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Boa tarde Victor. Para ministrar um curso, não basta só gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele. Afinal de contas, a sua experiência será o grande diferencial para que o público escolha participar do seu curso, e não de outros. Para poder definir um possível tema para o seu curso, recapitule a sua trajetória acadêmica ou profissional, pense nas atividades que você já executou, nos cursos que já fez e no trabalho que você realiza atualmente.
1. Entenda o público do seu curso
Assim como em qualquer outro tipo de evento, é fundamental que você saiba a quem o seu curso será destinado. Serão profissionais da área com muitos anos de experiência ou serão iniciantes? O público já deve possuir algum conhecimento prévio sobre o assunto? Qual seria a faixa etária dos interessados?
Respondendo a essas e outras perguntas, será possível definir o público e, a partir disso, montar a agenda do curso com os itens que serão abordados e as atividades a serem desenvolvidas pelos participantes 🙂
2. Prepare um plano de ensino para o curso
Uma das etapas mais importantes de todo o processo de montar um curso é a criação do plano de ensino – ou seja, a definição dos objetivos levando em conta as suas experiências, o público escolhido e os conhecimentos prévios que ele deve ter para participar do evento com qualidade. Dentre outras coisas, você pode montar o plano de ensino ou roteiro do seu curso considerando os seguintes pontos:
– Quais conteúdos devem ser abordados dentro do tema principal?
– Quais devem ser as referências práticas ou teóricas?
– O que o público espera aprender ao participar do meu curso?
– O curso será introdutório ou deve abordar questões mais avançadas sobre o tema principal?
– Qual deve ser a ordem de abordagem dos conteúdos?
– Quais recursos serão necessários (slides, internet, fotos, softwares, livros, etc)?
– Quais estratégias devem ser usadas para que o público aprenda (atividades práticas, testes, exercícios em grupo, etc)?
Para responder a essas e outras possíveis perguntas, é interessante preparar um check-list de acompanhamento específico para o plano de ensino do curso. Assim, você garante que ele seja preparado de uma maneira que faça sentido para o público-alvo, e sem lacunas que prejudiquem a aprendizagem.
3. Defina a carga horária
Depois de estruturar todo o escopo do seu curso – ou seja, definir os assuntos abordados, as metodologias e as atividades a serem realizadas – é preciso determinar qual o tempo necessário para que o curso aconteça de forma eficiente.
Para facilitar a divisão do tempo e auxiliar o aprendizado, lembre-se de que é difícil manter a atenção e o foco depois de um bom tempo fazendo a mesma atividade. Por isso, é necessário incluir ao menos um ou dois momentos de pausa durante o curso.
4. Prepare e organize o curso
De que adianta montar um curso incrível e com conteúdos únicos, mas não pensar na estrutura nem na organização do evento? Sem dúvidas a qualidade do seu curso será prejudicada, os participantes podem ficar insatisfeitos e a falta de organização pode comprometer até o interesse do público por outras edições do seu curso no futuro.
5. Divulgue o seu curso
Agora que o seu curso já está pronto para acontecer, é preciso pensar na divulgação. Muita atenção com essa etapa! Afinal, é através dela que o seu público irá chegar até o curso e se interessar por ele. A estratégia de divulgação do curso deve levar em consideração os principais meios de comunicação utilizados pelo público-alvo. A partir disso, é importante pensar nas formas de comunicação, que devem mostrar o valor do evento e convencer o público de que ele é imperdível.
Lembre-se de que quanto melhor você divulgar o seu curso, mais sucesso na venda de inscrições você terá. Para isso, considere investir em ações como:
– Divulgação nas redes sociais;
– Divulgação em meios tradicionais como revistas, jornais, Bus TV (caso seja relevante para o seu público);
– Desconto especial para os primeiros inscritos (os famosos “early birds”);
– Envio de e-mails para os possíveis interessados no curso (como clientes e pessoas que já interagem com a sua empresa);
– Compartilhar os resultados do seu trabalho com o público em mídias como Instagram Stories, Linkedin e Facebook;
– Criação de anúncios no Facebook;
– Compartilhar prévias do que será abordado no curso, em forma de pequenos vídeos ou blog posts.
6. Prepare as inscrições para o curso
Como vender inscrições para o seu curso de forma simples e com controle? Quais informações você precisa obter dos participantes? Como fazer o controle financeiro de acordo com as inscrições já feitas? Essas são apenas algumas das questões que você precisa ficar de olho.
7. Disponibilize certificados aos participantes
Não deixe de incluir informações como o nome do curso e o tema principal abordado, a carga horária, o nome completo do participante, o logotipo da sua empresa (se houver) e, é claro, o seu nome como ministrante do curso.
Para os participantes, o certificado é a prova de que eles aprenderam sobre um assunto ou adquiriram alguma habilidade com um profissional capacitado. Para você, o certificado contribui para o reconhecimento das suas competências e da sua imagem como referência no mercado!
Fonte: https://blog.sympla.com.br/como-montar-um-curso-a-partir-de-suas-experiencias-profissionais/
https://www.escoladeecommerce.com/artigos/passo-a-passo-saiba-como-montar-uma-loja-de-maquiagem-online/
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