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Desafios para montar uma oficina de funilaria e pintura. Saiba mais

Desafios para montar uma oficina de funilaria e pintura. Saiba mais

Você está com dúvidas sobre como criar um serviço de funilaria e pintura em sua cidade?

É preciso escolher o caminho certo no mercado automotivo para conseguir ter um negócio lucrativo, já que não há muito espaço no mercado e, além da grande demanda, os reparos sejam mais rápidos, o que sustento e margem de lucro para o empreendedor.

Neste artigo, você saberá os passos adequados para montar esse serviço e saberá como atrair mais clientes para seu negócio. Continue lendo!

Como funciona o mercado de funilaria e pintura?

O mercado de automóveis continua tento grande saída, o que pode ser explicado em função da má qualidade do transporte público e pelo conforto das família, entre outros fatores. Dessa maneira, não ocorre grande queda nos acidentes urbanos, principalmente os mais simples, que normalmente ocorrem durante o trânsito ou no estacionamento.

No mês de junho de 2017, segundo dados divulgados pelo DENATRAN, a frota de veículos no país ultrapassava os 97 milhões. Uma das razões é o crescimento da economia no país ao longo das últimas décadas, o que facilitou a compra de carros com redução de impostos e financiamentos. Em comparação, esse número era de 36 milhões em 2003.

A funilaria, também conhecida como lanternagem no Brasil, é o serviço de recuperação da lataria dos automóveis. A função de uma funilaria responsável é moldar e reparar as chapas metálicas, o que pode ser realizado em poucas horas ou em alguns dias, dependendo do tamanho do serviço. Associado a isso, a pintura recupera o aspecto original do veículo.

É praticamente certo que todos os proprietários necessitarão de algum conserto em algum momento. Por isso, abrir uma oficina de funilaria e pintura é um bom negócio, já que não há muitas especializadas e existe a demanda dos clientes. O segredo é buscar diferenciais, que destaquem os seus serviços da concorrência e satisfaçam os clientes.

Quais os pontos principais para montar o serviço?

Separamos alguns passos de como montar um serviço de funilaria e pintura que devem ser colocados em prática. Confira!

Localização

Escolher o local para montar a sua oficina é uma das decisões mais importantes. O ideal é que seja em uma área em que haja uma carência, ou seja, que não tenha um grande número de lojas que ofereçam esses serviços. Com muita concorrência, é mais complicado atrair os consumidores nos primeiros meses.

Na parte financeira, o aluguel do local deve ser em conta para caber no orçamento. É importante planejar o uso do espaço para encontrar uma loja adequada na região escolhida. Além disso, cabe ao empreendedor realizar uma pesquisa de preços cobrados por outras oficinas para encontrar oportunidades de diferenciação e crescimento.

Definição dos serviços

O serviço mais conhecido de uma funilaria é o martelinho de ouro. Essa técnica consiste em desamassar a lataria sem mexer na pintura, com uma pressão na parte de trás do metal para ele voltar ao seu estado normal. Além disso, é necessário oferecer os reparos das chapas metálicas e opções de pintura.

Existem serviços diferenciados que estão em crescimento, principalmente relacionados à mudança de cores. Alguns proprietários gostam de personalizar o seu automóvel com tintas diferentes e mudar algumas peças, como o para-choque, as rodas e a saia. Essa área é conhecida como tuning e pode aumentar o número de clientes do seu negócio.

Gestão do estoque

Com os serviços definidos e o local escolhido, o próximo passo é comprar os equipamentos necessários e montar o estoque de peças e ferramentas. Escolher corretamente os fornecedores traz diversas vantagens para a oficina, como a possibilidade de descontos em compras recorrentes e a entrega dos produtos com rapidez, o que economiza espaço físico.

No início, é indicado procurar outros empresários que atuam na área para conhecer as necessidades de produtos. Com o tempo, cabe à equipe realizar um controle de estoque e registrar todas as vendas, o que possibilita conhecer os itens que devem ser comprados e aqueles que são desnecessários, pois a não utilização representa um prejuízo para o negócio.

Contratação e capacitação dos funcionários

Um dos grandes diferenciais de uma oficina é o atendimento. A satisfação do cliente é a prioridade máxima do proprietário e, por isso, os funcionários devem ser treinados para realizar o serviço de forma qualificada e dar o suporte para o dono do veículo. A capacitação da equipe deve ser vista como um investimento.

Também é importante manter um bom ambiente de trabalho, com um salário atraente e boas condições estruturais, o que diminui a rotatividade dos funcionários. O tempo gasto para a adaptação de cada membro novo da equipe pode ser utilizado para melhorar a produtividade da sua oficina, o que significa um faturamento maior.

Como divulgar a oficina?

Com a empresa aberta, é fundamental que você atraia os clientes para conhecer os seus serviços. E não há meio melhor hoje em dia para atrair novos clientes do que o Marketing Digital.

O comportamento das pessoas mudou muito ao longo das últimas décadas e, hoje em dia, as pessoas passam mais de 9 horas por dia conectadas na internet, segundo divulgado em uma pesquisa.

As pessoas não usam mais listas telefônicas ou outros serviços para buscar por empresas, elas simplesmente pegam o celular, acessam o google e fazem suas pesquisas.

Além disso, as mídias sociais conseguem ter grande impacto nas pessoas.

Como exemplo deste impacto, o Grupo Oficinas do Bem, que é um grupo de oficinas mecânicas e funilarias de Ribeirão Preto, adotou as redes sociais como forma de conscientizar o mercado sobre os problemas causados por algumas seguradoras de veículos.

Esta ação tem causado um grande impacto no mercado local e feito com que o Grupo de funilarias atinja seu objetivo.

Já a Décio Oficina adotou o Google como a principal forma de divulgação de serviços e atração de novos clientes.

Com essas dicas, você será capaz de começar a divulgar os serviços de sua funilaria por meio da internet.

Webtrends

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Boas respostas
Sou Adriano Luz, fundador da Agência de Marketing Digital Webtrends. Especialista em Marketing Digital, adoro criar conteúdos para web sobre Marketing e otimização de Sites (SEO).

Trabalho há 10 anos com Marketing Digital. Iniciei gerindo blogs, criando conteúdo e praticando otimização para o Google (SEO),

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