Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como Fazer um Estudo de Viabilidade de um Negócio?

Como Fazer um Estudo de Viabilidade de um Negócio?

Começar uma empresa do zero não é uma tarefa fácil. Para que uma marca prospere, além dos planejamentos estratégicos e táticos de curto, médio e longo prazo e analisar a concorrência, ainda é preciso fazer um estudo de viabilidade de negócio.

Muitas empresas costumam falir antes dos 5 anos de existência e isso se deve por falta de planejamento e gestão. Em muitos casos isso poderia ser evitado com um estudo de viabilidade de negócio fosse feito previamente.

O que é o estudo de viabilidade de um negócio?

O estudo de viabilidade de um negócio é feito para entender se o seu o projeto é realmente viável. É através desse estudo que você irá compreender melhor os impactos do seu negócio e qual será a rentabilidade dele.

Com um estudo de viabilidade de um negócio bem avaliado é possível agir de forma estratégica e evitar erros futuros que possam levar sua empresa ao fracasso.

Veja a seguir as etapas necessárias para fazer um estudo de viabilidade de negócio bem elaborado:

Reúna informações

Cada negócio funciona de uma maneira diferente. Por isso, é importante fazer uma análise de mercado, entender quem são seus concorrentes, qual é seu público-alvo e como o setor funciona, para saber se seu negócio será rentável ou não.

Verifique sua necessidade

Entenda qual a real necessidade do seu negócio, o que ele precisa para aquele momento e quem ele quer atender. 

Como o estudo de viabilidade de um negócio é feito sempre para entender qual será a rentabilidade do seu projeto, essa etapa deve ser feita em vários momentos e não só ao abrir uma empresa.

Você pode fazer esse estudo em diversos momentos:

  • Ao abrir seu negócio
  • Ao lançar um produto
  • Ao falar com um novo público
  • Ao ampliar o negócio

Basicamente, sempre que houver um novo projeto, faça um novo estudo de viabilidade de negócio e avalie suas necessidades.

Projete receitas

Esse é o momento de entender se seu projeto será viável financeiramente ou não. Nessa etapa é importante entender se seu negócio terá uma receita maior que os custos e se o retorno do investimento será rápido.

Essa projeção deve levar em consideração diversas variáveis, como por exemplo, a localização do seu negócio, se será e-commerce ou loja física, para quem irá vender, o cenário atual.

Seja minucioso ao projetar suas receitas. Esteja atento a todas situações possíveis para que seu negócio corra menos riscos.

Projete custos e despesas

Além de projetar a receita é muito importante projetar custos e despesas do negócio. Diferente da receita, que é avaliada por estimativa, com as despesas é possível ter uma ideia mais próxima, principalmente com os custos fixos.

Entre os custos fixos, podemos considerar:

  • Aluguel
  • Salário de Funcionários
  • Conta de Água
  • Conta de Luz
  • Internet

É preciso considerar também os custos variáveis, que dependem muito do tipo de negócio. Como, por exemplo:

  • Taxas
  • Matéria-Prima
  • Comissões

Olhe bem para suas despesas e para a receita e analise se seu negócio é realmente rentável ou não.

Considere os imprevistos

Mesmo considerando seus custos fixos e variáveis, fique atento aos imprevistos que podem acontecer com seu negócio. Crises econômicas, por exemplo, podem afetar profundamente uma empresa.

Por isso, é importante ter uma reserva no caixa para passar riscos sem grandes apuros. 

Analise os indicadores

Existem alguns indicadores que ajudam a entender se vale realmente investir na sua ideia ou não. São eles:

  • Vale Presente Líquido (VPL): Mostra se os resultados têm sido positivos comparado com o capital investido e o capital envolvido.
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): Dá uma visão mais ampla sobre os retornos do investimento.
  • Indicador do Retorno de Capital (IRC): Esse indicador mostra quando o caixa deixou de ser negativo e ficou positivo, gerando lucros.
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA): Esse indicador mostra o valor mínimo que pretende ter de retorno ao fazer o investimento.

Identifique os resultados

Depois de realizar as análises citadas, identifique os resultados do seu negócio para entender se as projeções foram realmente compatíveis com o esperado e assim projetar novas ações de crescimento.

Retorno

Com os resultados avaliados é hora de entender o retorno financeiro do seu negócio e avaliar se seu investimento realmente está valendo a pena.

Entendeu a importância de fazer um estudo de viabilidade de um negócio? Agora é hora de pôr a mão na massa.

Aproveite a ferramenta digital do Sebrae Viabilidade Financeira que auxilia na viabilidade de um novo negócio. A plataforma ajuda o empreendedor a chegar ao ponto de equilíbrio entre uma ideia e um negócio viável.

You must login to add a comment.

Posts relacionados