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O que é qualidade de vida no trabalho e como adotá-la?

O que é qualidade de vida no trabalho e como adotá-la?

É correto afirmar que diversas empresas estão se reinventando. Setores como o de construção, vendas ou até mesmo de piso industrial não estão visando mais apenas os resultados, estão focadas também na qualidade de vida do trabalhador.

 

Isso é muito bom porque também as beneficia de certa forma. Quanto mais engajado o colaborador estiver, mais produtivo ele será.

 

Porém, a qualidade de vida no trabalho não está relacionada apenas ao clima organizacional. Da mesma forma em que o ambiente de trabalho pode interferir na vida e no bem-estar do colaborador, o seu comportamento e as influências externas que ele leva para o trabalho também podem interferir.

 

Assim, a qualidade de vida está diretamente ligada aos resultados da empresa e ao bem-estar do colaborador, além do grau de satisfação do colaborador com suas funções.

 

Levando isso em consideração, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre o que é qualidade de vida no trabalho e como adotá-la. Vamos lá?

O que é qualidade de vida no trabalho?

Nem sempre foi considerado pelos empregadores a qualidade de vida no trabalho. Foram necessários muitos anos para que os trabalhadores tivessem seus direitos garantidos por lei.

 

Setores como os de desengraxante alcalino, por exemplo, começaram a prestar muito mais atenção em como o colaborador está se sentindo dentro da empresa.

 

Mas é correto afirmar que ainda existem grandes desafios dentro das empresas, como o de manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores para que eles possam se sentir bem no ambiente de trabalho.

 

Outro fator interessante que mudou nos últimos milhares de anos foi a relação do homem com o trabalho e qual seria o seu papel, tanto na engrenagem de uma sociedade, quanto para o desenvolvimento das civilizações. 

Como adotar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho?

Adotando horários flexíveis

Implementar jornadas de trabalho com horário flexível pode permitir que seu funcionário fuja do trânsito excessivo, resolva problemas pessoais em horário comercial, entre outras tarefas.

 

Essa flexibilização promove um aumento no comprometimento e também na responsabilidade. Além disso, diminui o número de faltas e atrasos.

 

Também é possível implantar o home office. Diversas empresas decidiram adotar a possibilidade de que uma ou mais vezes por semana, os funcionários trabalharem de suas casas ou de algum local que escolhem atuar. 

 

Claro que, setores como o de sinalização de segurança não tornam isso possível com tanta facilidade. Mas com o planejamento certo, é possível encontrar uma forma de promover esse regime de home office para todos os setores.

Oferecendo benefícios reais aos seus colaboradores

Diversas empresas investem em programas inovadores para promover a melhoria organizacional.

 

Para que você consiga definir quais são os melhores benefícios, leve em conta seu público interno: idade, estado civil, posição hierárquica, formação etc.

Reconhecendo seus funcionários

Investir em cursos e treinamentos mostra também a preocupação que a empresa tem com o desenvolvimento dos colaboradores. Com mais conhecimento, as tarefas são concluídas com muito mais eficiência.

 

Além disso, pensar em prêmios e bonificações também são excelentes  maneiras de reconhecer os seus funcionários.

Atraindo e retendo talentos

Os maiores talentos do mercado procuram atuar em empresas que lhes ofereçam certa qualidade de vida. A verdade é que oferecer apenas um excelente salário não é suficiente para reter talentos.

 

Logo, se você se preocupa em ter os melhores profissionais em sua equipe, invista na gestão de pessoas, na qualidade do trabalho e no clima organizacional. Assim, além de atrair você também conseguirá reter talentos.

 

E aí, pronto para promover a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho? Conta aqui nos comentários como está sendo a sua experiência.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções industriais

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