Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Celebridades impulsionam hábitos sustentáveis e influenciam comportamento dos brasileiros

Celebridades impulsionam hábitos sustentáveis e influenciam comportamento dos brasileiros

Em um cenário no qual o impacto ambiental ganha cada vez mais espaço nas discussões públicas, personalidades da mídia vêm desempenhando um papel relevante na conscientização sobre sustentabilidade. Segundo um levantamento realizado pela Bulbe Energia, plataforma de energia solar por assinatura, artistas e influenciadores digitais têm sido fundamentais para educar e inspirar mudanças de comportamento no Brasil.

A pesquisa revelou que 80% dos entrevistados acompanham figuras públicas engajadas com a causa ambiental e reconhecem o impacto positivo dessas referências. Entre os principais aprendizados adquiridos por meio de celebridades estão o consumo consciente (24,4%), a reciclagem e a redução do desperdício (18,1%) e a proteção da fauna e flora (17%).

Quem são as personalidades mais lembradas?

A pesquisa da Bulbe identificou os brasileiros que mais se destacam na pauta sustentável. No topo da lista está Gisele Bündchen, conhecida por seu ativismo ambiental e atuação como embaixadora da ONU para o Meio Ambiente. Luciano Huck, Xuxa, Felipe Neto e Anitta também foram amplamente citados pelos entrevistados, assim como ativistas e influenciadores especializados, como Luiza Mell e Aline Matulja.

Para os participantes do estudo, a influência dessas personalidades não se limita ao discurso: o que mais motiva a adesão de práticas sustentáveis é a autenticidade. Entre os fatores que fazem uma celebridade ser vista como referência na área, destacam-se a coerência entre discurso e prática (26,7%), o uso da visibilidade para disseminar informações (19,2%) e o envolvimento contínuo com a causa (18,3%).

O poder da influência na transformação ambiental

O levantamento reforça que o engajamento de pessoas públicas é um dos principais catalisadores para mudanças de comportamento relacionadas à sustentabilidade. Sete em cada dez entrevistados concordam que artistas e influenciadores desempenham um papel essencial na conscientização ambiental, seja por meio das redes sociais, da televisão ou de eventos públicos.

Além de inspirar o público geral, o impacto desse movimento também fortalece a relevância de criadores de conteúdo especializados no tema, que vêm ganhando cada vez mais espaço ao lado das grandes celebridades. Para o Diretor de Operações da Bulbe, André Mendonça, essa influência ampliada é um passo fundamental para impulsionar transformações concretas:

“Nosso estudo mostra como os famosos ajudam a moldar o debate sobre sustentabilidade e também destaca novos nomes fora do showbiz que têm grande impacto nessa causa. Esse tipo de influência é essencial, principalmente para os jovens.”

Diante desse cenário, fica evidente que o consumo de informação e entretenimento pode ir além do lazer, tornando-se uma ferramenta poderosa para educação e mudanças sociais. Afinal, acompanhar uma celebridade admirada pode ser o primeiro passo para transformar pequenas ações individuais em impactos ambientais significativos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados