CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Meritocracia: conheça suas vantagens e desvantagens

Meritocracia: conheça suas vantagens e desvantagens

Se você é dono de um negócio próprio ou líder de gestão de pessoas, então já deve ter ouvido falar sobre a meritocracia e seus temas discutidos e debatidos, não é mesmo?

Afinal de contas, a meritocracia, apesar de ser um modelo diferenciado de gestão, também influencia a imagem da empresa em questões societárias, éticas e até mesmo políticas.

No entanto, não podemos negar que, se a meritocracia for bem aplicada dentro de uma organização e os membros da equipe estiverem satisfeitos com o modelo de gestão, então ela poderá gerar resultados positivos e satisfatórios para a empresa.

No entanto, se os colaboradores acharem o sistema meritocrático injusto, ou ela não for aplicada da maneira mais adequada dentro da empresa, o contrário também acontece.

E pensando em suas vantagens e desvantagens diversas, nós elaboramos este conteúdo para que você tenha uma visão geral de quais as críticas e apoios a meritocracia, e auxiliar a verificar que um sistema de meritocracia seria viável dentro do seu próprio negócio.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Vantagens da meritocracia

Primeiro, vamos observar quais são as principais vantagens da meritocracia, segundo as empresas que aplicam esse modelo e obtiveram sucesso:

Estímulo à boa performance

Você gostaria de ter funcionários mais motivados e dispostos a vestir a camisa da empresa e ser altamente produtivo de maneira natural? Então a meritocracia pode ajudá-lo a isso.

Isso, pois a meritocracia se baseia em um sistema onde os colaboradores são recompensados de acordo com seu rendimentos, presença, habilidades e competências no geral.

Por isso, quanto mais valor ele agregar a uma organização, como em uma indústria de ácido fosfórico, por exemplo, melhor ele irá ser recompensado por meio de brindes, reconhecimento, promoção de cargo e salário, entre outros.

Constrói uma boa imagem da empresa

Outro benefício é quem se o sistema de meritocracia for bem aplicado, à empresa sem dúvidas irá se tornar mais reconhecida e desejada por novos colaboradores que também são competitivos e a favor desse princípio.

Todos podem alcançar boas posições

Temos certeza que a maioria dos profissionais da sua empresa provavelmente sonham em ser líder em alguma área que faça seu estilo.

E com a aplicação da meritocracia, é possível que eles conseguem chegar ao seu objetivo e ainda sejam ótimos líderes e com a motivação necessária para exercer esse papel!

Desvantagens da meritocracia

Agora que já entendemos quais as principais vantagens da meritocracia, veja abaixo quais as suas desvantagens, segundo as organizações que já aplicaram esse modelo e não obtiveram tanto sucesso:

Fomenta individualismo entre os colaboradores

Uma das maiores críticas sobre o sistema de meritocracia é que, com a aplicação dele, alguns colaboradores pode ser mais individualistas e, como consequência, gerar atritos negativos, diminuir a harmonia do clima organizacional e ainda gerar uma competitividade negativa e reduzir o trabalho em equipe.

Porém, sabemos que há diversas maneiras e métodos de aplicar a meritocracia, e essas formas dependem dos princípios da empresa, dos próprios colaboradores e também do ramo da organização.

Uma agência de publicidade, por exemplo, sem dúvidas aplicará a meritocracia de maneira diferente a uma indústria que fabrica cimento queimado branco, por exemplo.

Promove a desigualdade

Pela meritocracia ser um sistema que apenas os “vencedores têm as melhores posições”, ela consequentemente se torna um modelo mais individualista.

Em razão disso, alguns funcionários que não acreditam seres competentes, ou até mesmo não são competitivos por natureza, podem se desmotivar ainda mais e tornar o ambiente um espaço desigual.

Pode bloquear a criatividade

Mais uma das desvantagens da meritocracia é que ela é um sistema competitivo e que causa pressão nos colaboradores. Devido a isso, as áreas que demandam de mais criatividade podem acabar sendo prejudicadas.

Por fim, é muito importante ressaltarmos que a meritocracia varia de acordo com o setor e deve ser analisada com muito cuidado e atenção.

Se você tem uma empresa que elabora e fabrica produtos como válvula de retenção, por exemplo, análise e crie projeções de viabilidade do sistema meritocrático.

Assim, você terá mais clareza se vale a pena ou não aplicá-lo em sua organização! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Parabéns pelo texto!

    Uma desvantagem da meritocracia, há quem diga sobre o lado falacioso da meritocracia, é a cegueira para o desenvolvimento territorial ou da justiça social.

    Por exemplo, uma empresa que contrata fornecedores ou empregados pelos certificados, diplomas ou certificações tendem a beneficiar classes dominantes como grandes empresas , empresas de fora do território (geralmente de cidades mais desenvolvidas), pessoas com mais formações privilegiadas por serem de famílias mais abastadas.

    O público masculino e branco continuam com vantagens porque possuem o privilégio histórico de um tempo escravocrata ou de uma época ainda mais machista.

    Ou seja, na perspectiva da promoção da justiça social e desenvolvimentos local, critérios muito objetivos só concentram as oportunidades em quem já possui privilégios.

    Discussões semelhantes dessa comunidade:

    Como promover a Igualdade Racial e Combate à Discriminação Racial em Pequenas Empresas?

    Como promover a Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino nas Pequenas Empresas?

     

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga