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A importância do SEO para seu website

A importância do SEO para seu website

A importância do SEO para seu website

Você dedicou um bom tempo pensando, concebendo e criando o seu website. Ufa! Após esta longa jornada esta tudo pronto. Vamos lá! Agora é só digitar no Google e meu site vai estar lá, onde todos possam ver meu conteúdo. Aquele que foi cuidadosamente criado e pensado. Então é neste momento que o sonho se torna um pesadelo. O site não aparece na primeira, segunda, décima página de resultados de pesquisa do Google.

Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas técnicas e diversos métodos que devem ser aplicados para que um site retorne entre os primeiros resultados do Google. No artigo de hoje iremos falar do SEO (Search Engine Optimization) e como usá-lo para ajudar que seu site obtenha uma melhor posição nos resultados de pesquisa do Google.

O que é o SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas em um site, seja ele um blog, portal, e-commerce etc. a fim de que este alcance um bom posicionamento nos motores de busca. Em uma linguagem mais simples, digamos que uma pessoa busque por um produto, termo, endereço etc. em um motor de busca, seu site será exibido como resultado da busca nas primeiras posições do motor de busca.

Funcionamento dos motores de busca

A internet tem milhões de sites e esse volume aumenta a cada dia que passa. Todo o tipo de conteúdo e informação é publicado diariamente e seu conteúdo está no meio deste mar de informação.

Sendo assim, empresas procuram meios para poder se destacar diante de tamanha concorrência e então promover seu conteúdo, negócio, produto etc.

Para que seu conteúdo seja localizado ou para que você localize conteúdo neste mar de informação, surgiram os motores de busca. Os motores de busca são ferramentas que buscam em todo os conteúdos publicados na internet para indexá-los obedecendo a lógica de cada motor e assim disponibilizar para os usuários.

Para isso, esses mecanismos de busca utilizam algoritmos que classificam as páginas da web de acordo com um determinado termo ou tema, apontando a relevância de cada página dentro de uma determinada consulta.

Atualmente o Google é o buscador mais utilizado no mundo. O algoritmo do Google utiliza três processos para realizar a análise e devolver o conteúdo ao usuário.

Rastreamento

O motor de busca através de seus robôs identifica novas páginas a serem indexadas. Os robôs rastreiam essas páginas com frequência também para identificar alterações que tenham ocorridas, além de remover conteúdo que não existe mais.

Existem técnicas para que o rastreamento seja mais preciso. Chamamos de Sitemaps e este é uma das inúmeras técnicas que o SEO aplica. Os Sitemaps contêm informações de todas as URLs do site e então o robô sabe com precisão todo o percurso que ele deve fazer.

Indexação

Nesta etapa o robô percorreu todo o site e agora toda informação coletada é indexada no banco de dados o motor de busca. Diversos dados são armazenados para que através do algoritmo do motor de busca a página receba sua relevância dentro diversas outras do segmento.

Busca

E por fim temos a busca que é nada mais que o retorno para o usuário o conteúdo pesquisado. Este foi retornado diretamente do banco de dados do motor de busca e não diretamente da internet.

Quais os fatores o SEO exige para um bom posicionamento?

Qualidade do conteúdo

O conteúdo importa. Sites com pouco conteúdo estão em desvantagem. É necessário um conteúdo de qualidade e bem escrito, afinal neste conteúdo está tudo aquilo que pode ser retornado em uma pesquisa por um usuário. Design e funcionalidades não são as únicas coisas a serem avaliadas.

O conteúdo tem deve ser genuíno, isto é, evite plágios e copias na integra de conteúdos que já foram divulgados, pois os motores têm comparação em seus algoritmos.

Layout responsivos

Hoje em dia há quem diga que a maior parte de navegação parte de dispositivos moveis e não mais do computador convencional. Com isso os layouts devem ter a capacidade de adaptar a diferentes telas e tamanhos, evitando assim conteúdo cortados ou que fiquem ocultos devido a falta de adaptação. O Google por exemplo prioriza páginas que estão desenvolvidas com AMP (Accelerated Mobile Pages), pois essas são desenvolvidas dentro de padrões criados para uma melhor experiência ao usuário de dispositivo móvel.

Autoridade de domínio

Com certeza o conceito mais importante de SEO e talvez o mais complexo. Este envolve vários fatores e na maioria dos casos só é obtido sucesso em médio e longo prazo. Logo, obter um bom ranqueamento exige tempo, paciência e persistência.

Autoridade de domínio é a tradução de “Domain Authority” e está é aplicada ao seu domínio (para os leigos leia-se o endereço xyz.com.br). Este domínio recebe uma nota que vai de 0 a 100. Quanto mais alta a nota, mais autoritativo é o seu site e isto reflete no seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Velocidade do site

Os motores também observam o desempenho do seu site medindo diversas métricas que eles consideram essenciais para um bom site. Logo, site que são muito pesados, com imagens não otimizadas, scripts que geram lentidão, e técnicas de desenvolvimento não refinadas são penalizadas.

O Google oferece um serviço de checagem grátis para você analisar o desempenho do seu site. O Google Insights.

Arquitetura do site

Os motores farão a leitura do seu site e eles esperam que este tenha uma lógica de desenvolvimento aplicada dentro das melhores práticas. O desenvolvimento mal feito pode gerar uma má pontuação pelos motores de busca o que provocará impacto direto no ranqueamento.

A estrutura das informações dentro da página é fundamental para a navegabilidade, o entendimento e a experiência do usuário, por isso, nada mais natural que o Google levar esse ponto em consideração na hora de ranquear os resultados.

Existe uma lógica já esperada como cabeçalhos (headers), corpo (body) e rodapé (footer). Além disso há outros objetos esperados como títulos (H1) e subtítulos (H2). Fontes de destaque como negrito também são importantes para repassar as ideias centrais dentro do contexto do site.

A tag é também um objeto importante auxilia os mecanismos de busca a entender o tema da página, melhorando a sua indexação de acordo com os assuntos aos quais está relacionada. É o primeiro ponto de melhoria em uma estratégia de SEO.

Existem outros fatores não exibidos na página, mas estão presentes e são fundamentais para que o motor de busca entenda do que se trata a página/conteúdo que são as “meta description”. Trata-se de um texto simples e curto que informa resumidamente aos motores de busca qual é o conteúdo de uma página. Quando você não cria uma meta description a indexação é feita, mas não é ideal.

Por fim, outra característica extremamente importante para o SEO é o uso de palavras chaves (Keywords). O uso de palavras-chave é feito em locais estratégicos da página ou através de uma tag inserida no código fonte. Os buscadores identificam essas keywords na hora da indexação do conteúdo de um site. Exemplo: O usuário está procurando por artigos de pesca, logo muito provavelmente sites que tem em seu conteúdo palavras relacionadas à pesca serão exibidos como resultado da pesquisa.

É importante ficar atento à quantidade de palavras-chave utilizadas, uma vez que o excesso pode prejudicar a qualidade do conteúdo e fazer um efeito contrário e perde relevância.

Conclusão

SEO é uma importante ferramenta para alcançar o objetivo de ter um site bem posicionado. Exige atenção, persistência e estudo. Aqueles que conseguem fazer uma boa estratégia conseguem um ótimo retorno no tempo investido e muitas vezes do dinheiro investido. É voltar os olhos nesta estratégia e adotar para o seu negócio.

 

Andre Lima

Andre Lima

Entrou no jogo
Profissional de Ti com 15 anos de experiencia.

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