Não é segredo para ninguém que as redes sociais funcionam com o intuito de lhe mostrar conteúdos que possam lhe interessar para mantê-lo nestas plataformas o maior tempo possível e interagindo com a sua interface.
Na verdade, todos esses serviços, como o Instagram, por exemplo, utilizam algoritmos que aprendem sobre você e seus gostos para filtrar os elementos que ele mostra.
Porém, também pode acontecer que depois de um tempo se torne repetitivo e chato ver os mesmos reels, vídeos e imagens no Instagram.
Essa situação ocorre porque o algoritmo interpreta seus gostos e mostra apenas esse conteúdo, mas ele pode ficar eventualmente saturado.
Nesse caso, o melhor é saber como redefinir o algoritmo do Instagram. Aprenda como nesse post!
Etapas para redefinir o algoritmo do Instagram
É tão fácil redefinir o algoritmo do Instagram e não levará mais do que alguns segundos
Se você acha que o algoritmo do Instagram está filtrando excessivamente o conteúdo para mostrar os mesmos tópicos repetidamente, é melhor reiniciá-lo.
Dessa forma, ele irá excluir essas informações e você poderá desfrutar de conteúdos variados. Para fazer isso, basta seguir estes passos.
- A primeira coisa que você deve fazer é acessar o aplicativo Instagram.
- Uma vez em sua interface, você deve acessar a seção de seu perfil.
- Em seguida, você deve clicar no menu de três linhas horizontais que corresponde às opções.
- Você precisa clicar na opção Configurações e privacidade.
- O próximo passo será você se posicionar no campo de pesquisa na parte superior da interface.
- Lá você deve escrever o termo “histórico” para acessar o Histórico de Pesquisa.
- Por fim, basta clicar em Limpar todas as pesquisas.
Embora este método seja muito eficaz para redefinir o algoritmo do Instagram, não é o único, pois você também pode acessar as opções do Instagram, mas em vez da seção Segurança, você entra na seção Conta. Nesta interface procure a opção Configurações do navegador.
Entre suas opções, você precisa encontrar aquela que diz Excluir e clicar nela. Com esta ação você poderá deletar todos os dados de navegação do Instagram, incluindo o cache e os cookies que ele armazenou e que constroem o conhecimento do algoritmo sobre você.
O que é o algoritmo do Instagram e como funciona?
É importante entender o que é o algoritmo e como ele funciona para entender por que o Instagram e outras plataformas às vezes exibem excessivamente o mesmo conteúdo.
Em essência, o termo algoritmo corresponde à fórmula que o Instagram usa para coletar dados de interação e comportamento do usuário. Em seguida, analise as informações e exiba conteúdos que possam ser interessantes.
Simplificando, sempre que você interagir com algum conteúdo da plataforma, seja você gostar, fazer um comentário, salvá-lo em uma coleção compartilhada ou privada, ou enviá-lo para alguém, a plataforma irá “entender” que se interessou por aquele tema.
É importante ressaltar que mesmo quando você repete muito um vídeo ou gasta muito tempo em uma postagem, isso também informa ao algoritmo que você está interessado neste conteúdo.
Então, da forma como a rede social Instagram é construída, ela vai te mostrar mais vídeos e postagens em geral que pertencem ao mesmo tema.
Além disso, o Instagram e outras plataformas são projetadas para mostrar conteúdos que estejam de acordo com sua forma de pensar. Isso também faz parte do algoritmo.
No entanto, o próprio Instagram tende a beneficiar certos conteúdos, como, por exemplo, os vídeos do Reels, por isso se você quiser se destacar entre outras marcas e criadores, é uma boa ideia caprichar na edição de vídeos.
Como aparecer na página Explorar do Instagram
Uma ótima maneira de entrar na página Explorar do Instagram como uma empresa ou criador de conteúdo é conquistar seguidores nas redes sociais.
Para que seu conteúdo apareça onde mais de 200 milhões de contas ativas diariamente estão, siga essas dicas:
- Publique conteúdo que gere engajamento: quanto mais engajamento suas postagens tiverem, maior será a chance de aparecer na página Explorar, então teste diferentes tipos de postagens e verifique suas análises do Instagram para ver o que tem melhor desempenho.
- Poste nos horários certos: horários diferentes geram mais engajamento para cada rede social. Pesquise e experimente para descobrir quando é ideal para você.
- Faça gestão de redes sociais: manter a consistência é fundamental. É melhor postar com menos frequência de forma consistente do que todos os dias de forma inconsistente.
Seguir essas dicas o ajudará a encontrar mais seguidores, além de melhorar o conteúdo que você vê em seu feed!