Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Convenção de Franquias debate a expansão do setor no País

Do dia 17 a 21 de novembro, aconteceu na Bahia a 10º Convenção ABF do Franchinsing. O evento contou com a presença 40 expositores e de cerca de 400 congressistas, composta na grande maioria de executivos das maiores marcas do setor como Bob’s, Cacau Show, Rei do Mate e Peixe Urbano, por exemplo.

O evento reuniu vários especialistas e discutiu vários temas importantes para este setor que vem crescendo mais de 15% ao ano. A programação do evento contou com painéis paralelos que discutiram a inovação em franchising, a visão das marcas e dos consumidores nos meios eletrônicos e mídias digitais e apresentou o case de sucesso da Cacau Show. Também aconteceram seis mesas redondas sobre diversos temas importantes para o setor e quatro plenárias com os seguintes palestrantes:

Washington Olivetto discorreu sobre os desafios do Marketing para a próxima década e da necessidade da “Grande Idéia” para consolidação de uma marca, ela até pode ser simples, mas deve conduzir a inteligência do marketing e ser aplicada em qualquer plataforma de comunicação. “As empresas terão que encontrar o caminho entre a linguagem do politicamente correto e do marketing puro”, disse. Ele apresentou vários de seus cases de sucesso que fazem seus clientes serem lembrados até hoje como Bombril, Valisére, Folha de São Paulo, etc. E ressaltou que a propaganda deve buscar o equilíbrio entre construção de marcas e as vendas. “Não há mais espaço para a comunicação agressiva, que passa por cima de valores da nossa sociedade”, afirmou.

João Doria Jr. apresentou grandes dicas para a criação de projetos vencedores e falou da importância de ser visionário e otimista. Segundo ele, para seu projeto dar certo você deve:

1º – Acreditar no seu projeto;

2º – Trabalhar em equipe;

3º – Ter foco;

4º – Ter disciplina;

5º – Negociar soluções;

6º – Manter o equilíbrio;

7º – Correr riscos;

8º – Ser perseverante;

9º – Ter paixão;

10º – Ter humildade

Tomás Málaga apresentou diversos dados que mostram os principais desafios do governo para o crescimento com estabilidade e as grandes oportunidades para o setor. “O principal desafio do novo governo é controlar as dívidas e os gastos recorrentes do País”, destacou Málaga. Segundo ele o Brasil está em um ótimo momento econômico,e as perspectivas de investimentos estrangeiros deve cresce muito nos próximos anos. Ele também ressaltou que o crescimento nos últimos anos da classe média brasileira, está causando uma mudança profunda no perfil de compra do consumidor brasileiro, que tem agora um padrão de consumo mais exigente e sofisticado.

Marcos Gouvêa demonstrou a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e apresentou as principais tendências do varejo mundial. Segundo dados da GS & MD, no Brasil, 39% das pessoas compram alimentos pensando em sustentabilidade, esse número é maior que a média mundial que é de 31%. Outro dado importante é o fato dos consumidores brasileiros se dizerem dispostos a pagar, em média, 7,8% a mais por um produto sustentável.

Mas, apesar dessa consciência sustentável está em crescimento, essa disposição em pagar mais deve diminuir pois a sustentabilidade passará a ser obrigatória. “Antes de aderir à marca, ele vai discriminar quem não oferece esse diferencial”, disse. Além disso, o nível de informação do consumidor também mudou, ele agora faz comparações de preço, busca referência e confere experiências de outros consumidores, portanto as empresas precisarão ter obrigatoriamente um canal de comunicação com seus clientes através das mídias sociais.

 

O Sebrae participou do evento com dois estandes onde divulgou quatro produtos: Clickmarketing , Sebrae Mais , Bolsa de Negócios e Comércio Brasil. E em duas mesas redondas com o tema “Processo e barreiras para internacionalização de franquias brasileiras”, onde foi apresentado um estudo da ESPM sobre o tema, realizado por um convênio firmado entre o Sebrae e a ABF.

Joselma da Rocha Carvalho, da Unidade de Acesso a Mercados

You must login to add a comment.

Posts relacionados