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Como faço para abrir uma empresa?

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2 Respostas

  1. Contas Online
    Especialista Controle Financeiro Online Empresarial ou Pessoal

    Olá, bom dia!

    Alguns passos podem ser seguidos para abrir a sua empresa e são eles:

    1. Defina o formato da sua empresa

    Antes de abrir um cadastro como pessoa jurídica, é essencial definir qual será o porte da sua empresa.

    As opções são divididas de acordo com o faturamento anual do negócio, número de funcionários e outras questões legais. Os formatos estão disponíveis no Portal do Empreendedor.

    Veja alguns exemplos:

    • MEI;
    • Microempresa (ME);
    • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
    • Outra modalidade com mais de dois sócios.

     

    2. Defina outros detalhes do negócio

    Se ainda existem alguns detalhes da empresa que não foram definidos, essa é a hora.

    Além da natureza jurídica e o regime tributário, outras questões precisam estar alinhadas, como o nome empresarial, descrição das atividades etc.

     

    3. Elabore o contrato social

    Depois que as informações mais importantes sobre a empresa já estão definidas, é necessário elaborar um contrato social, que funciona basicamente como uma “certidão de nascimento” da empresa.

    Para as empresas que não são MEI, por exemplo, é fundamental ter o contrato social preparado antes mesmo de seguir com a abertura do CNPJ.

     

    4. Separe os documentos

    Com o contrato social pronto, é preciso ir até uma Junta Comercial, órgão responsável pelo registro de atividades de sociedades empresariais.

    Para isso, os sócios devem assinar o contrato e anexar outros documentos:

    • Documento de identidade dos sócios (original e cópia);
    • Comprovante de residência;
    • IPTU do lugar onde a empresa funcionará;
    • Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF.

    As cópias devem ser autenticadas e legíveis

     

    5. Entre com o pedido na Receita Federal

    Finalmente, depois de seguir todos esses passos, basta entrar com o pedido do CNPJ na Receita Federal, uma vez que o cadastro e o documento são mantidos por este órgão. Esse processo, então, pode ser realizado de maneira presencial ou online.

     

    Leia para mais informações: CNPJ: O que é, para que serve e como emitir?

    7 Passos para começar a empreender e ter sucesso!

  2. Você pode optar por conversar com um escritório de contabilidade para a abertura da empresa ou pode optar por abrir um MEI caso a sua atividade se qualifique para essa opção.

    Abertura de MEI é bem simples e você pode encontrar muitas orientações no próprio site do Sebrae (série MEI: passo a passo para a formalização).

    No caso de abertura de MEI, você não precisa de um escritório de contabilidade, mas caso se sinta mais seguro, algumas contabilidades atendem.

    Caso a sua empresa não se enquadre para ser MEI, o melhor é buscar um contador/escritório de contabilidade.

    Para conversar com a contabilidade, tenha uma lista de tudo o que você pretende prestar de serviço, assim eles poderão ajudar melhor com contrato social, CNAEs, enquadramento fiscal, tipo societário etc.

    Muitas contabilidades (em especial contabilidade online) não cobram o serviço de abertura do CNPJ, apenas um contrato mensal com permanência mínima (no geral de 12 meses). Esses contratos começam a partir de mais ou menos R$ 100. O valor vai depender do tipo de serviço, faturamento mensal etc.

    Espero ter ajudado.