Quando o assunto é “alavancar vendas” a primeira estratégia a ser considerada são os anúncios. É claro que um bom planejamento de vendas permeia diversas áreas, como treinamento e capacitação por exemplo, principalmente se o objetivo for um crescimento escalável. Mas sem dúvida a propaganda continua sendo a forma mais rápida de ter resultados.
Contudo, há uma grande dificuldade quando se trata de investimento em anúncios: qual é o melhor canal para investir?
Com tantas opções para fazer anúncios de um negócio, e mesmo com a tecnologia digital tomando conta da rotina das pessoas, Empresas continuam usando os antigos meios de propaganda para divulgação.
A primeira questão que devemos considerar é que os canais que podem ser usados para divulgação de um negócio geralmente são complementares. Então a escolha de um não significa fechar a porta para o outro, inicialmente o que vai fazer diferença é a capacidade de investimento.
Basta observar um pouco para identificar marcas famosas usando espaços de propaganda na Internet, TV, Rádio, Outdoors, Painéis Digitais, entre outros.
Neste caso, os Painéis Digitais ainda são mais versáteis, pois servem para grandes anúncios, com uma aparência bem mais moderna e chamativa do que um Outdoor comum. E ao mesmo tempo, um Painel Digital também pode ser usado na fachada de uma loja, ou até mesmo para uma propaganda ou identificação em sua área interna.
Mas vamos tratar das micro e pequenas empresas, que por sinal são as que realmente movimentam o Brasil. Quando a capacidade de investimento em anúncios se torna mais reduzida, a tendência é cada vez mais a procura pela divulgação online, pois é a forma mais adaptável de anúncios, onde é possível fazer propaganda com muito ou pouco recurso.
Ao optar pela divulgação online, é primordial responder uma pergunta: Onde está o seu Público-alvo? Os clientes que poderiam consumir o seu produto ou serviço, procuram por ele em que lugar? Como seriam impactados com sua propaganda em cada um dos possíveis canais?
Para ficar mais claro, vamos considerar alguns exemplos práticos: a indústria da moda e a área da beleza, por exemplo, exploram muito os anúncios em redes sociais. Pois é um local onde é possível vender um produto ou serviço despertando desejo no público que está consumindo a informação.
O mesmo ocorre para venda de perfumes, lançamento de celulares ou veículos. Todos esses bens despertam desejo.
Já os Serviços, de modo geral, são mais consumidos na rede de pesquisa do Google. Basta fazer um exercício simples, quando buscamos por uma oficina mecânica ou um Eletricista (para serviços em uma determinada região), normalmente vamos pesquisar no Google, e não em uma Rede Social.
O ideal é sempre tentar diversificar, pois o seu concorrente pode preencher o espaço que você deixou aberto. E jamais deixe de estudar “como” e “onde” o seu Público-alvo poderia ser impactado pelo seu anúncio.