Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como abrir uma empresa fornecedora de internet?

Como abrir uma empresa fornecedora de internet?

Os pequenos provedores também conhecidos como ISPs, têm sido responsáveis por uma contribuição significativa no crescimento do acesso à banda larga no país. O mercado para empresas fornecedoras de internet tem se mostrado muito receptivo.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas empresas representaram um acréscimo de 1,87 milhão de contratos entre o período de 2017 e 2018.

Isso significou um crescimento de 49,43% no setor!

Logo, se engana quem acha que só as grandes empresas desse mercado ganham dinheiro.

Existe uma grande oportunidade ainda inexplorada, porém para aproveitá-la é preciso saber o que está fazendo e se planejar antes.

Para te ajudar, selecionamos 5 dicas fundamentais para você conseguir criar o seu provedor de internet de forma segura e lucrativa. Veja!

5 passos para abrir um provedor de internet lucrativo

1.  Faça uma análise da região

Antes de partir para a ação e começar uma empresa fornecedora de internet, é fundamental fazer uma análise completa da área em que você deseja atuar.

Isso te ajudará a ter uma boa compreensão sobre a concorrência e o tipo de tecnologia mais adequado para aquele local.

Além do mais, é nessa fase que você deve levantar também todas as possíveis situações que possam prejudicar a qualidade do seu trabalho, como clima e geografia da região, por exemplo.

2.  Consiga as licenças necessárias

Provavelmente, você precisará obter um certificado de autorização da Anatel para prestar Serviços de Comunicação e Multimídia (SCM) e começar seu negócio como provedor de internet.

Essa é uma licença obrigatória para a utilização radiofreqüências que não estão enquadradas como radiação restrita e para serviços que tenham mais de 5 mil usuários.

Mas, se você for trabalhar com infra-estrutura cabeada e com menos de 5 mil usuários em sua base de clientes, então talvez só seja necessário que você faça uma comunicação prévia junto a Anatel para começar a funcionar.

3.  Pense na estrutura e na logística

Entre os investimentos e análises necessárias a serem feitas, não podemos nos esquecer da questão logística da empresa fornecedora de internet.

Porém, quando pensamos em logística precisamos ir muito além dos veículos que farão o transporte.

O ideal é que você avalie e simule o deslocamento diário que terá junto a sua equipe para instalações e atendimentos do provedor de internet

Isso te dará uma boa noção dos custos e valores que precisará ter para valer a pena.

4.  Use o equipamento adequado

Assim como em qualquer área, nessa você também necessitará de ferramentas essenciais para conseguir desenvolver um bom trabalho.

Sendo assim, comece a planejar tudo que você precisará ter em mãos para iniciar.

Alguns exemplos de equipamentos são:

  • Caixas de Emenda e de Terminação;
  • Splitters;
  • Cabo drop low friction;
  • Máquina de fusão;
  • Conectores;
  • Optical Network Terminal (ONT/ONU);
  • Optical Line Terminal (OLT);
  • OTDR.

5.   Não se esqueça do Atendimento

Uma das maiores dificuldades das empresas desse setor é conseguir manter um alto padrão de atendimento.

Por ser um setor de tecnologia, você precisa estar sempre preparado para os imprevistos, pois eles vão acontecer. Acredite!

Ter um atendimento de qualidade é um requisito básico e necessário para ter sucesso em qualquer negócio, e nesse não é diferente.

Se você gostou desse conteúdo sobre como abrir uma empresa fornecedora de internet e está empolgado para dar o pontapé inicial, mas não sabe por onde começar, então não deixe de conferir o artigo onde mostramos quais são os 6 passos essenciais para você iniciar um novo negócio. Você vai gostar!

You must login to add a comment.

Posts relacionados