CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Desafios para montar uma oficina de funilaria e pintura. Saiba mais

Desafios para montar uma oficina de funilaria e pintura. Saiba mais

Você está com dúvidas sobre como criar um serviço de funilaria e pintura em sua cidade?

É preciso escolher o caminho certo no mercado automotivo para conseguir ter um negócio lucrativo, já que não há muito espaço no mercado e, além da grande demanda, os reparos sejam mais rápidos, o que sustento e margem de lucro para o empreendedor.

Neste artigo, você saberá os passos adequados para montar esse serviço e saberá como atrair mais clientes para seu negócio. Continue lendo!

Como funciona o mercado de funilaria e pintura?

O mercado de automóveis continua tento grande saída, o que pode ser explicado em função da má qualidade do transporte público e pelo conforto das família, entre outros fatores. Dessa maneira, não ocorre grande queda nos acidentes urbanos, principalmente os mais simples, que normalmente ocorrem durante o trânsito ou no estacionamento.

No mês de junho de 2017, segundo dados divulgados pelo DENATRAN, a frota de veículos no país ultrapassava os 97 milhões. Uma das razões é o crescimento da economia no país ao longo das últimas décadas, o que facilitou a compra de carros com redução de impostos e financiamentos. Em comparação, esse número era de 36 milhões em 2003.

A funilaria, também conhecida como lanternagem no Brasil, é o serviço de recuperação da lataria dos automóveis. A função de uma funilaria responsável é moldar e reparar as chapas metálicas, o que pode ser realizado em poucas horas ou em alguns dias, dependendo do tamanho do serviço. Associado a isso, a pintura recupera o aspecto original do veículo.

É praticamente certo que todos os proprietários necessitarão de algum conserto em algum momento. Por isso, abrir uma oficina de funilaria e pintura é um bom negócio, já que não há muitas especializadas e existe a demanda dos clientes. O segredo é buscar diferenciais, que destaquem os seus serviços da concorrência e satisfaçam os clientes.

Quais os pontos principais para montar o serviço?

Separamos alguns passos de como montar um serviço de funilaria e pintura que devem ser colocados em prática. Confira!

Localização

Escolher o local para montar a sua oficina é uma das decisões mais importantes. O ideal é que seja em uma área em que haja uma carência, ou seja, que não tenha um grande número de lojas que ofereçam esses serviços. Com muita concorrência, é mais complicado atrair os consumidores nos primeiros meses.

Na parte financeira, o aluguel do local deve ser em conta para caber no orçamento. É importante planejar o uso do espaço para encontrar uma loja adequada na região escolhida. Além disso, cabe ao empreendedor realizar uma pesquisa de preços cobrados por outras oficinas para encontrar oportunidades de diferenciação e crescimento.

Definição dos serviços

O serviço mais conhecido de uma funilaria é o martelinho de ouro. Essa técnica consiste em desamassar a lataria sem mexer na pintura, com uma pressão na parte de trás do metal para ele voltar ao seu estado normal. Além disso, é necessário oferecer os reparos das chapas metálicas e opções de pintura.

Existem serviços diferenciados que estão em crescimento, principalmente relacionados à mudança de cores. Alguns proprietários gostam de personalizar o seu automóvel com tintas diferentes e mudar algumas peças, como o para-choque, as rodas e a saia. Essa área é conhecida como tuning e pode aumentar o número de clientes do seu negócio.

Gestão do estoque

Com os serviços definidos e o local escolhido, o próximo passo é comprar os equipamentos necessários e montar o estoque de peças e ferramentas. Escolher corretamente os fornecedores traz diversas vantagens para a oficina, como a possibilidade de descontos em compras recorrentes e a entrega dos produtos com rapidez, o que economiza espaço físico.

No início, é indicado procurar outros empresários que atuam na área para conhecer as necessidades de produtos. Com o tempo, cabe à equipe realizar um controle de estoque e registrar todas as vendas, o que possibilita conhecer os itens que devem ser comprados e aqueles que são desnecessários, pois a não utilização representa um prejuízo para o negócio.

Contratação e capacitação dos funcionários

Um dos grandes diferenciais de uma oficina é o atendimento. A satisfação do cliente é a prioridade máxima do proprietário e, por isso, os funcionários devem ser treinados para realizar o serviço de forma qualificada e dar o suporte para o dono do veículo. A capacitação da equipe deve ser vista como um investimento.

Também é importante manter um bom ambiente de trabalho, com um salário atraente e boas condições estruturais, o que diminui a rotatividade dos funcionários. O tempo gasto para a adaptação de cada membro novo da equipe pode ser utilizado para melhorar a produtividade da sua oficina, o que significa um faturamento maior.

Como divulgar a oficina?

Com a empresa aberta, é fundamental que você atraia os clientes para conhecer os seus serviços. E não há meio melhor hoje em dia para atrair novos clientes do que o Marketing Digital.

O comportamento das pessoas mudou muito ao longo das últimas décadas e, hoje em dia, as pessoas passam mais de 9 horas por dia conectadas na internet, segundo divulgado em uma pesquisa.

As pessoas não usam mais listas telefônicas ou outros serviços para buscar por empresas, elas simplesmente pegam o celular, acessam o google e fazem suas pesquisas.

Além disso, as mídias sociais conseguem ter grande impacto nas pessoas.

Como exemplo deste impacto, o Grupo Oficinas do Bem, que é um grupo de oficinas mecânicas e funilarias de Ribeirão Preto, adotou as redes sociais como forma de conscientizar o mercado sobre os problemas causados por algumas seguradoras de veículos.

Esta ação tem causado um grande impacto no mercado local e feito com que o Grupo de funilarias atinja seu objetivo.

Já a Décio Oficina adotou o Google como a principal forma de divulgação de serviços e atração de novos clientes.

Com essas dicas, você será capaz de começar a divulgar os serviços de sua funilaria por meio da internet.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre WebtrendsBoas respostas

Sou Adriano Luz, fundador da Agência de Marketing Digital Webtrends. Especialista em Marketing Digital, adoro criar conteúdos para web sobre Marketing e otimização de Sites (SEO). Trabalho há 10 anos com Marketing Digital. Iniciei gerindo blogs, criando conteúdo e praticando otimização para o Google (SEO),