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O que é proto persona e como usá-la?

O que é proto persona e como usá-la?

Quanto mais detalhado o perfil do cliente ideal, seja ele de uma loja virtual de roupas ou de uma empresa que vende envasadora de liquidos, mais chances de potencializar e ter mais assertividade nas estratégias de venda.

 

Esse desenho do perfil do consumidor que passa a entender os seus desejos, necessidades e dores, é chamado no universo do marketing digital como persona, que é a representação semi-fictícia do cliente, usado como base para a criação dos mais diversos tipos de ações, como:

 

  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Textos para blogs;
  • Postagens de redes sociais;
  • Anúncios pagos.

 

Como o marketing não para de criar novas técnicas, nasce um novo conceito, o proto persona, mais um tática de criação de personas.  Entenda o que é, como aplicar e quais as vantagens desse método, continue a leitura!

O que é exatamente a proto persona?

Imagine uma empresa do ramo de móveis que deseja criar um novo modelo diferenciado de armário de aço 2 portas, geralmente a elaboração do projeto envolve equipes diferentes, como a de prototipagem que vão desenhar os atributos mais técnicos do produto e o time de design, que vai elaborar os atributos visuais do mobiliário.

 

Na realização do proto persona isso também acontece. Não apenas o time de marketing está envolvido, mas também outros, como o atendimento, vendas, os gestores, entre outros que possam contribuir com informações do comportamento do cliente.

 

Portanto, diferente da criação da persona, em que a equipe normalmente realiza pesquisas junto aos clientes, o proto persona extrai informações de dentro da empresa, por meio de reuniões com diversas áreas.

 

Ou seja, do mesmo modo que uma empresa especializada em imã de ferrite produz o produto muitas vezes baseado nas suas próprias pesquisas, assim é a proto persona, focada na experiência de cada departamento para obter o máximo de fidelidade quanto ao perfil do consumidor ideal.

Vantagens e como desenvolver a proto persona

São muitos os benefícios da aplicação da proto persona, entre eles:

 

  • É mais barato: para criar a persona, em muitos casos, são realizadas várias pesquisas, que tem custo. Já o desenvolvimento da proto persona requer reuniões com alguns departamentos e análises de dados gerados pela própria organização. Portanto, é uma forma econômica de traçar o perfil do cliente.

 

  • Ajuda a disseminar o conhecimento do público-alvo: como a estratégia prevê contato direto e trocas de experiências e informações sobre o cliente, isso ajuda a promover um alinhamento eficiente sobre o consumidor.

 

  • Otimiza o tempo: o processo é mais ágil se comparado ao tempo de criação e aplicação de pesquisas.

Como aplicar a proto persona?

Além de reunião para o compartilhamento de ideias com diferentes áreas de contato com o cliente, o desenvolvimento da proto persona pode se dar na análise de comentários nas redes sociais, dos feedbacks recebidos, reclamações e elogios, e também no estudo de dados de CRM, em casos em que a empresa utiliza esse tipo de tecnologia.

 

Chegamos ao final do nosso artigo sobre o que é proto persona e como usar essa importante estratégia de ampliação de conhecimento público. Se gostou compartilhe nas suas redes e nos siga para mais temas sobre marketing.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

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