A Copa das Confederações está começando. Falta um ano para a Copa do Mundo. Bares verão incrementar a venda de bebidas e por isso é hora de incrementar também os serviços que garantem diversão com segurança para os clientes.
Pesquisa da Grant Thornton sobre o impacto da Copa do Mundo de 2010, sediada na África do Sul, mostrou que o mercado de cerveja aumentou 12% e que, considerando as vendas em bares, o crescimento foi de 20,5%. Todas as comparações foram feitas com base no mesmo período do ano anterior ao da realização do evento no país.
Dados do Pyxis Consumo, do IBOPE Inteligência, apontam que durante este ano os brasileiros devem movimentar cerca de R$6,8 bilhões com o consumo de cervejas, vinhos, champanhes e outras bebidas destiladas. Apesar da perspectiva de alta no consumo de bebidas, o crescimento estipulado para 2013 ainda é inferior ao projetado em 2012, quando os dados apontavam aumento de 15% no consumo, na comparação com 2011.
Mas o aumento da rigidez da lei seca, que a partir de janeiro deste ano reduziu a zero a margem de tolerância para o consumo de álcool por motoristas, traz oportunidades para que estabelecimentos comerciais planejem serviços diferenciados visando aproveitar a movimentação em torno dos jogos.
Para lidar com a necessária limitação da Lei Seca e ainda assim atender à demanda do mercado consumidor, gestores de bares e restaurantes devem oferecer alternativas criativas para seus clientes. Uma opção é firmar parcerias com taxistas que atuam em suas respectivas regiões, de modo que tais prestadores de serviços pratiquem tabelas de preços diferenciadas para os seus clientes. Na capital paulista, por exemplo, empresários criaram novos serviços, como seguranças que acompanham os clientes até o metrô, o jantar gratuito para o “amigo da vez” e até o bafômetro de presente.
Um exemplo de campanha criativa que também veio de São Paulo é o “Gole Consciente” do Bar Blá. Para apoiar a Lei Seca, a direção do bar foi além do “se beber não dirija” e incentivou os motoristas a se divertirem sem o uso de bebidas alcoólicas. Para atingir o objetivo da campanha, primeiro o bar serviu cerveja aos motoristas em uma caneca com frases bem humoradas fazendo com que o motorista visse em cada gole que ele estava ficando mais perto do perigo.
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