CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como Abrir uma Sociedade Unipessoal?

Como Abrir uma Sociedade Unipessoal?

Diante do cenário econômico atual, o empreendedorismo tem sido uma saída para muitas pessoas que sempre quiserem investir em algo e tirar suas ideias do papel. Mas, questões burocráticas muitas vezes impedem que empreendedores em potencial deem o primeiro passo.

Para facilitar a vida de quem quer ter seu próprio negócio, a legislação tem criado cenários mais favoráveis para pequenos empreendedores que não tem tanto dinheiro para investir no momento e precisam de mais segurança e possibilidades de crescimento.

É a Sociedade Limitada Unipessoal, um novo formato de empresa que traz diversas vantagens para quem quer começar uma nova empreitada.

O que é Sociedade Limitada Unipessoal?

Com debates sobre liberdade econômica, foi identificado que novos formatos de empresa precisariam ser criados para facilitar a vida dos empreendedores. Com isso, a legislação aprova a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), sendo oficializada em junho de 2019 (DREI 63/2019) e regulamentada com às Juntas Comerciais.

O diferencial que define a SLU dos demais tipos de empresa são as vantagens em não precisar ter sócio, ter o patrimônio particular protegido e não precisar ter capital mínimo, como no formato EIRELI.

Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Agora que você já sabe o que é uma SLU, vamos dar algumas dicas de quais documentos são necessários para abrir sua empresa e o passo a passo que deve ser seguido até começar as atividades da sua empresa. Confira:

Documentos necessários para abrir uma Sociedade Unipessoal

Como todo processo, é importante ficar atento aos documentos necessários para abrir sua empresa no formato SLU. Veja a seguir:

● CPF e RG do sócio. No formato SLU, CNH também é aceita;

● Comprovante de residência;

● Certidão de Casamento (se for casado);

● Averbação de Divórcio (se for divorciado)

● IPTU onde tem o número de cadastro do imóvel (número contribuinte) e informações do terreno;

● Número do recibo de entrega do último IRPF. Caso nunca tenha entregado IRPF, encaminhar o título de eleitor.

Passo a passo para abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal

Assim como qualquer abertura de empresa, o formato Sociedade Limitada Unipessoal também precisa de sua formalização e para isso é preciso seguir alguns procedimentos, como:

Crie um contrato social

O contrato social é importante para definir as atividades que serão realizadas pela empresa.

Vá à uma Junta Comercial

Com o contrato social feito, é preciso ir até a Junta Comercial mais próxima de sua região para fazer o registro da empresa.

Tire seu CNPJ 

Contrato Social feito e registro na Junta Comercial é hora de abrir o CNPJ de sua empresa. Ao fazer o registro na Junta Comercial, o empreendedor irá receber o Número de Identificação do Registro de Empresa, também conhecido como NIRE. Esse número é essencial para abrir o CNPJ, que deve ser feito no site da Receita Federal. 

Tire o alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento deve ser feito na prefeitura da cidade onde o empreendimento irá funcionar. Apenas com a licença prévia do município o estabelecimento poderá atuar legalmente.

Por isso, é importante ficar atento a esse documento pois ele que irá determinar se a empresa pode exercer suas atividades desejadas no local escolhido.

E então, conseguiu entender melhor o que é a Sociedade Limitada Unipessoal e se ela é ideal para você?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 3 )

  1. Após os processos descritos acima, precisa-se optar pelo regime tributário sera enquadrado, por exemplo o simples nacional. Como faço? a onde vou? o que é preciso?

    • Olá Guilherme, 
      O ingresso no Simples Nacional não é automático. É preciso verificar se a atividade a ser prestada está dentro do rol de atividades previsto na Lei Complementar 123/2006 e em seguida solicitar a adesão no site do Simples Nacional. É importante mencionar para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação de opção é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal, ou estadual caso exigível), desde que não tenham decorridos da data de abertura constante do CNPJ: 180 dias (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). Quando deferida, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte, produzindo efeitos a partir de então.
      Caso queira saber mais sobre o assunto, me mande uma mensagem pelo Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga