O mundo dos negócios é altamente competitivo, tanto é que o empreendedor que visa manter os produtos e serviços em destaque no mercado não se restringe somente ao preço, à qualidade e ao atendimento ao cliente, ele busca também conhecer os seus concorrentes em potencial, pois assim consegue criar novas estratégias de vendas, além de novas oportunidades de diferenciar seu empreendimento, inclusive os aspectos positivos e negativos para dar novo direcionamento e obter uma melhor posição no mercado. É muito importante atentar-se como o seu concorrente atua, compará-lo à sua atividade e buscar ouvir a expectativa de seu cliente para com seu comércio, encontrando novas maneiras de tornar seu negócio mais competitivo e vantajoso.
Conhecer também os tipos de concorrência auxilia nessa busca de melhoria contínua, como a concorrência direta, onde mais de uma empresa oferece produtos ou serviços iguais, com a mesma precificação, semelhança nos pontos de atendimento e nas negociações. Portanto, o mesmo público-alvo, e com isso, o empreendedor deve focar na propaganda de seu negócio e oferecer diferenciais vantajosos para o seu cliente. Já a concorrência indireta tem como proposta oferecer diversidade de produtos, porém semelhantes, com o objetivo de conquistar o mesmo público consumidor.
O empreendedor deve ter em mente que a concorrência sempre é positiva, principalmente levando em consideração alguns pontos, como: identificar quem são seus concorrentes e os produtos que oferecem; estudar a participação do mercado de cada um deles, para que possa captar novos clientes; conhecer os preços praticados pela concorrência, permitindo a conquista de um público com outro poder de consumo; observar a localização e o alcance geográfico de seu concorrente, para que possa atender em uma área maior; colocar no papel os aspectos semelhantes e diferentes entre o seu negócio e do seu concorrente, para poder replanejar suas estratégias de negócio; pensar como consumidor, isto é, qual companhia atenderia suas necessidades e expectativas; observar também os mecanismos de marketing aplicados pelo seu concorrente e se seriam válidos para seu negócio; ter em mente que a concorrência potencializa o mercado empreendedor, e todos podem ter ganhos com ela.
Com os pontos acima, reveja o seu negócio e procure fortalecê-lo, através de investimento e desenvolvimento de produtos necessários ao mercado, ter boa infraestrutura física ou online, para que seu público-alvo identifique prontamente seu produto, ter opções diversas de formas de pagamento, assim como um atendimento diferenciado, explorar novas ferramentas para divulgar seus produtos e, se for preciso, alterar atividade MEI, para a melhoria ou expansão comercial – procure os órgãos da sua localidade que auxiliam nesse processo. O importante é ter a mente aberta e estar disponível para ouvir sugestões, críticas, assim como planejamento e organização, para que seu negócio faça a diferença.