Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Brindes com embalagens personalizadas podem integrar estratégia de marketing

Brindes com embalagens personalizadas podem integrar estratégia de marketing

A entrega de brindes personalizados já é utilizada por 65% das empresas como uma estratégia de marketing, segundo relatório produzido pela plataforma americana de pesquisas Gitnux. Além disso, 80% afirmam que os presentes ajudaram a melhorar o relacionamento com clientes e colaboradores.

Os brindes criam conexões genuínas com os clientes e mantêm a marca presente no seu cotidiano, conforme explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao serem distribuídos em ações bem planejadas, especialmente em eventos, feiras ou campanhas institucionais, podem gerar engajamento e até conversões.

Esses resultados podem ser ainda mais expressivos quando os brindes são entregues em embalagens personalizadas de produtos, pensadas para agregar valor à experiência. Ao incluir QR codes, mensagens, informações de contato ou elementos visuais criativos, elas ajudam a promover a marca.

Um exemplo disso, segundo o Sebrae, são os chocolates oferecidos em embalagens diferenciadas. Com a sua capacidade de conquistar pelo paladar e gerar memórias positivas, funcionam bem em datas comemorativas e campanhas institucionais.

A embalagem sachê é um modelo que costuma se destacar em eventos corporativos, segundo o CEO da Packster, Jack Strimber. Ela é apontada como ideal para amostras grátis, monodoses ou em kits presenteáveis.

“Os sachês são ótimos para campanhas que buscam incentivar o primeiro contato com um produto. Seja para facilitar testes ou pela praticidade em viagens, esse tipo de embalagem gera curiosidade e aumenta a chance de a marca ser lembrada”, explica Jack.

Outro modelo é a embalagem box, que se assemelha a uma caixa, com laterais expansíveis e fundo amplo. Além de permitir que o produto fique em pé, o formato dispõe de maior área para personalização, incluindo suas abas e laterais. 

A Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (ABCSC) destaca que, com o avanço da tecnologia, as embalagens passaram a oferecer experiências interativas. Texturas diferenciadas, sensores de frescor, QR codes e acabamentos sofisticados ajudam a gerar vínculos entre marca e cliente.

Colaboradores também devem estar entre o público-alvo dos brindes

“Reconhecer o esforço de quem está dentro da empresa é tão importante quanto conquistar novos clientes”, afirma Jack Strimber. Segundo ele, brindes pensados para o público interno demonstram valorização e ajudam a construir um ambiente mais engajado e motivado.

A pesquisa da Gitnux também revela que esse olhar interno tem sido valorizado pelas organizações: 75% das empresas acreditam que os brindes corporativos contribuem para melhorar a cultura organizacional. Além disso, 60% utilizam a estratégia como forma de engajar os funcionários, enquanto 50% a enxergam como uma ferramenta de retenção de talentos.

Para o Sebrae, oferecer esse tipo de lembrança é uma forma direta de expressar apreço. Eles costumam ser distribuídos em eventos como confraternizações de final de ano, ao comemorar marcos da empresa ou ainda para reconhecer o desempenho de um colaborador em um projeto. 

Sustentabilidade e marketing de influência impulsionam novas tendências

Além da personalização, a sustentabilidade e o marketing de influência estão entre os principais aspectos que norteiam o uso de brindes promocionais. “Ao acompanhar as tendências e utilizar os brindes de forma estratégica, as empresas poderão se destacar no mercado e alcançar resultados positivos”, explica o Sebrae.

No campo da sustentabilidade, há uma valorização por parte dos consumidores em relação às marcas que demonstram compromisso ambiental. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), 83% dos brasileiros acreditam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma forma de colaborar com a preservação do planeta. 

Para atender a essa expectativa, as empresas podem investir em soluções ecológicas, como sacolas reutilizáveis, copos biodegradáveis e embalagens feitas com materiais recicláveis. O Sebrae reforça que esse tipo de iniciativa, além de reduzir o impacto ambiental, também fortalece o posicionamento da marca no mercado.

“Hoje, é possível unir tecnologia e responsabilidade ambiental para criar soluções compostáveis com zíper, impressão personalizada e apelo visual, sem abrir mão da sua durabilidade”, afirma Strimber. Para ele, atender às exigências de um consumidor mais consciente é também uma forma de se manter competitivo.

Já o marketing de influência está relacionado ao uso de brindes personalizados em ações com influenciadores digitais. De acordo com o Sebrae, ao enviar as lembranças a criadores de conteúdo relevantes para o público-alvo da marca, é possível gerar buzz e alcançar um público maior.

A publicação de conteúdos sobre os brindes, como vídeos e avaliações, ajuda a aumentar o reconhecimento da marca. Além disso, pequenos detalhes como o uso de materiais diferenciados, acabamentos com fitas ou etiquetas e um design bem elaborado melhoram a experiência de unboxing e faz com que o público perceba o cuidado e a atenção dedicados ao produto.

You must login to add a comment.

Posts relacionados