O mercado da construção civil brasileira vive duas realidades distintas: uma reflete os grandes empreendimentos, prédios e alta classe e outra contempla empreendimentos menores e público de menor poder aquisitivo.
Enquanto a primeira é feita quase que exclusivamente por empreiteiras com pessoal especializado, a segunda é feita apenas com a ajuda de pedreiros e/ou mestres de obra sem um projeto profissional envolvido.
Pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), apontou que das reformas residenciais 85,4% delas foram feitas sem a presença de um arquiteto ou engenheiro. Do ponto de vista dos negócios, isso significa um grande mercado potencial.
Confira a notícia abaixo:
Maioria dos brasileiros faz obras e reformas sem auxílio de especialistas
Obra24Horas | Por: Da redação
No mês em que a ONU comemora o “outubro urbano”, o Brasil toma conhecimento de dados preocupantes em relação a obras particulares de suas cidades. Pesquisa inédita realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Instituto Datafolha mostra que a maioria das reformas ou construções particulares no Brasil é feita sem a assistência de um profissional especializado, em desrespeito às leis e normas vigentes no país.
Segundo a pesquisa, realizada com 2.419 pessoas em todo o Brasil, 54% da população economicamente ativa já construiu ou reformou imóvel residencial ou comercial. Desse grupo, 85,40% fizeram o serviço por conta própria ou com pedreiros e mestres de obras, amigos e parentes. Apenas 14,60% contratou arquitetos ou engenheiros.
Leia a matéria completa na fonte original.