Thiago Azevedo
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir uma pequena empresa para prestar serviços em toda área de construção civil?

  • 0

Bom dia sou mestre de obras a 15 anos queria saber qual passo para abrir uma pequena empresa para prestar serviços em toda área de construção civil.

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Boa tarde Thiago. As micro e pequenas empresas de construção civil vem se mostrando um negócio lucrativo, mesmo que, principalmente para serviços de pequenas obras, ainda predomine a informalidade.

    1- Nome da empresa

    Antes de decidir o nome de sua empresa, é preciso pesquisar na Junta Comercial se já não há outro empreendimento com o mesmo nome.  Em algumas cidades, a consulta também pode ser feita pela internet.

    2- Imóvel

    Para definir o ponto comercial, você precisa averiguar a situação do imóvel antes de assinar o contrato de locação. Peça no Cartório de Registro de Imóveis a matrícula do imóvel. Por meio desse documento, você saberá o ponto comercial tem habite-se (autorização da prefeitura para que o imóvel possa ser habitado ou utilizado) e todo o seu histórico.

    Além disso, verifique se lei de zoneamento do município autoriza a realização de atividades comerciais no local. Há lugares em que somente o uso residencial é permitido. Você também precisa atentar para a infraestrutura do local e de seu entorno. O imóvel é de fácil acesso (próximo a vias arteriais e a pontos de transporte coletivo)? Possui estacionamento e área para carga e descarga? Essas são questões importantes a serem levadas em consideração.

    3- Responsabilidade técnica

    As empresas de construção civil devem ser registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região. Da mesma forma, necessitam ter um responsável técnico habilitado junto ao órgão.

    4- Contador

    De acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade, todas as empresas precisam do acompanhamento e contabilização de sua movimentação por um contador devidamente registrado junto ao órgão. A exceção ocorre no caso das microempresas individuais. Você deve contratar um profissional capacitado e que, de preferência, tenha experiência em atender a empresas de construção civil.

    5- Formalização da empresa

    O empresário deverá legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

    – Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica – NIRE:  A empresa deverá ser registrada na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Mas antes é preciso providenciar a elaboração do Contrato Social ou a Declaração de Empresário Individual.  Veja o que são esses dois documentos:

    – Contrato social: O Contrato Social contém as informações sobre o negócio nos casos em que há sociedade. Deve incluir nome, endereço, atividade, objetivo, relação de sócios, capital investido, divisão de lucros e outras informações sobre a empresa. Esse documento formalizará a sociedade junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). É necessário que o Contrato Social possua o visto de um advogado, exceto no caso de micro e pequenas empresas, quando isso é dispensado.

    – Declaração de Empresário Individual: A Declaração de Empresário Individual é o documento que contém as informações do negócio quando o empreendedor atua individualmente.

    6- Documentos necessários para a inscrição na Junta Comercial 

    Após o Contrato Social ou a Declaração de Empresário Individual estarem elaborados, pode-se prosseguir com o arquivamento da empresa na Junta Comercial. Geralmente, serão necessários os seguintes documentos para o arquivo:

    1- Requerimento da Junta Comercial (1 via);

    2- Comprovante de pagamento das taxas de registro;

    3- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto (3 vias);

    4- Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;

    5- Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelo 1 e 2 (1 via).

    Os documentos exigidos podem variar conforme a região Por isso, para informações precisas, consulte a Junta Comercial do estado no qual a empresa for ser instalada.  Após o registro da empresa, será entregue o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), contendo o número que será fixado no Contrato Social ou NA Declaração de Empresário Individual.

    7- Secretaria da Receita Federal – CNPJ

    Feito o registro na Junta Comercial, você deverá efetuar a inscrição da empresa na Receita Federal do Brasil, por meio do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ). A solicitação é feita exclusivamente pela internet, por meio do download do Documento Básico de Entrada. Você deve imprimir o Documento Básico de Entrada, assiná-lo, reconhecer firma em cartório e encaminhá-lo à Receita Federal pelos Correios, junto com o Contrato Social.  A resposta será dada via internet. Esse é o procedimento para que a Receita Federal disponibilize o número de cadastro do CNPJ.

    8- Secretaria Municipal da Fazenda – Inscrição Municipal

    Após obter o número de seu CNPJ, você deve solicitar na prefeitura a Inscrição Municipal da empresa. Trata-se da identificação no cadastro tributário do município. Ele constará no Alvará de Localização e Funcionamento, que deve ficar na sede da empresa, em local visível a todos.

    Assim, o poder público poderá fiscalizar o pagamento de tributos, principalmente os impostos de competência municipal, como o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Com a Inscrição Municipal, a pessoa jurídica, por sua vez, poderá emitir notas fiscais e solicitar certidões negativas para participar de licitações públicas. Para solicitar a Inscrição Municipal, devem ser apresentados os seguintes documentos:

    1- Formulário preenchido disponibilizado pela prefeitura;

    2- Cópia do Contrato Social ou Declaração de Empresário Individual;

    3- Cópia da inscrição do CNPJ.

    9- Secretaria Estadual da Fazenda  – Inscrição Estadual

    A Inscrição Estadual é necessária para que sua empresa obtenha inscrição no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A solicitação deverá ser feita via internet.

    10- Corpo de Bombeiros Militar – Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio

    A empresa deverá possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. A solicitação poderá ser protocolada pessoalmente e, em alguns estados, via internet.

    11- Prefeitura – Alvará de Funcionamento e Localização

    O Alvará de Funcionamento e Localização é uma licença concedida pela prefeitura, autorizando o funcionamento e a localização do empreendimento.  Todos os estabelecimentos que trabalham com a prestação de serviço ao público precisam de alvará. Ele deve ser solicitado na prefeitura. O procedimento para sua obtenção varia de acordo com a legislação de cada município. Empresas que funcionarem sem alvará estão sujeitas à multa e, caso não regularizem a situação, ao fechamento do estabelecimento.

    12- INSS

    Se a empresa for ter um quadro detrabalhadores registrados, o proprietário ou os sócios deverão efetuar a matrícula da empresa no Cadastro Específico do INSS (CEI) em até 30 dias, contados a partir da data do arquivamento do contrato social na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

    13- CREA

    A inscrição no CREA do estado em que a empresa de construção civil está instalada é obrigatório. Também é pré-requisito a designação de um responsável técnico cadastrado junto ao órgão.

    Fonte: https://www.sienge.com.br/blog/como-abrir-uma-empresa-de-construcao-civil

    Como montar um serviço de pequenas obras para construção civil.

    • 0
  2. Boa tarde

    Minha sugestão é que crie um escritório virtual, você poderá trabalhar em casa e ter os impostos reduzidos, criar um CNPJ e ter secretária, caixa de correspondência e sala de reunião caso precise. Ligue: 85  3402-0300

    Aluguel em conta de Escritório Virtual e salas de trabalho.

    Solicitamos o seu celular para entrarmos em contato.

    Está precisando de uma sala, um escritório, um espaço, completo pra trabalhar já pronto com as necessidades básicas atendidas?

    Nós da ARSENAL OFFICE – Escritório Virtual e Coworking,  temos planos interessantes! Conheça nosso espaço, Fone: (85) 3402-0300. Horário de funcionamento: 08h às 18h de 2ª à 6ª.

    Site   http://www.coworkingfortaleza.com.br /

    https://instagram.com/coworking_arsenal?igshid=l2cjzha7d5zk

    Estamos no Instagram >>> Fique por dentro de tudo que acontece aqui no nosso Coworking

    Plano Sala Individual

    Você terá direito a uma Sala Privativa Mobiliada que Inclui: Telefonia ilimitada, Internet, Luz, Água, IPTU, com internet em ambiente climatizado e compartilhado, endereço fiscal e comercial para sua empresa, telefone para contato, secretaria com atendimento personalizado e sala de reunião. Tudo isso ao valor mensal a partir de R$ 800,00 por mês.

    Escritório Virtual                                

    Pagando somente R$ 150,00 por mês com inscrição municipal ou

    Pagando somente R$ 300,00 por mês para obter a inscrição estadual.

    Por esse valor fixo mensal você tem direito a:

    1. a)     o registro de sua empresa em uma sala localizada em um endereço comercial

    (Rua Nogueira Acioli, 996 – Centro, Cep: 60110-140– Fortaleza – CE), podendo abrir a empresa

    que deseja e regularizar o CNPJ, a parte contábil e fiscal da empresa.

    1. b)   divulgação do  endereço para  recebimento de suas correspondências.

     

    1. c)5 (cinco) horas mensais de uso da sala de atendimento ou reunião.

     

    1. d)divulgação de número de telefone da CONTRATADA para recepção de seus recados.

     

    1. e)secretária para recepção de recados e clientes.

     

    Coworking: Trabalho compartilhado

     

    Oferecemos vantagens como poder contar com todo o ambiente do escritório

    compartilhado, escritório virtual, mobiliário confortável, atendimento personalizado

    para você e seus clientes e você ainda conta com:

    1. Locação de salas de reuniões e workshops,
    2. Secretária Executiva
    3. Officeboy
    4. Internet à cabo e Wi-Fi
    5. Digitalização/Fax
    6. Espaço Gourmet
    7. Telefonia
    8. Papelaria
    9. Impressora
    10. Estacionamento
    11. Ambiente Seguro
    12. Localização Privilegiada.

     

    A documentação necessária são os seguintes dados, não precisa dos documentos;

     

    SE O LOCATÁRIO FOR PESSOA FÍSICA:

    1) Nome

    2) CPF

    3) Endereço

    4) Estado Civil

    5) Profissão

    6) E-mail

    7) Telefone

    8) Data do vencimento e data que virá assinar o contrato

     

    SE O LOCATÁRIO FOR PESSOA JURÍDICA:

    1) Nome

    2) CNPJ

    3) Endereço

    4) Nome do sócio que irá assinar o contrato

    5) CPF do sócio que irá assinar o contrato

    6) E-mail

    7) Telefone

    8) Data do vencimento e data que virá assinar o contrato.

     

    Temos parceria com escritório de contabilidade com preços especiais para os nossos clientes.

    https://instagram.com/coworking_arsenal?igshid=l2cjzha7d5zk

    Estamos no Instagram >>> Fique por dentro de tudo que acontece aqui no nosso Coworking 😉

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder