CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como usar a tecnologia no setor industrial?

Como usar a tecnologia no setor industrial?

A tecnologia transformou o mundo corporativo. Agora, as empresas passaram a ter a sua disposição inovações capazes de automatizar processos, coletar dados, otimizar atividades internas e auxiliar na tomada de decisão.

Nesse sentido, a tecnologia permitiu a conexão entre as máquinas, sistemas e plataformas organizacionais, criando redes inteligentes com a capacidade de realizar manutenções, identificar possíveis falhas e se adaptar a aquisição de novos processos. Tudo isso com a criação da Indústria 4.0.

Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, ela apresenta avanços contínuos e tecnológicos, causando impactos em diversas áreas do mercado.

Se você tem uma indústria de esquadrias de alumínio, por exemplo, a indústria 4.0 faz com que o negócio se desenvolva no mercado com sustentabilidade.

Por isso, trabalhar com dispositivos tecnológicos não é mais um diferencial competitivo, e sim uma obrigatoriedade!

Diante desse cenário, é preciso entender como a indústria utiliza essas tecnologias para melhorar os seus processos e a sua produção. Ficou interessado? Continue lendo!

1. Internet das coisas e a manutenção preditiva

A Internet das coisas (IoT) é um dos princípios da indústria 4.0. Para se ter uma ideia, ela poupou bilhões de dólares as empresas em manutenção de ativos, de acordo com o Relatório de Mercado de Manutenção Preditiva da IoT Analytics. 

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019 e apresentou 2 fatores fundamentais: 

  • O número de fornecedores focados em manutenção preditiva dobrou, em comparação com a última análise do ano interior; 
  • O mercado global de Manutenção Preditiva atingiu US $ 3,3 bilhões em 2018 e deve alcançar a marca de US $ 23,5 bilhões até 2024.

Com a IoT, é possível integrar toda a linha de produção, garantindo o gerenciamento e o funcionamento de todas as etapas.

Além disso, o monitoramento é automatizado, diminuindo os custos de máquinas e equipamentos, como o moinho de milho, por exemplo, ou a perda de tempo no processo produtivo. 

2. Monitoramento de qualidade

Com os dispositivos da indústria 4.0 e a conexão por meio da IoT, é possível transformar o monitoramento manual que exige muito mais tempo, recursos e precisão em processos ágeis e seguros.  

Com a otimização do monitoramento de qualidade, tornou-se possível reduzir os custos com manutenção, simplificar a gestão e aumentar a produtividade.

3. Lojas inteligentes

Os robôs autônomos são grandes tendências no comércio. Com ele, é possível identificar padrões de compra, encontrar produtos solicitados pelos clientes, personalizar o atendimento, responder questionamentos e buscar por produtos no estoque. 

Dessa forma, é possível otimizar o atendimento e buscar por soluções que atendam as necessidades e desejos dos consumidores. 

4. Big Data

Os sistemas de Big Data passaram a ser utilizados pela indústria como uma forma de coletar dados, informações e relatórios de forma inteligente. 

Essa análise auxilia na identificação de hábitos dos consumidores, no desempenho dos processos de produção, na criação de um novo modelo de produto, como teclado de membrana, entre outros.

Além de gerar novas oportunidades para o negócio, as organizações podem utilizar as máquinas para obter informações sobre o desempenho das atividades, o que permite o aumento da motivação e produtividade da equipe. 

Ao adotar as tecnologias da indústria 4.0, é possível mudar a produtividade da organização e aumentar a efetividade dos processos. 

Sendo assim, o que você está esperando para adotar novas tecnologias e modernizar a sua indústria? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga