Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O que é Patrimônio Liquido?

O que é Patrimônio Liquido?
  • O que é?
Em poucas palavras, o patrimônio líquido é um dos principais indicadores de como vão as suas faturas, ou faturas da sua empresa. Isto irá representar sua riqueza em um determinado período de tempo, levando em conta seu balanço patrimonial de acordo com os valores ativos e passivos. Também é importante entender o que são esses valores ativos e passivos para que você consiga entender como calcular o seu patrimônio líquido.
  • Como calcular os valores ativos e passívos?
O patrimônio líquido é, basicamente, tudo aquilo que você tem em seu nome, estes são seus bens e direitos, além de tudo que você deve, ou seja, suas obrigações. Seus bens e direitos são conhecidos como ativos, já as suas obrigações são catalogadas como passivos.
  1. O grupo de ativos
Toda fatia positiva do seu patrimônio, que pode ser revertida em dinheiro é entendida por ativo. Existem diversos ativos que podem ser considerados, desde salários, além de rendimentos de investimentos, por exemplo. Além disso, também pode-se considerar ativos:
  • Bens móveis
Estes bens são caracterizados por não estarem fixados ao solo e que podem ser movidos por alguém sem que haja qualquer dano. Como por exemplo: carro, máquina, estoque, etc.
  • Bnes imóveis
Ao contrário dos bens móveis, estes bens são aqueles que são fixados ao solo e que não podem ser movidos por alguém sem que haja destruição parcial ou total. Como por exemplo: prédios, casas, terrenos.
  • Bens tangíveis
Já estes bens se referem aos bens não-físicos por natureza. Aqueles que não podem ser tocados, como por exemplo: captal intelectual, patentes, marcas, direitos autorais, etc.
  • Direitos
Já neste caso, direitos são cateogirzados como um benefício que você tem a receber. Tais como: salário a receber, dividendos a receber, aluguéis a receber, títulos a receber.
  1. O grupo dos passivos
Já o grupo dos valores passivos, são aqueles que representam o que você deve, ou seja, as suas obrigações. É catalogada como a fatia negativa da sua balança financeira. Estes valores são ordenados com base no seu vencimento, ou seja, o passivo que tem que ser pago primeiro entrará como prioridade no balanço patrimonial. Diferente dos valores ativos, este grupo conta com menor número de classificações, resumidas em duas etapas, sendo elas:
  • Passivos circulantes
Este é passivo é carecterizado quando se refere às contas que a contabilidade deve pagar no prazo de 1 ano, ou seja, 12 meses, que são considerados como exigíveis a curto prazo. No contexto de uma empresa, alguns exemplos de passivos circulantes seriam: Aluguel de escritório; Impostos; Salários e benefícios da folha de pagamento do time de funcionários; Lucro de sócios e acionistas; Pagamento de fornecedores;
  • Passivos não circulantes
Já neste caso, se o passivo a ser liquidado ultrapassar o prazo de 1 ano, ou seja, 12 meses, este é considerado como um passivo não circulante. Ou seja, um dever que deve ser pago a longo prazo. Alguns deles podem ser: Financiamento e empréstimos; Compra de equipamentos de grande porte; Pagamento de processos judiciais; Fornecedores com pagamento de longo prazo;
  • Como calcular o patrimônio líquido?
Levando em consideração todos os seus valores ativos e passívos, calcular o patrimônio líquido se torna uma forma de saber qual é a sua riqueza efetiva. Resumindo: A quantidade de dinheiro (bens) você terá após pagar os seus passivos (obrigações). Esta equação deve levar em consideração os seus passivos e ativos de acordo com o momento, podendo ser útil para saber identificar como os seus investimentos se sairam ao longo de 12 meses, por exemplo. Para saber qual é o seu patrimônio líquido, basta levar em consideração a soma dos seus ativos (bens e direitos) e dos seus passivos (obrigações). Após feita a soma, deve-se subtrair o valor da soma dos passivos, para que assim, você ache o resultado. Este valor é considerado o seu patrimônio líquido.
  • Como entender sobre seu patrimônio líquido?
Você fez todo o cálculo e viu que o seu valor de patrimônio líquido ficou no vermelho, isso significa que os valores das suas obrigações naquele período ultrapassaram os valores da soma dos seus bens e direitos. Com isso em mente, você deve montar um plano de ação para que, na próxima vez que haja esse cálculo, o seu saldo final fique positivo.
  • A importância do patrimônio líquido na empresa
É importante saber o valor do seu patrimônio líquido, pois ele é um indicador extremamente importante para que você possa estabelecer e planejar quais serão os próximos passos na sua empresa a pequeno, médio e longo prazo. Examinar com extrema atenção todos os seus grupos de ativos e passivos são passos esscenciais para examinar e descbrir quais foram os erros e acertos da empresa em um determinado período. Mas quando o grupo de passivos acaba superando o grupo dos ativos, acontece o que chamamos de patrimônio líquido negativo. Um patrimônio líquido negativo significa que a sua empresa deve mais do que lucra. E esta situação pode levar a medidas extremas, como uma recuperação judicial. Existem diversos erros que o dono da empresa pode cometer para que a mesma chegue neste nível de situação. Alguns deles sendo: Excesso de dívidas; Investimentos de capital de forma inadequada; Fatores externos, como desastres ambientais, incêndios ou crises econômicas. E como evitar este tipo de situação na empresa? Primeiramente, é importante diminuir os gastos com passivos não circulantes. Esse tipo de passivo tende a se estender por mais tempo, por se tratar de grandes quantias de dinheiro, sendo necessário um prazo maior. Além disso, é indicado que qualquer empresa tenha reservas de lucro e de capital. Estas reservas são aquelas compostas pelo lucro da própria, empresa, sendo consequência dos seus esforços e servem, entre outras coisas, para salvar a empresa em possíveis prejuízos futuros. Uma empresa que cuida do seu patrimônio líquido e sabe como reservar seu capital e lucro, acabam tendo mais recursos, e consequentemetne, não se ndo necessário fazer empréstimos ou financiamentos, tornando assim seus passivos menores no cálculo de patrimônio líquido.

You must login to add a comment.

Posts relacionados