CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Isolamento Térmico para Construção Civil

Isolamento Térmico para Construção Civil

Isolamento Termic_Capa

O isolamento térmico deixou de ser um item de acabamento e conforto e passou a ser um elemento viabilizador de construções ambientalmente mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. A adoção de novos materiais e de processos de aplicação e instalação tecnicamente mais sofisticados são fundamentais na construção civil.

O setor de construção civil é um dos mais aquecidos da economia. Grandes obras de infraestrutura, Minha Casa Minha Vida e as obras para a Copa do Mundo da FIFA 2014, além de grandes investimentos privados na construção de edifícios comerciais e residenciais, mostram uma tendência de crescimento para todo o setor e sua cadeia produtiva.

O setor apresenta números significativamente positivos desde 2004. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante o ano de 2010, a cadeia produtiva da construção civil no Brasil passou a representar 8,1% do produto interno bruto (PIB) nacional. Em valores absolutos, o total gerado pela cadeia produtiva foi de R$ 297,6 bilhões.

É importante ressaltar que isolamento térmico é uma atividade cuja importância na construção civil é crescente. Além dos aspectos “conforto” e “qualidade de vida”, as questões ambientais e de sustentabilidade deram uma nova perspectiva para essa atividade, fator importante na redução do consumo de energia para refrigeração ou aquecimento de ambientes, com impactos na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Uma tendência importante na construção civil são os chamados “edifícios verdes”, aqueles que adotam padrões internacionais nos aspectos de conservação de energia, consumo de água e reciclagem de materiais. Além do uso de materiais de construção e acabamento com certificação de origem, essas edificações requerem sistemas mais eficientes de isolamento térmico.

Assim, a tendência é que, cada vez mais, casas e ambientes de trabalho venham a utilizar novos produtos e soluções para o isolamento térmico. Pode-se notar também que, com a sofisticação dos materiais, dos processos de aplicação e das exigências do mercado, a atividade de isolamento térmico exigirá empresas mais especializadas e mais aptas a interagir produtivamente com os projetistas e arquitetos responsáveis pelas obras.

Para orientar empreendedores que estejam atentos a esse ambiente de negócios e que queiram investir no segmento, o Sebrae elaborou a publicação Ideias de Negócios Construção Civil – Isolamento Térmico – volume da série Ideias de Negócios para 2014.

O objetivo da Série é explorar oportunidades para que os Pequenos Negócios apropriem-se dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil, bem como do maior volume de movimentação econômica antes, durante e após esses eventos.

Portanto, se você pretende atuar neste segmento, não deixe de ler o a publicação. É importante que saiba que este material não substitui a elaboração de um Plano de Negócio e que as informações contidas nele fazem parte de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores para oferecer uma visão estratégica da atividade.

O conteúdo reúne informações sobre mercado, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, pessoal, custos, capital de giro, fontes de recursos, planejamento financeiro e dicas de especialistas.

No tema mercado – capítulo “Tendências e Oportunidades” -, a publicação relata que, para se tornarem mais competitivas, as lojas de vizinhança buscam as centrais de compras, através das quais as lojas de menor porte se unem para aumentar o poder de barganha juntos aos seus fornecedores.

Nesse contexto, destacamos duas soluções, desenvolvidas pelo Sebrae, para apoiar a sua ideia de negócio:

  • A Central de Oportunidades é uma ferramenta de aproximação comercial do Sistema Sebrae, com o principal objetivo de facilitar a realização de negócios entre empresas. É um canal, online e gratuito, onde os empreendimentos podem ofertar seus produtos e serviços ou buscar fornecedores, anunciando suas demandas.

 

  • O Click Marketing é uma ferramenta online gratuita, com a qual você faz o plano de marketing do negócio, entendendo tendências e oportunidades de mercado, acompanhado de tutoria durante a elaboração e a execução dele.

Acesse o Portal Sebrae 2014, clicando neste link: Ideias de Negócios para 2014

Faça um rápido cadastro (somente nome e endereço de e-mail), faça o download do conteúdo, leia e/ou consulte enquanto estrutura sua ideia de negócio.

Você também pode procurar a unidade do Sebrae mais próxima, localizando o endereço aqui.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga