Quanto mais detalhado o perfil do cliente ideal, seja ele de uma loja virtual de roupas ou de uma empresa que vende envasadora de liquidos, mais chances de potencializar e ter mais assertividade nas estratégias de venda.
Esse desenho do perfil do consumidor que passa a entender os seus desejos, necessidades e dores, é chamado no universo do marketing digital como persona, que é a representação semi-fictícia do cliente, usado como base para a criação dos mais diversos tipos de ações, como:
- Campanhas de e-mail marketing;
- Textos para blogs;
- Postagens de redes sociais;
- Anúncios pagos.
Como o marketing não para de criar novas técnicas, nasce um novo conceito, o proto persona, mais um tática de criação de personas. Entenda o que é, como aplicar e quais as vantagens desse método, continue a leitura!
O que é exatamente a proto persona?
Imagine uma empresa do ramo de móveis que deseja criar um novo modelo diferenciado de armário de aço 2 portas, geralmente a elaboração do projeto envolve equipes diferentes, como a de prototipagem que vão desenhar os atributos mais técnicos do produto e o time de design, que vai elaborar os atributos visuais do mobiliário.
Na realização do proto persona isso também acontece. Não apenas o time de marketing está envolvido, mas também outros, como o atendimento, vendas, os gestores, entre outros que possam contribuir com informações do comportamento do cliente.
Portanto, diferente da criação da persona, em que a equipe normalmente realiza pesquisas junto aos clientes, o proto persona extrai informações de dentro da empresa, por meio de reuniões com diversas áreas.
Ou seja, do mesmo modo que uma empresa especializada em imã de ferrite produz o produto muitas vezes baseado nas suas próprias pesquisas, assim é a proto persona, focada na experiência de cada departamento para obter o máximo de fidelidade quanto ao perfil do consumidor ideal.
Vantagens e como desenvolver a proto persona
São muitos os benefícios da aplicação da proto persona, entre eles:
- É mais barato: para criar a persona, em muitos casos, são realizadas várias pesquisas, que tem custo. Já o desenvolvimento da proto persona requer reuniões com alguns departamentos e análises de dados gerados pela própria organização. Portanto, é uma forma econômica de traçar o perfil do cliente.
- Ajuda a disseminar o conhecimento do público-alvo: como a estratégia prevê contato direto e trocas de experiências e informações sobre o cliente, isso ajuda a promover um alinhamento eficiente sobre o consumidor.
- Otimiza o tempo: o processo é mais ágil se comparado ao tempo de criação e aplicação de pesquisas.
Como aplicar a proto persona?
Além de reunião para o compartilhamento de ideias com diferentes áreas de contato com o cliente, o desenvolvimento da proto persona pode se dar na análise de comentários nas redes sociais, dos feedbacks recebidos, reclamações e elogios, e também no estudo de dados de CRM, em casos em que a empresa utiliza esse tipo de tecnologia.
Chegamos ao final do nosso artigo sobre o que é proto persona e como usar essa importante estratégia de ampliação de conhecimento público. Se gostou compartilhe nas suas redes e nos siga para mais temas sobre marketing.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais