A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para desenvolvimento do negócio.
Saiba abaixo quais são eles:
Os fatores de sucesso
1. Localização
A escolha de uma área bem localizada, segura, silenciosa com facilidade de acesso ao transporte público e, de preferência, próxima a pontos turísticos, podem garantir vantagens para o sucesso do negócio.
2. Infraestrutura
É importante planejar a revisão do estado da conservação de seu hostel, além de um plano contínuo de conservação e revitalização da estrutura oferecida aos hóspedes.
3. Política de preços
Os preços devem ser condizentes com os praticados pela concorrência na região, acirrando a disputa pela preferência dos clientes mesmo quando há promoções.
4. Higiene e limpeza
Deve-se priorizar a qualidade do serviço, utilizando produtos específicos para cada tipo de área do hostel, garantindo a completa higienização do espaço.
5. Avaliação
As avaliações de sites especializados e hóspedes são um bom termômetro para saber qual a colocação do seu hostel no mercado.
6. Atendimento
Um bom hostel oferece um serviço de qualidade e cria uma atmosfera agradável e acolhedora, respeitando as diversas culturas, perfis e gostos dos clientes.
7. Segurança
É importante garantir a integridade física dos hóspedes, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços que se encontrem nas dependências do seu hostel. Uma das práticas que podem ajudar neste ponto é a adoção de politicas de segurança preventiva com a instalação de equipamentos.
8. Gestão de qualidade
Buscar um padrão de excelência , aprimorando os procedimentos e processos é essencial para manter o hostel em um nível competitivo no mercado.
9. Qualificação
Uma equipe de trabalho composta por profissionais que se qualificaram para as atividades é essencial para a obtenção de sucesso.
10. Facilidades
Pensar em um design que facilite a interação entre os hóspedes ou até mesmo com o público externo é um diferencial que vai ser levado em conta na hora de escolha.
Acesse a ferramenta
A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.
Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.
Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:
- Nível de competitividade mercadológica.
- Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
- Recomendações práticas, com textos e dicas exclusivas, links para vídeos e outros conteúdos para melhorar seu desempenho.
- Gráfico mostrando sua performance.
- Resultado comparativo do desempenho de sua empresa em relação aos demais empresários do segmento que utilizaram a ferramenta.
Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.