Investir em marketing digital pode ser mais uma forma de vender em sua loja. Separei algumas dicas de marketing digital baseadas na minha experiência.
Defina muito bem a persona do seu negócio.
Não é só definir público-alvo, idade, região, sexo. Quais as características do seu cliente ideal? Quais os canais digitais o seu cliente utiliza e por mais tempo? Quais tipos de produtos ele precisa conhecer?
A persona bem definida fará toda a diferença na hora de montar o seu e-commerce, definir a comunicação, nas suas redes sociais e etc.
Trace seus objetivos
Se você é iniciante no e-commerce, coloque metas de tráfego, cliques e conversões. O planejamento irá te ajudar a definir seu plano de ação que será extremamente necessário para colocar todas as ideias de divulgação em prática.
Marketing de conteúdo
Imagine que seu cliente queira conhecer mais a respeito de um curso para ganhar dinheiro, por exemplo. Não seria legal ter a explicação no seu site? Informar o cliente ajuda na venda, aumenta o tráfego e o cliente não precisa sair da sua loja para saber mais sobre o seu produto.
Comece respondendo as principais dúvidas da sua persona.
Tenha presença nas redes sociais
Crie conteúdo, utilize influencers em sua estratégia. Não é possível fazer Insta Ads ou Face Ads. Então o sucesso está em conteúdo atrativo, criativo e bem definido. Mesmo organicamente é possível obter resultados e vendas pelas redes sociais.
Considere investir em Google Ads
É uma das melhores formas para encontrar clientes em potencial. Porém necessita de bastante investimento. Teste a plataforma com valores mais baixos e acompanhe os resultados.
Faça fotos e vídeos da apresentação dos seus produtos para a loja virtual
Fotografias bem feitas ajudam a atrair mais compradores.
Tenha um e-commerce responsivo
Adapta a diferentes tipos de telas (smartphones, tablets e computadores). O google vem mudando e prioriza na sua busca orgânica sites otimizados e bem adaptados para mobile.
Facilite o processo de compra na sua loja virtual
Ofereça login social para seus clientes. Com isso, seus clientes poderão se cadastrar usando o login do facebook e instagram, isso diminui o tempo de cadastro e ajuda a aumentar a conversão no site. Sim, muitos usuários têm dificuldade de preencher muitas informações e muitos utilizam os celulares para compra. Então, quanto menor o formulário, melhor é. Outra coisa importante é ficar atento ao processo de checkout, quanto mais rápido, preciso e simples maior a chance de converter a visita em venda.
Faça campanhas sazonais
Black friday, natal, dia do empregador, dia do empresário, dia das mães e dos namorados, dia da internet, do computador, do cliente e do consumidor. São muitas datas, você pode escolher e adaptar de acordo com seu planejamento estratégico.
Faça campanhas de e-mail marketing e de whatsapp.
Pense em campanhas de acordo com o perfil dos clientes cadastrados. Divida seus clientes em grupos por aniversário, tempo da última compra, sexo, idade e região. Ajuda e muito ter essas informações na hora de montar as campanhas direcionadas para cada tipo de perfil.
Espero ter ajudado com essas informações para você continuar crescendo o seu negócio e melhorar as suas estratégias.