A entrega de brindes personalizados já é utilizada por 65% das empresas como uma estratégia de marketing, segundo relatório produzido pela plataforma americana de pesquisas Gitnux. Além disso, 80% afirmam que os presentes ajudaram a melhorar o relacionamento com clientes e colaboradores.
Os brindes criam conexões genuínas com os clientes e mantêm a marca presente no seu cotidiano, conforme explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao serem distribuídos em ações bem planejadas, especialmente em eventos, feiras ou campanhas institucionais, podem gerar engajamento e até conversões.
Esses resultados podem ser ainda mais expressivos quando os brindes são entregues em embalagens personalizadas de produtos, pensadas para agregar valor à experiência. Ao incluir QR codes, mensagens, informações de contato ou elementos visuais criativos, elas ajudam a promover a marca.
Um exemplo disso, segundo o Sebrae, são os chocolates oferecidos em embalagens diferenciadas. Com a sua capacidade de conquistar pelo paladar e gerar memórias positivas, funcionam bem em datas comemorativas e campanhas institucionais.
A embalagem sachê é um modelo que costuma se destacar em eventos corporativos, segundo o CEO da Packster, Jack Strimber. Ela é apontada como ideal para amostras grátis, monodoses ou em kits presenteáveis.
“Os sachês são ótimos para campanhas que buscam incentivar o primeiro contato com um produto. Seja para facilitar testes ou pela praticidade em viagens, esse tipo de embalagem gera curiosidade e aumenta a chance de a marca ser lembrada”, explica Jack.
Outro modelo é a embalagem box, que se assemelha a uma caixa, com laterais expansíveis e fundo amplo. Além de permitir que o produto fique em pé, o formato dispõe de maior área para personalização, incluindo suas abas e laterais.
A Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (ABCSC) destaca que, com o avanço da tecnologia, as embalagens passaram a oferecer experiências interativas. Texturas diferenciadas, sensores de frescor, QR codes e acabamentos sofisticados ajudam a gerar vínculos entre marca e cliente.
Colaboradores também devem estar entre o público-alvo dos brindes
“Reconhecer o esforço de quem está dentro da empresa é tão importante quanto conquistar novos clientes”, afirma Jack Strimber. Segundo ele, brindes pensados para o público interno demonstram valorização e ajudam a construir um ambiente mais engajado e motivado.
A pesquisa da Gitnux também revela que esse olhar interno tem sido valorizado pelas organizações: 75% das empresas acreditam que os brindes corporativos contribuem para melhorar a cultura organizacional. Além disso, 60% utilizam a estratégia como forma de engajar os funcionários, enquanto 50% a enxergam como uma ferramenta de retenção de talentos.
Para o Sebrae, oferecer esse tipo de lembrança é uma forma direta de expressar apreço. Eles costumam ser distribuídos em eventos como confraternizações de final de ano, ao comemorar marcos da empresa ou ainda para reconhecer o desempenho de um colaborador em um projeto.
Sustentabilidade e marketing de influência impulsionam novas tendências
Além da personalização, a sustentabilidade e o marketing de influência estão entre os principais aspectos que norteiam o uso de brindes promocionais. “Ao acompanhar as tendências e utilizar os brindes de forma estratégica, as empresas poderão se destacar no mercado e alcançar resultados positivos”, explica o Sebrae.
No campo da sustentabilidade, há uma valorização por parte dos consumidores em relação às marcas que demonstram compromisso ambiental. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), 83% dos brasileiros acreditam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma forma de colaborar com a preservação do planeta.
Para atender a essa expectativa, as empresas podem investir em soluções ecológicas, como sacolas reutilizáveis, copos biodegradáveis e embalagens feitas com materiais recicláveis. O Sebrae reforça que esse tipo de iniciativa, além de reduzir o impacto ambiental, também fortalece o posicionamento da marca no mercado.
“Hoje, é possível unir tecnologia e responsabilidade ambiental para criar soluções compostáveis com zíper, impressão personalizada e apelo visual, sem abrir mão da sua durabilidade”, afirma Strimber. Para ele, atender às exigências de um consumidor mais consciente é também uma forma de se manter competitivo.
Já o marketing de influência está relacionado ao uso de brindes personalizados em ações com influenciadores digitais. De acordo com o Sebrae, ao enviar as lembranças a criadores de conteúdo relevantes para o público-alvo da marca, é possível gerar buzz e alcançar um público maior.
A publicação de conteúdos sobre os brindes, como vídeos e avaliações, ajuda a aumentar o reconhecimento da marca. Além disso, pequenos detalhes como o uso de materiais diferenciados, acabamentos com fitas ou etiquetas e um design bem elaborado melhoram a experiência de unboxing e faz com que o público perceba o cuidado e a atenção dedicados ao produto.