Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

A garantia de três meses para o motor e caixa na compra de um carro usado

 

Artigo Contrato Garantia veículo

A questão da garantia somente sobre motor e caixa sempre levanta dúvidas tanto nos compradores quando nas revendedoras no momento da negociação de um veículo usado.

É essencial ao negociar o veículo que você saiba os direitos e deveres de ambas as partes, tanto do consumidor quando do vendedor, evitando assim divergências e problemas.

Mas o problema ocorre quando um revendedor, loja ou concessionária não está em acordo com o que a nossa legislação determina.

O que cita a legislação?

Para iniciar a compreensão sobre os direitos na aquisição de um veículo usado, devemos analisar o sempre os dois tipos existente de garantia: a legal, obrigatória, e a contratual, que é opcional.

A garantia legal está prevista em nossa legislação no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e, portanto, não é opcional, mas sim obrigatória e irrevogável.

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

A legislação, conforme acima citada, deixa claro que a garantia envolvendo um bem durável é de 90 dias.

Mas essa legislação é referente ao CDC, que é válido quando ocorre uma negociação em que o vendedor é uma pessoa jurídica ou uma pessoa física que tem como trabalho a compra e venda de veículos, ou seja, profissionais do ramo.

Não é válida para a negociação entre particulares, a qual não existe a necessidade de fornecimento de garantia.

E também é citado na legislação que a garantia é sobre o produto durável, como um todo, e não somente limitando-se ao motor e à caixa de câmbio. Se você comprar um carro usado, utilizar ele por dois meses e um problema no freio for apresentado, ou qualquer outro problema, a loja será obrigada legalmente a lhe fornecer a garantia.

Garantia contratual

Já a garantia contratual se difere da legal por não ser obrigatória, ou seja, a contratual pode ou não ser oferecida ao consumidor.

A garantia contratual deve ser complementar à legal, ou seja, ela não invalida ou diminui a garantia legal. Como, por exemplo, se além da garantia legal de 90 dias a loja também oferecer um prazo maior, como de 6 meses.

E existe um detalhe importante na garantia contratual: ela somente passa a ser válida depois do término do prazo da garantia legal.

Ou seja, se o vendedor oferece 90 dias de garantia contratual, o que é comum nas negociações de veículos usados, ela somente passa a ser considerada depois do fim dos 90 dias da garantia legal, ou seja, o consumidor passará a ter 180 dias de garantia.

Conclusão

Se a revendedora ou o profissional ainda assim insistir que a garantia é de 3 meses e somente para o motor e caixa, poderá você abrir um processo e solicitar a restituição pelo valor pago pelo conserto ou obrigar o vendedor a consertar, além de reparação por perdas e danos.


Referências:
Lei 10.406
Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Gustavo Falcão

Gustavo Falcão

Sabe das coisas
Fundador da empresa 99Contratos. Legal Tech especializada em documentos jurídicos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados