Como colocar sua empresa no Google, Guia definitivo 2023
Bom, antes de tudo precisamos deixar claro que existem 3 maneiras de classificar sua empresa para os resultados do Google, para que fique visível quando consumidores busquem seu produto ou serviço.
Sendo 2 dessas maneiras gratuitas e uma delas paga, nós estamos falando do Google meu negócio, Google Ads e resultados orgânicos, as 3 maneiras de aparecer nos resultados de busca do Google, vamos iniciar em ordem da mais simples e totalmente gratuita, o Google meu negócio.
O que é Google Meu Negócio?
Google meu negócio é uma ferramenta que o google disponibiliza para todos os usuários, basta você criar uma conta google (seu Gmail) que já estará disponível para você criar sua conta gratuitamente, de maneira bem simples.
Essa ferramenta você pode criar uma página única para sua empresa, com informações de serviços, localização, fotos, horário de funcionamento e muito mais.
O grande potencial da ferramenta é a capacidade de apresentar sua empresa no Google para pessoas que buscam pelo nome dela, serviços e produtos semelhantes, ou até mesmo por endereços próximos.
Nós vamos ensinar como incluir sua empresa no Google meu negócio a partir de celulares IOS ou Android e também em computadores.
No iOS (iPhone) ou Android
Para criar uma conta no Google Meu Negócio pelo seu iPhone ou celular Android siga as nossas dicas abaixo:
0. Abra o aplicativo “Google Meu Negócio” na App Store ou para Android na Google play store e faça o download se ainda não tiver feito.
- Abra o aplicativo e toque em “Começar”.
- Insira o nome do seu negócio e toque em “Próximo”.
- Selecione a categoria do seu negócio e toque em “Próximo”.
- . Insira o endereço do seu negócio. Se você não tiver um endereço físico, toque em “Não mostrar meu endereço” e, em seguida, selecione a área de serviço. Toque em “Próximo”.
- Insira o número de telefone e o site do seu negócio (opcional) e toque em “Próximo”.
- Verifique as informações inseridas e toque em “Concluído”.
- . Você precisará verificar a propriedade do seu negócio. Para fazer isso, siga as instruções fornecidas na tela. Você pode escolher verificar por telefone, por e-mail ou por correio.
E pronto, sua conta já foi criada, o prazo de verificação pode variar de negócio para negócio, e dependendo da forma como for disponível para você, caso tenha que esperar a carta do Google com código de confirmação, esse prazo pode demorar um pouco mais.
Como incluir sua empresa pelo computador
Para Incluir sua empresa no google meu negócio pelo computador o processo também é bem simples, nós vamos lhe mostrar o passo a passo com as principais informações.
- Acesse o site do Google Meu Negócio (https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/).
- Clique no botão “Comece agora” no canto superior direito da página.
- Faça login na sua conta do Google. Se você não tiver uma, clique em “Criar conta” para criar uma nova conta.
- Insira o nome da sua empresa e o endereço. Se você não tiver um endereço físico, selecione “Entrego bens e serviços aos meus clientes” ou “Não atendo clientes no meu endereço” e siga as instruções na tela para completar as informações.
- Selecione a categoria que melhor descreve seu negócio.
- Insira o número de telefone e o site do seu negócio (opcional).
- Verifique as informações inseridas e clique em “Concluído”.
- Você precisará verificar a propriedade do seu negócio. Para fazer isso, siga as instruções fornecidas na tela. Você pode escolher verificar por telefone, por e-mail ou por correio.
Pronto, sua empresa já está no Google, após o prazo de verificação, as pessoas já poderão encontrar seus serviços, produtos, horário de funcionamento e muito mais, atraindo assim mais clientes para o seu negócio.
Configurações da Conta e Dicas
Além das configurações básicas e necessárias que todos devem colocar, como endereço, horário de funcionamento, existem algumas estratégias que podem gerar mais visibilidade para sua empresa, dentro do Google meu negócio.
Pois além de você, outros concorrentes também podem criar uma conta no Google meu negócio, então como você pode se destacar das demais?
Vamos lá, primeira coisa, o título, nome da sua empresa. Vamos pensar que estamos falando de clínicas que prestam serviços oftalmológicos, e no nome da sua empresa você coloca “Eye Academy “, de fato o nome do seu estabelecimento.
O que acontece, é que as pessoas, ou muitas delas não conhecem o nome do seu estabelecimento, então não irão procurar na barra de pesquisar, o nome dela direto. Na realidade irão pesquisar, clínica para olhos, clínica de olhos, da forma mais popular e muitas vezes não técnica.
Então no título da sua empresa, no nome dela você pode criar por exemplo “Eye Academy Clínica de olhos “, além de ajudar muito nos mecanismos de busca a encontrarem seu nicho e cliente ideal, facilita a linguagem para o público geral.
Otimize sua imagem de capa, dentre as imagens e fotos que você pode adicionar, está a imagem de capa, que aparece primeiro quando alguém encontra sua empresa no google meu negócio.
Não esqueça de otimizar essa imagem com a identidade da empresa, mostrando com clareza o que ela faz, e por que as pessoas devem ao menos conhecer um pouco mais sobre vocês.
Avaliações e comentários
Uma das principais formas de gerar destaque na conta do Google meu negócio é através de comentários de clientes e suas avaliações, além de impulsionar a página para maior número de visualizações, traz mais credibilidade.
Hoje em dia é muito comum julgarmos algum estabelecimento pela quantidade de estrelas, média de notas e avaliações de outros usuários, e no Google meu negócio não é diferente, suas avaliações desempenham grande papel na sua divulgação.
Sem contar o fato curioso, que o Google pode apresentar sua empresa para novos clientes, baseado em um comentário feito na sua página do Google meu negócio.
Veja esse exemplo, vamos continuar com a “clínica de olhos “, suponha que em algum dos seus comentários alguém disse: “melhor clínica de olhos da região, adorei”. Repare que a palavra-chave “clínica de olhos” aparece nesse comentário.
Quando alguém pesquisar no Google “clínica de olhos “, existe uma grande chance de o Google apresentar sua empresa por conta desse comentário que possui nele a palavra-chave, clínica de olhos.
Google Ads
Essa talvez seja a maneira mais rápida de eficaz de trazer destaque para o seu negócio no Google, através dos anúncios estratégicos, mas vale ressaltar que essa estratégia não é gratuita, além de exigir um pouco mais de conhecimento na área.
A ferramenta/plataforma Google Ads, permite que qualquer usuário a partir da criação de anúncios pagos, seja visto nas primeiras posições do Google, para um público segmentado que busca pelo seu produto ou serviço.
A ferramenta pede um pouco mais de atenção em como criar cada anúncios, qual a melhor estratégia para o seu negócio e momento, e como aplicar cada uma delas, além de conhecimento sobre otimização de palavras, títulos e landing pages (sites).
Para que essa estratégia possa lhe apresentar os melhores resultados é recomendado que você tenha um site desenvolvido, pois esses anúncios podem direcionar o usuário que pesquisou seu produto/serviço direto para sua página, onde o mesmo pode ser convertido em cliente.
O Google cobra por clique, ou visualização, ou seja, a cada clique que alguém der em seu anúncio, é cobrado um valor, definido pelo leilão de palavras, algo que envolve seus concorrentes e nicho de mercado.
Não costuma ser uma opção muito econômica, porém de otimizada da maneira correta e com ajuda de bons profissionais pode lhe trazer muitos resultados.
Técnicas de SEO
O desenvolvimento de uma estratégia de SEO é algo que envolve tempo, talvez das estratégias mencionadas, essa seja a que busca o resultado a longo prazo, que necessite maior vida útil e prática para que os resultados comecem a aparecer.
Essa estratégia se baseia em conteúdo, ou seja, você criar um conteúdo específico sobre um tema, que é tão útil e bom, que o Google não tem opção, sequer colocar sua página entre os primeiros resultados para aquele tema.
Vamos supor que você tenha em seu site, uma área de blog, e nele você tenha um artigo sobre olhos secos, uma mega matéria, explicando tudo, tirando todas as dúvidas e com conteúdo de qualidade.
Quando as pessoas pesquisarem no Google “olhos secos” a chance da sua matéria aparecer entre os primeiros resultados é grande, pois ela ajuda o público que está atrás desse resultado.
Então a partir da criação de bom conteúdo, é possível atrair público para o seu site, utilize isso como um imã, uma peneira para aquele público que está interessado em seu conteúdo, no nicho que você trabalha.
Assim, além de segmentar e filtrar as pessoas interessadas, você pode focar sua atenção em converter esse público que já está em busca daquilo que você oferece, tendo maiores taxas de conversão e menores gastos em publicidade.
Bom isso é tudo pessoal
Esperamos que vocês tenham gostado dessas dicas e técnicas para ajudar o seu negócio a se destacar no google, e lembre-se, o mais importante é ter consistência, com o tempo você irá entender aquilo que faz mais sentido para o seu negócio e nicho.
Não tenha medo de testar, pois muitas vezes acreditamos ser algo, porém na prática obtemos um feedback diferente do nosso público, compare estratégias e invista naquela que lhe trazer mais retorno.
Esteja em todos os lugares, seja onipresente, assim você será sempre lembrado, nós temos o costume de confiar e acreditar naquilo que é familiar, pessoas, marcas, lugares, com a repetição, sua marca começa a se tornar familiar para as pessoas.
A melhor estratégia é utilizar todas elas, uma não anula a outra, e quando você conseguir desenvolver bons resultados seja no Google meu negócio, Google Ads e SEO, sua empresa vai ser vista por milhares de pessoas todos os dias.