CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como abrir seu próprio negócio?

Como abrir seu próprio negócio?

Como abrir seu próprio negócio?

Cada vez mais a procura pelo empreendedorismo e a rejeição aos modelos tradicionais de trabalho aumentam.

Criar sua pequena empresa é um dos passos para se livrar de horários fixos, chefes e muitas vezes falta de oportunidades de crescer profissionalmente e ter um salário melhor. Em muitas empresas, o funcionário contratado fica durante anos com o mesmo salário com ajustes muito pequenos anualmente.

Em contra partida, ter o seu próprio negócio não é garantia de trabalhar menos, mas sim de suar por algo que é seu, de lutar para fazer SUA empresa crescer e não a de outra pessoa.

Tomar essa decisão é o primeiro passo para buscar liberdade e poder trabalhar para conquistar o dinheiro para sua própria empresa. Porém há muito o que se fazer para tirar a ideia do papel e executá-la respeitando regras e aspectos mais técnicos.

Para que esse projeto seja tranquilo e o sucesso certo, é necessário planejar corretamente.

Veja os pontos necessários para serem avaliados um a um e tenha sucesso ao abrir o seu próprio negócio!

como-abrir-uma-empresa

Que tipo de negócio abrir?

Primeiro analise duas questões: o que você sabe fazer e o que você gostaria de fazer?
Não necessariamente alguém que trabalhou muito tempo como vendedor de eletrodomésticos, por exemplo, desejará abrir uma loja desse ramo. Pode ser que ele se identifique com conserto e manutenção de celular, faça um curso grátis para conhecer o ramo e se apaixone.

Em muitos segmentos, os cursos vão te preparar para trabalhar em casa, conseguir uma renda extra entre seus amigos e vizinhos, mas também para você abrir o seu negócio. Mesmo que você contrate pessoas especialistas para fazer o serviço, é necessário que você conheça a atividade da sua empresa, até mesmo para saber contratar adequadamente profissionais que vão contribuir de verdade para o crescimento da sua empresa.

Os cursos são muito importantes para capacitar e para também manter você sempre atualizado. Os cursos online resolvem a questão da falta de tempo, normalmente tem custos muito menores do que os presenciais e acabam com todas as desculpas que possam surgir. Além do curso voltado para o ramo do seu negócio, é importante seguir em busca de conhecimentos em finanças e marketing para que você saiba como aumentar o lucro da empresa e como vender cada vez mais.

Monte o seu plano de negócios

Definida a atividade da sua empresa, o segundo passo será montar um plano de negócios. Além de ter ideias, escolher um ponto comercial (alugar um espaço ou trabalhar em casa?) e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial.

O plano de negócios traça um retrato do mercado, do produto ou serviço e das atitudes do empreendedor. Você vai obter informações detalhadas sobre seu ramo, seu produto ou serviço, seus clientes, seus concorrentes, seus fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a análise da viabilidade de sua ideia e da gestão correta da sua empresa.

Qual tipo de empresa dá mais lucro?

Aqui é o terceiro passo para empreender: converse com um contador e verifique qual o tipo de empresa mais adequado para seu produto ou serviço, de acordo com sua atividade, número de sócios, número de funcionários, responsabilidade dos sócios sobre a empresa, previsão de faturamento, etc. No Brasil, pequenas empresas normalmente começam com MEI, EIRELLI ou LTDA, enquadradas no Simples Nacional. Ao escolher o tipo de empresa adequadamente, com orientação, você evita ser tributado mais do que o necessário mensalmente. Pagar mais imposto do que o necessário é muito comum entre as pequenas empresas o que dificulta aumentar o lucro e muitas vezes ocorrendo o prejuízo. Fique atento e se informe com um contador de confiança!

Esses são os 3 passos MAIS importantes na decisão de abrir uma empresa!

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Muita gente quer ser empreendedor por achar que vai trabalhar a hora que quiser e quando quiser, porém como você falou aí, a coisa não é bem assim, temos que trabalhar muito para alcançar bons resultados, e nunca paramos. Foi muito válido você lembrar isso no seu Artigo.

    Um abraço,

    Att, Priscilla Raro de Aprender e Aprimorar!

Deixe um comentário

Sobre danireisrjNovo na comunidade