De acordo com Solange Villanueva Renault, sócia diretora da empresa A6 Arquitetura + Design, o cliente não é conquistado apenas pelo produto vendido, mas também pela experiência e visual oferecidos pela loja.
“É preciso entender que a loja não é só um lugar de mercadoria, ela é feita para as pessoas. Conquistar o coração e a mente dos clientes é o ponto-chave para o sucesso do seu ponto de venda, que precisa criar experiências e oferecer momentos especiais para cada um”, explicou durante palestra na Couromoda 2015, que ocorreu em São Paulo de 10 a 14 de janeiro.
Acertos
Solange mostrou alguns cases interessantes de evoluções de ponto de venda no Brasil e no mundo.
1) Cores e estilos
“A Arezzo é um caso clássico de sucesso, pois em todas as lojas da marca o cliente é surpreendido. Os produtos são expostos de acordo com cores e estilos, o que cria uma grande valorização dos sapatos e das bolsas”, afirma a arquiteta.
2) Segmentação
“A segmentação dos clientes com o lançamento de marcas como Ana Capri, para mulheres mais despojadas, e Schutz, para as mais sofisticadas, criaram a possibilidade de cada loja refletir um conceito dinâmico de acordo com o seu público”, pontuou a palestrante.
3) Diversidade
Nas lojas das marcas Camper (Espanha), há diferentes propostas, do ousado ao acolhedor, o que mostra a evolução da marca com design, qualidade e ousadia.
4) Responsabilidade socioambiental
A Sole Shoes (Etiópia) aborda o lado mais humanitário e ecológico no desenvolvimento do trabalho e de todos os pontos de venda.
5) Espaços surpreendentes
A Melissa (Brasil) surpreende o consumidor constantemente nos seus espaços, sempre inovando.
Erros
A palestrante pontuou ainda alguns erros cometidos por lojistas e sugeriu soluções para a melhoria dos pontos de venda:
1) Loja escura, poluída e sem destaque
“É preciso olhar para a sua loja como um cliente. A vitrine deve ter forma e a exposição deve ser fácil para a visualização e reposição. Pontos focais também são importantes. Depois, a criatividade, interação com o cliente – se houver conteúdo para isso –, elementos com personalidade, iluminação, textura e painéis com grafismo são importantes para criar a experiência que o cliente procura”, explica Solange.
2) Falta de espaço para provar os produtos
“Quem trabalha com calçados precisa se preocupar muito com o conforto das pessoas que vão experimentar os sapatos. Elas devem se sentir à vontade para fazer isso por quanto tempo quiserem ou precisarem”, esclareceu.
Fonte: Portal Couromoda
…
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.