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Como Fazer um Estudo de Viabilidade de um Negócio?

Como Fazer um Estudo de Viabilidade de um Negócio?

Começar uma empresa do zero não é uma tarefa fácil. Para que uma marca prospere, além dos planejamentos estratégicos e táticos de curto, médio e longo prazo e analisar a concorrência, ainda é preciso fazer um estudo de viabilidade de negócio.

Muitas empresas costumam falir antes dos 5 anos de existência e isso se deve por falta de planejamento e gestão. Em muitos casos isso poderia ser evitado com um estudo de viabilidade de negócio fosse feito previamente.

O que é o estudo de viabilidade de um negócio?

O estudo de viabilidade de um negócio é feito para entender se o seu o projeto é realmente viável. É através desse estudo que você irá compreender melhor os impactos do seu negócio e qual será a rentabilidade dele.

Com um estudo de viabilidade de um negócio bem avaliado é possível agir de forma estratégica e evitar erros futuros que possam levar sua empresa ao fracasso.

Veja a seguir as etapas necessárias para fazer um estudo de viabilidade de negócio bem elaborado:

Reúna informações

Cada negócio funciona de uma maneira diferente. Por isso, é importante fazer uma análise de mercado, entender quem são seus concorrentes, qual é seu público-alvo e como o setor funciona, para saber se seu negócio será rentável ou não.

Verifique sua necessidade

Entenda qual a real necessidade do seu negócio, o que ele precisa para aquele momento e quem ele quer atender. 

Como o estudo de viabilidade de um negócio é feito sempre para entender qual será a rentabilidade do seu projeto, essa etapa deve ser feita em vários momentos e não só ao abrir uma empresa.

Você pode fazer esse estudo em diversos momentos:

  • Ao abrir seu negócio
  • Ao lançar um produto
  • Ao falar com um novo público
  • Ao ampliar o negócio

Basicamente, sempre que houver um novo projeto, faça um novo estudo de viabilidade de negócio e avalie suas necessidades.

Projete receitas

Esse é o momento de entender se seu projeto será viável financeiramente ou não. Nessa etapa é importante entender se seu negócio terá uma receita maior que os custos e se o retorno do investimento será rápido.

Essa projeção deve levar em consideração diversas variáveis, como por exemplo, a localização do seu negócio, se será e-commerce ou loja física, para quem irá vender, o cenário atual.

Seja minucioso ao projetar suas receitas. Esteja atento a todas situações possíveis para que seu negócio corra menos riscos.

Projete custos e despesas

Além de projetar a receita é muito importante projetar custos e despesas do negócio. Diferente da receita, que é avaliada por estimativa, com as despesas é possível ter uma ideia mais próxima, principalmente com os custos fixos.

Entre os custos fixos, podemos considerar:

  • Aluguel
  • Salário de Funcionários
  • Conta de Água
  • Conta de Luz
  • Internet

É preciso considerar também os custos variáveis, que dependem muito do tipo de negócio. Como, por exemplo:

  • Taxas
  • Matéria-Prima
  • Comissões

Olhe bem para suas despesas e para a receita e analise se seu negócio é realmente rentável ou não.

Considere os imprevistos

Mesmo considerando seus custos fixos e variáveis, fique atento aos imprevistos que podem acontecer com seu negócio. Crises econômicas, por exemplo, podem afetar profundamente uma empresa.

Por isso, é importante ter uma reserva no caixa para passar riscos sem grandes apuros. 

Analise os indicadores

Existem alguns indicadores que ajudam a entender se vale realmente investir na sua ideia ou não. São eles:

  • Vale Presente Líquido (VPL): Mostra se os resultados têm sido positivos comparado com o capital investido e o capital envolvido.
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): Dá uma visão mais ampla sobre os retornos do investimento.
  • Indicador do Retorno de Capital (IRC): Esse indicador mostra quando o caixa deixou de ser negativo e ficou positivo, gerando lucros.
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA): Esse indicador mostra o valor mínimo que pretende ter de retorno ao fazer o investimento.

Identifique os resultados

Depois de realizar as análises citadas, identifique os resultados do seu negócio para entender se as projeções foram realmente compatíveis com o esperado e assim projetar novas ações de crescimento.

Retorno

Com os resultados avaliados é hora de entender o retorno financeiro do seu negócio e avaliar se seu investimento realmente está valendo a pena.

Entendeu a importância de fazer um estudo de viabilidade de um negócio? Agora é hora de pôr a mão na massa.

Aproveite a ferramenta digital do Sebrae Viabilidade Financeira que auxilia na viabilidade de um novo negócio. A plataforma ajuda o empreendedor a chegar ao ponto de equilíbrio entre uma ideia e um negócio viável.

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