A transformação digital é uma das maiores tendências do momento, e por essa razão, já conseguiu impactar diversos segmentos.
Entre eles, destaca-se o marketing, que está sempre em constante mudança e acompanhado pela tecnologia.
A junção tecnológica do marketing já promoveu diversas melhorias e facilitou muitos processos para os empreendedores de todos os portes e segmentos, seja comércio, indústrias de tela alambrado, entre outros.
E por isso, uma empresa que acompanha as novas tecnologias e tendências de marketing para os próximos anos pode antecipar as suas estratégias, obter diferenciais competitivos e se destacar em meio a concorrência.
Ou seja, conhecer os novos cenários de marketing é uma chance para alavancar a sua carreira e ter sucesso!
Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar como as novas tecnologias estão mudando o marketing e quais são as principais inovações obtidas para os empreendedores. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
1. Computação em nuvem
A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, se trata da execução de atividades e acesso de arquivos pela internet.
A computação em nuvem tem ganhado cada vez mais espaço pelas empresas, uma vez que esse mecanismo possui mais segurança e agilidade para a execução de tarefas.
Uma empresa de esteira transportadora pode utilizar a computação em nuvem para organizar as suas ações de marketing, compartilhar e acessar arquivos de forma instantânea, por exemplo, o que otimiza muitos processos e os torna mais práticos para os colaboradores.
2. Automação de marketing
As plataformas de automação de marketing se tratam de serviços que unem diversas ações em um único espaço.
Seja para desenvolver estratégias de e-mail marketing, fluxo de nutrição, base de leads, entre outros, as plataformas são ótimas formas de simplificar os processos da equipe.
Além de otimizar o trabalho, a automação de marketing também capta e analisa dados de forma automatizada, personaliza o atendimento, entre outros serviços.
3. Big Data
E por falar em análise e armazenamento de dados, o Big Data é outra ferramenta que permite o Big Data de uma grande quantidade de informações para desenvolver estratégias eficientes de marketing.
O Big Data analisa e gerencia dados de diferentes origens, como das redes sociais, históricos de navegação, buscas, entre outros, e faz com que a empresa tenha uma maior percepção sobre o mercado externo.
Uma empresa de eletroerosão a fio pode utilizar o Big Data para saber mais sobre o comportamento dos seus consumidores ou prever tendências sobre o seu segmento para os próximos anos.
4. Inteligência Artificial
Por fim, mais uma tecnologia que chegou para impactar o marketing foi a inteligência artificial. Ela tem como objetivo criar mecanismos que solucionam problemas, realizam uma série de atividades e possam perceber situações.
Uma das tendências da inteligência artificial nas estratégias de marketing é o Chatbot, por exemplo, que é uma ferramenta que transmite mensagens de maneira instantânea, com o propósito de solucionar problemas e satisfazer as necessidades dos clientes.
Agora que você já sabe quais as mudanças do marketing com as novas tecnologias, o que acha de investir em algumas dessas tendências? Gostou do post? Conta pra gente!