CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Franquia ou Licenciamento: Qual devo investir?

Franquia ou Licenciamento: Qual devo investir?

Você pode escolher tanto criar sua empresa do zero quanto utilizar uma marca reconhecida no mercado. Por isso, investir em uma franquia ou licenciamento possibilita ter mais segurança.

Ambos tem como intuito expandir seu negócio por relações comerciais, visto que, permitir ao empreendedor comercializar produtos ou serviços de uma marca reconhecida, entretanto, com legislações diferentes.

Por isso, vamos esclarecer para você a diferença entre elas e suas características.

Franquia

A Franquia é modelo negócio onde o proprietário da marca concede o direto de uso é denominado franqueador, já que, o franqueado faz o uso da marca, replicando em diferentes locais o ponto comercial.

Basicamente, este modelo funciona em como uma cópia do negócio já existente, desse modo, oferece o mesmo tipo de produto ou serviço, conceito e marca, mas em outras regiões.

Existem grandes marcas que seguem o modelo de franquia que você já deve conhecer, por exemplo, O Boticário, Cacau Show e Subway.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2018, o faturamento das franquias no Brasil alcançou a 174,8 bilhões de reais, sendo um aumento de 7,1% em relação ao ano de 2016.

Características da Franquia

No momento que decidi investir em uma franquia deve respeitar os padrões imposto pelo franqueador, desse modo, o estabelecimento matriz oferece todo suporte, treinamento, inclusive deve ser o sistema de gestão e know-how para o desenvolvimento.

Nesse sentindo, é como se franquia fosse uma receita de sucesso que deve ser seguida à risca pelo o empreendedor.

Contudo, é importante ressaltar que o valor de investimento para abrir uma franquia, em geral, é mais alto do que o de um licenciamento.

Licenciamento

O licenciamento permite que o empreendedor compre uma licença para usar o nome da marca e comercializar seus produtos ou serviços.

Vai além de vender um simples produto, trata-se de se comprometer a oferecer a emoção que a marca representam para cada pessoa.

Por exemplo, o famoso programa MasterChef que ganhou o coração de muitas pessoas, é licenciado pela Endemol Shine Group para diversos países.

Só no Brasil, o licenciamento de todos os tipos rendeu R$ 18 bilhões para o varejo em 2017 de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral).

Características do Licenciamento

No caso, o empreendedor compra a licença para que possa comercializar os produtos sob o nome da marca, ou seja, a unidade licenciada faz sua comercialização de acordo com as diretrizes da empresa matriz .

A gestão da unidade licenciada depende do empreendedor, garantindo autonomia ao empreendedor.

Diferença entre Franquia e o Licenciamento

A legislação é o principal diferencial entre a franquia e o licenciamento, visto que, as franquias são regidas pela Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994.

Onde obriga a adesão de um documento denominado Circular de Oferta de Franquia – COF, bastante conhecido no mundo do franchising.

O COF contém dois grandes blocos:

  • O primeiro deve descrever de forma coloquial como é o dia a dia da franquia e a relação entre franqueador e franqueado.
  • O segundo bloco tem o mesmo sentido, mas de forma jurídico, sendo um contrato em si.

Já que, o licenciamento é um contrato comercial de transferência pontual de know-how, onde é licenciado os produtos já desenvolvidos.

D’gust Açaíteria

A D’gust Açaíteria trata-se de um self service de açaí, gelatos, cremes e iogurte, com credibilidade no mercado, devido a qualidade e o sucesso de seus produtos, estrutura e atendimento.

Investir na Franquia de Açaí ou Licenciamento de Açaí traz resultados promissor e uma prova disso é a D’gust açaíteria.

A D’gust segue o modelo de licenciamento pois acredita uma ótima experiência tem o poder de transformar simples acontecimentos em momentos mágicos e único.


Franquia ou Licenciamento

Ficou interessado? Acesse o site da D’gust Açaíteria e seja um licenciado!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! https://bit.ly/oMelhorTrabalhoDoMundo

Deixe um comentário

Sobre GrandChefEspecialista


Me siga