Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

IoT – Quais são os benefícios da Internet das coisas para a indústria 4.0?

IoT – Quais são os benefícios da Internet das coisas para a indústria 4.0?

A nova revolução da indústria só pode acontecer graças aos avanços da tecnologia e da internet das coisas, conheça a indústria 4.0! Mas, antes de falar mais sobre a indústria 4.0 é importante que você entenda o que é a Internet das Coisas ou IoT!

Basicamente, a internet das coisas é a interconexão de objetos com a internet, com o objetivo de controlar ou transmitir informações coletadas. Apesar de parecer um termo futurista, a IoT já é uma coisa bem comum no nosso dia a dia!

Alguns dos objetos mais comuns do nosso dia a dia que já utilizam a Internet das Coisas, são as maquininhas de cartão de crédito, Smart Tvs, Apple Watch, luzes inteligentes, aplicativos de trânsito, segurança e de saúde e wearables fitness.

A internet das coisas surgiu em 1999 pelo britânico Kevin Ashton. A invenção da IoT rapidamente, caiu no gosto dos pesquisadores e empresários, que perceberam as diversas possibilidades de utilização do sistema.

Assim, se iniciaram as pesquisas para aplicação da internet das coisas nas residências, comércios e indústrias.

As revoluções indústrias

revolução industrial é um processo de modificações tecnológicas e econômicas que permitem novas formas de organização. A revolução industrial ocorreu através da substituição do trabalho artesanal, pelo trabalho assalariado e a introdução das máquinas.

primeira fase ocorreu entres os anos de 1760 e 1850, as principais características foram a introdução das energias como a hidráulica, eólica e a vapor. Nessa época, se desenvolveu as primeiras locomotivas movidas a carvão como fonte de energia. E uma das maiores revoluções tecnológicas da época foi o telégrafo, que permitiu uma comunicação instantânea!

segunda fase da revolução industrial iniciou no meio do século XIX e foi até o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa fase, houve mais avanços tecnológicos e as tecnologias já existentes, foram aprimoradas.

As grandes invenções da época estão ligadas ao uso do petróleo, um exemplo, são os motores à combustão! Aliás, a medicina também avançou bastante durante essa fase da revolução industrial!

Já a terceira fase, ficou conhecida como Revolução Tecnocientífica. Seu início se deu após a Segunda Guerra Mundial. A revolução foi muito além das indústrias, a tecnologia, foi aplicada as cadeias de produção e os avanços científicos não estavam mais limitados há alguns países.

Enfim, chegamos a indústria 4.0, que faz parte da Quarta Revolução Industrial. Essa indústria 4.0 veio para fazer uma transformação completa em toda a cadeia de produção industrial! Por meio da fusão da tecnologia e da internet com a indústria.

Essa nova fase é motivada por três importantes mudanças:

  • Avanço da capacidade dos computadores;
  • A quantidade avançada de informação digital;
  • E as novas estratégias inovadoras.

Possibilitando a conexão de distribuidores, fornecedores, indústrias e até produtos! Dessa forma, toda a cadeia de produção, logística e comercialização de um produto se tornam altamente integradas!

IoT – Exemplos de como a Internet das coisas está revolucionando a indústria 4.0

Agora que você já entendeu um pouco mais de como a internet das coisas se conecta a indústria, vamos ver alguns exemplos.

IBM e a Schaeffler, instalaram sensores nas turbinas eólicas. Esses sensores captam as condições das turbinas em tempo real. Assim, através dessas informações eles podem prever e planejar a manutenção das turbinas em períodos de menor incidência de vento. Além de observar a performance dos equipamentos diante de condições diferentes.

Portanto, nas indústrias, existem vários eventos que são disparados através do sistema de automação da planta. São alarmes, mudanças de estados e intervenções, tudo é registrado.

Quando se há muitos eventos, é quase impossível fazer uma análise individual. Por isso, um software de análise é essencial nas indústrias, conectado ao sistema de controle ele extrai toda essa quantidade de informações recebidas. Processa e transforma em insights valiosos para verificação da condição da indústria!

Aliás, veículos conectados são outra revolução da indústria 4.0. Através de sensores instalados é possível verificar uma série de dados. Possibilitando aumentar a confiabilidade dos carros, aumento o valor agregado do produto.

Todavia, isso já é uma coisa bem comum que podemos encontrar em vários modelos de carros, fabricados no Brasil! Só para ilustrar, a Tesla é uma empresa que aposta grande nas possibilidades de uso da Internet das Coisas em carros. Uma vez que ela tem desenvolvido carros autônomos que usam essa tecnologia!

Principais benefícios da IoT na indústria 4.0

Bom agora, que já tivemos um panorama completo sobre o que é a internet das coisas e o que é a indústria 4.0, vamos entender de fato os benefícios.

O principal benefício é a eficiência operacional, possibilitando a potencialização de lucros as indústrias! A automação e a conectividade, aliada as técnicas de produções flexíveis, podem aumentar em até 30% a produtividade da indústria!

Assim, as indústrias conseguiram reduzir as paradas na cadeira de produção, houve uma melhora no ciclo e no sua do ativo, levando a melhorias em toda cadeia produtiva.

O uso da IoT também permitiu o surgimento de novos modelos de negócios e serviços. Os chamados negócios híbridos, permitem que seja ofertado um produto e também serviços digitais relacionados ao produto.

Portanto, como exemplo de serviço híbrido, podemos usar as montadoras de carros. Elas vendem os carros e serviços de conectividades em conjunto. Os serviços comuns são, assistência ao motorista, segurança, prevenção de roubos, alertas, conveniências e cuidados.

Por fim, essa combinação de Internet das Coisas e a indústria, ainda permite aumentar o conhecimento através dos dados coletados. Com isso, as decisões que essa indústria tem que tomar se tornam mais assertivas.

Aliás, toda essa informação que se pode captar através da IoT, já se tornou uma importante ferramenta. Inclusive muitas empresas, mantém esses dados em sigilos, para poder usá-los no desenvolvimento de produtos e serviços.

E a tendência é que cada dia mais as indústrias e empresas se tornem mais tecnológicas em suas atividades! Isso permitirá criar produtos com maior qualidade e usabilidade!

Dessa forma, os principais setores que tem se beneficiado da IoT são de manufatura, automotivo, logística, transporte, varejo, assistência médica, setor público e de segurança.

Então, se você quer destacar seu negócio, fique atento as possibilidades dessa aplicação para o seu negócio! 

A Empresa de TI OneIT oferece soluções completas de Suporte de TI para empresas.

OneIT – Empresa de TI 

Empresa de TI - OneIT

Empresa de TI - OneIT

Boas respostas
A OneIT é uma Empresa de TI especializada em suporte técnico de TI para pequenas e médias empresas no estado de São Paulo no Brasil. Como empresa de TI, oferecemos serviços de suporte técnico para clientes através de contrato de suporte ou atendimento avulso de acordo com demanda e necessidades do negócio de nossos clientes. Atualmente temos uma central de atendimento e técnicos em todas as regiões de São Paulo o que nos permite um atendimento rápido e dinâmico.

Com mais de 10 anos de mercado, temos a experiência necessária para oferecer a melhor solução para as necessidades de nossos clientes. Nossas soluções são modulares o que permite a contratação gradativa de nossos serviços na medida em que nossos clientes crescem ou novas demandas vão surgindo.

Alguns dos nossos principais serviços.

You must login to add a comment.

Posts relacionados