhor estruturado.
Obrigada
Ana Carolina Valente FerreiraNovo na comunidade
Olá Ana Carolina, não sou especialista nesse tipo de mercado, mas se me permite, gostaria de dar minha opinião.
Como você disse, na sua percepção, seu produto é diferenciado diante dos seus concorrentes, vamos assim chamar. Isso é ótimo. Esse fator já te deixa à frente de muita gente.
Você não disse, mas a sua ideia é fazer um negócio físico ou montar uma loja virtual? Isso é fundamental para saber como identificar seu público.
Se for físico, o tipo de pesquisa é bem diferente do que uma loja virtual.
O negócio local físico, impõe muitas barreiras, mas tem seus benefícios. Já o virtual, tem abrangência geográfica praticamente ilimitada, mas tem os desafios de uma loja como qualquer outra.
Porém, para realizar uma pesquisa de mercado, certamente que é mais fácil quanto se trata de um negócio online. Você consegue trabalhar com plataformas que vão te dando métricas que vão mostrar qual é seu público alvo e o potencial do mercado.
Espero ter ajudado. Sucesso nos negócios.
Um dos caminhos é identificar muito bem as suas peças seja com etiquetas bordadas, etiquetas de cetim e até mesmo fitas personalizadas com a estampada da sua marca.
Vincular o produto a sua marca é essencial!