Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que é preciso para ser corretor de imóveis autônomo?

O que é preciso para ser corretor de imóveis autônomo?

É natural que em tempos de recessão profissionais de diferentes setores migrem para o modelo autônomo. O motivo principal é o desejo de criar as oportunidades que faltam ou obter maior flexibilidade e segurança no ofício. No mercado imobiliário, a função de corretor autônomo pode ser lucrativa e benéfica em muitos aspectos, mas também exige atenção e preparo para garantir o sucesso.

Para começar, o corretor autônomo não precisa abrir uma empresa para poder exercer a função. Ainda assim, é necessário fazer o curso de Técnico em Transações Imobiliárias e realizar seu registro junto do sistema CRECI/COFECI da sua região. Isso garante a regularização da atividade e a coloca nos conformes da lei.

No entanto, mais do que apenas registrar e regularizar a atividade, o profissional precisa entender que o papel de corretor autônomo exige preparação e investimento nos aspectos que agregam credibilidade e viabilizam a profissão.

O que esperar

A principal vantagem de fazer parte de uma imobiliária é contar com uma cartela de imóveis e clientes pré-construída, sólida e confiável. O corretor autônomo, por sua vez, precisa ter a experiência e temperança necessárias para construir sua própria rede, prospectando clientes e captando imóveis de maneira eficiente. É importante participar de eventos, praticar networking, formar parcerias e manter o bom relacionamento com clientes.

Olhando para os pontos positivos, a comissão integral é uma grande vantagem e pode ser usada como investimento nos aspectos mais básicos da construção de uma imagem.

Construindo sua presença no mercado

A começar pelo básico, um escritório, cartões de visita e canais de comunicação são aspectos essenciais. Quanto mais o corretor emular a postura e o funcionamento das grandes imobiliárias e profissionais, mais confiança os clientes terão no seu trabalho.

E para que a imagem permaneça crescendo e a presença se estabeleça, os investimentos em marketing também precisam ser considerados. O profissional que possui know how, bom planejamento e estratégias de marketing eficazes se destaca em pouco tempo e se estabelece com mais facilidade.

Uma boa estratégia para essa tarefa é investir nos meios digitais. Nos tempos atuais, principalmente devido à pandemia, os consumidores alimentam um comportamento cada vez mais phygital. Isto é, as redes sociais, e-commerces e portais muitas vezes funcionam como vitrine, e uma vez feita a escolha do produto, o consumidor vai conferir pessoalmente.

É assim no mercado imobiliário moderno. Muitos apps oferecem informações o suficiente para uma pré-avaliação do imóvel. O Google Maps, por exemplo, encurta a viagem e permite conferir o local e a fachada sem sair de casa.

O profissional autônomo, para sair na frente, pode investir em marketing digital, na construção de uma presença nas redes sociais e em ferramentas como o CRM para imobiliária, que fornece informações necessárias para a prospecção de clientes, de acordo com dados obtidos no meio digital.

O corretor autônomo tem tanta chance de sucesso quanto o colaborador de imobiliárias. Contanto, é claro, que o investimento e a dedicação estejam de acordo com a proposta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados