Em um mercado tão competitivo, é essencial ter um planejamento muito bem definido, seja para uma empresa de montagem de tubulação, ou uma cadeia de restaurantes de fast food. Por meio do planejamento, é possível definir objetivos claros para o sucesso e garantir o enfrentamento assertivo dos obstáculos que possam surgir durante a jornada da companhia no mercado.
A questão é, como elaborar este planejamento?
Primeiramente, é importante saber que este planejamento deve ser elaborado para curto, médio e longo prazo e é sobre isso que iremos falar neste post. Continue conosco para acompanhar.
O que é planejamento de curto, médio e longo prazo?
Para elaborar um planejamento eficiente, é indispensável mensurar prazos. Por isso, é importante definir o que será feito em curto, médio e longo prazo. Uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, precisa analisar quais suas prioridades no momento e definir o que precisa ser planejado para obter resultados mais urgentes e resultados que podem esperar um pouco mais.
Vamos ver então como funciona o planejamento a curto, médio e longo prazo.
- Curto prazo: o planejamento voltado para metas a serem atingidas em curto prazo são aquelas com o objetivo de obter resultados em menos de um ano. Esse tipo de planejamento visa resolver questões que têm mais urgência em uma empresa;
- Médio prazo: o planejamento de médio prazo tem como objetivo concretizar metas dentro do espaço de tempo de um a cinco anos. Por exemplo, uma empresa de instalação elétrica industrial dentro deste período pode planejar um crescimento dentro de seu nicho de mercado, a contratação de novos fornecedores, entre outros.
- Longo prazo: o planejamento a longo prazo é aquele que visa atingir as metas dentro de um período de no mínimo cinco anos. Esse tipo de planejamento pode ser, por exemplo, a abertura de novas filiais de sua empresa, expansão de mercado etc.
A principal vantagem em estabelecer prazos para atingir metas é que desta forma é possível focar e observar os resultados obtidos. Portanto, no momento de estabelecer estes prazos, é indispensável ser bastante detalhista para elaborar estratégias eficientes.
Como elaborar um planejamento eficiente de curto, médio e longo prazo?
Independente do prazo estabelecido, para elaborar um planejamento eficiente é importante tomar algumas atitudes e vamos falar um pouco sobre elas.
Conhecer o cenário de atuação
Para conhecer bem o cenário onde uma empresa está inserida, é importante considerar pontos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esses fatores são capazes de influenciar o andamento de um negócio por meio das condições externas e internas da companhia. Esse tipo de análise é conhecida como análise SWOT.
Estabeleça as metas
Após apresentar os pontos sensíveis sobre a companhia, é o momento de estabelecer metas para serem atingidas em curto, médio e longo prazo. Além de considerar o tempo desejado para atingir seus resultados, é importante quantificar suas metas, por exemplo: aumento de 20% no faturamento, abertura de 2 filiais etc.
Destaque ações e estratégias
A estratégia é o conjunto de ações com as quais se pretende atingir um objetivo. Para isso, é importante reunir uma equipe profissional e que seja capaz de apresentar idéias para facilitar a apresentação de soluções para alcançar estes objetivos.
Uma boa liderança também é de grande importância no processo, além de um acompanhamento efetivo dos resultados que vão acontecendo.
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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.