Resposta ( 1 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Boa tarde.

    Quem é público alvo da sua loja de roupas

    O primeiro passo para quem quer montar uma loja de roupas é determinar qual é o público alvo que você deseja atingir, pois isso irá influenciar uma série de outras decisões que precisam ser tomadas durante o processo como escolha do ponto, decoração e outros itens.

    Busque entender melhor seus futuros cliente estabelecendo um perfil deles. Qual seu nível de renda, qual o gênero, hábitos e preferências. Determinado isso, já dá para você criar um perfil de consumo e desejo:

    – Que tipo de roupas esse público costuma vestir;
    – Quais são suas marcas favoritas;
    – Qual o biótipo predominante no grupo;
    – Quais são suas referências em termos de vestuário;
    – Quais são seus hábitos de consumo;
    – Faça uma pequena pesquisa de mercado, até mesmo junto ao comércio já instituído e anote cada item desse, tentando criar uma visão clara dos desafios que sua loja de roupas irá encontrar, em termos de consumidores.

    Que tipo de roupa sua loja irá vender

    Se você está interessado em saber como montar uma loja de roupas, é bom que esteja consciente desde já que um dos grandes segredos deste negócio é escolher um nicho de mercado e se manter longe da concorrência com os grandes magazines. Encarar essa turma é suicídio empresarial.

    Uma vez definido o seu público alvo é hora de definir o seu mix de produtos, ou seja, que tipo de roupa sua loja irá vender. Tente focar em um determinado público que seja rentável e tenha poder aquisitivo para adquirir o vestuário na faixa de preços que você pretende vender. Não caia na tentação de diversificar muito, pois você pode não ter vantagem competitiva para atuar em todos os setores, além de dificultar bastante o gerenciamento de estoques e compras.

    A escolha do ponto para abrir uma loja de roupas

    Com o público alvo definido é hora de determinar a localização da sua loja de roupas. Esse é um elemento estratégico do seu negócio e o ponto deve se localizar em local de fácil acesso para o seu público e de preferência, com um bom movimento de transeuntes. Outro fator a ser observado logo de cara é a localização de possíveis concorrentes nas imediações.

    É bom fazer visitas ao ponto que se está pretendendo montar uma loja de roupas em dias e horários diferentes para verificar o fluxo de passantes e não ter surpresas mais a frente. Não se esqueça que esse investimentos é um dos que mais pesa na hora de abrir uma loja de roupas e por isso, não pode haver erro na escolha.

    Pense na alternativa virtual

    Uma outra boa alternativa para quem está pensando em montar uma loja de roupas é o mercado online. O segmento de e-commerce de moda é um dos que mais vem crescendo no Brasil, e por isso mesmo essa alternativa não deve ser descartada.

    A grande vantagem da loja virtual de roupas em relação ao empreendimento físico é que o investimento inicial é bem menor, o que ajuda muito no caso de você estar com o orçamento apertado. Mas não se iluda, uma loja virtual não é algo que você possa montar de graça, e em termos operacionais e administrativos dá o mesmo trabalho de uma loja física.

    Os custos para montar uma loja de roupas

    É claro que em função do número de variáveis envolvidas fica difícil chegarmos a um número exato, mas dá para fazer uma estimativa de investimento para quem deseja saber quanto custa montar uma loja de roupas.

    Nos dias de hoje, sem sombra de dúvida, para quem vai montar uma loja de roupas, o investimento mais pesado está justamente no ponto comercial, seu aluguel e luvas pelo ponto. A valorização dos imóveis no Brasil elevou em muito esse tipo de locação e o preço varia muito de cidade para cidade.

    Outro fator relevante em termos de custos para quem está interessado em montar uma loja de roupas está na decoração da loja, com a aquisição de expositores, manequins, balcões e outros tipos de móveis típicos desse segmento comercial. O custo neste caso também é bem difícil de ser estimado, de forma genérica, em função do estilo que você irá adotar e também dos seus fornecedores.

    Por fim, temos o custo de aquisição do estoque inicial da loja e também uma boa provisão de caixa para o capital de giro, necessário principalmente, para bancar as compras através de cartões de crédito.

    Divulgação de uma loja de roupas

    A divulgação da sua loja não pode ser deixada para depois que ela estiver montada. Ela faz parte do seu plano de negócios e deve ser pensada desde o início. Uma dica para quem deseja saber como montar uma loja de roupas é justamente manter ações de marketing constantes para estar sempre na cabeça do seus clientes.

    Como você já definiu o seu publico alvo na etapa de planejamento da sua loja de roupas, é bem mais fácil elaborar o seu projeto de marketing, pois você já conhece os hábitos e costumes dos seus futuros clientes e quais os canais de comunicação que ele está acostumado a utilizar, se é mais sensível à mídia social ou à impressa.

    É preciso identificar oportunidades de comunicação e quais são os veículos mais adequados. Feito tudo isso, é preciso montar um plano de comunicação para a loja.

    Para mais informações sobre como abrir uma loja de roupas acesse o link: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto/como-montar-uma-loja-de-roupas-de-sucesso/56042faea4a5741d0050f87f

    Além disso, o Sebrae conta com uma Ideia de Negócio completa sobre “Como montar uma loja de roupas de tamanhos maiores” que pode ser útil.

Deixe uma resposta