O 5S é um sistema de organização para que o trabalho possa ser realizado com eficiência, eficácia e segurança. Ele se concentra em colocar tudo no seu devido lugar e manter tudo limpo, o que torna mais fácil para as pessoas realizarem suas tarefas sem perder tempo ou correr o risco de se machucar.
Se ainda não inseriu o método em sua empresa, saia de trás de sua mesa rústica de madeira e entenda o que é agora!
O que são os 5S?
O conceito 5S pode parecer um pouco abstrato no início, mas na realidade é uma ferramenta muito prática, da qual todos no local de trabalho podem fazer parte.
Envolve avaliar tudo o que está presente em um espaço, remover o que é desnecessário, realizar as tarefas e manter esse ciclo.
Vamos dar uma olhada em cada uma das partes do 5S.
Senso de Utilização
O primeiro passo do 5S, envolve passar por uma área de trabalho para determinar o que precisa estar presente e o que pode ser removido. Pense num chão de fábrica de uma empresa de catalisador para tinta, quanta coisa pode ser retirada.
Tenha em mente que as melhores pessoas para avaliar os itens em um espaço, são as que trabalham ali. Quando um grupo determinar que alguns itens não são necessários, considere as seguintes opções:
- Entregue os itens a outro departamento;
- Recicle/jogue fora/venda os itens;
- Coloque-os no armazenamento
Colocar em Organização
Uma vez que a desordem se foi, é mais fácil visualizar as coisas. Durante esta fase, todos devem determinar o que precisa ser organizado.
Quando há esta problemática, seja numa loja de calçados ou numa empresa de Conectores elétricos, o desperdício pode assumir a forma de:
- Defeitos
- Tempo de espera
- Transporte desnecessário
- Talentos não utilizados
Senso de Limpeza
Todo mundo acha que sabe o que é limpeza, mas será mesmo? Além disso, há também a manutenção regular de equipamentos e máquinas. Planejar a manutenção com antecedência significa que as empresas podem detectar problemas e evitar quebras.
Isso significa menos desperdício de tempo e nenhuma perda de lucros relacionada a paralisações de trabalho.
Senso de Padronização
Depois que as três primeiras etapas forem concluídas, as coisas devem parecer muito boas. O problema é que, quando o 5S é novo em uma empresa, é fácil de limpar e organizar, mas deixar isso de lado lentamente, fazendo com que as coisas voltem ao que eram.
Padronizá-lo, transformará os esforços pontuais em hábitos. Várias marcas atribuem tarefas regulares, criam cronogramas e publicam instruções para que essas atividades se tornem rotinas.
Senso de Sustentabilidade
Uma vez que os procedimentos estejam em vigor, as empresas devem realizar o trabalho contínuo de atualizá-los conforme necessário.
Sustentar refere-se ao processo de manter o 5S funcionando sem problemas, mas também de fazer com que todos na organização estejam envolvidos.
Os gerentes precisam participar, assim como os funcionários, sejam eles de chão de fábrica ou do escritório.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.