Vender não é exatamente uma novidade para ninguém, porém, é importante ressaltar que com as mudanças no comportamento humano é preciso evoluir e modificar as técnicas utilizadas para concretizar vendas.
Além disso, é preciso utilizar técnicas que estejam alinhadas com a cultura de sua empresa e com as necessidades do seu público alvo. Então elaboramos este artigo com 5 técnicas de vendas para ajudar você a definir quais as melhores para o seu negócio.
Conheça seu público
Antes de mais nada é fundamental pesquisar e conhecer seu público alvo de forma profunda, isso porque só será possível ajustar a comunicação para criar conexão se você compreender as reais necessidades e principais objeções dos seus clientes em potencial.
Para vender um serviço de outsourcing de impressão, por exemplo, é preciso saber quais são as dificuldades que as pessoas enfrentam e que seriam solucionadas com a utilização deste serviço, além disso, é preciso avaliar as principais objeções para identificar argumentos adequados.
Atitude positiva
Não é preciso criar um personagem, porém é importante ter cuidado para demonstrar alto-astral e positividade, isso pode causar uma primeira impressão boa e gerar conexão com mais facilidade.
Além disso, é fundamental perceber o perfil do cliente e de alguma forma se adequar a isso, por exemplo, se a pessoa for mais tímida e discreta, reduzir o tom de voz a deixará mais confortável.
Venda os benefícios
Uma pessoa não compra equipamentos de combate a incêndio ela compra segurança, por isso, ao realizar um atendimento com foco em vendas é preciso ajudar o comprador a visualizar os benefícios que terá com a aquisição do produto e não apenas listar características e especificações técnicas.
Demonstre como o produto é fácil de usar e de que forma sua rotina será afetada positivamente após a aquisição, faça perguntas que permitam conhecer mais a realidade atual do comprador e o ajude a fazer projeções futuras.
Crie urgência e escassez
De modo geral, as pessoas não gostam de perder boas oportunidades, então sempre que possível crie cenários vantajosos para o cliente mas que o coloque em uma posição que seja necessário tomar uma decisão rápido.
Isso deve ser feito de maneira honesta e podem ser utilizados descontos com prazo para expirar, ou até mesmo, informação de estoque reduzido (se a informação for uma realidade).
Estabeleça relação de confiança
Por mais que exista uma pressão para o atingimento de metas de vendas de painel elétrico industrial é preciso ser honesto durante o processo de vendas, por isso se você perceber que a necessidade do cliente seria suprida por um produto diferente do que sua empresa fornece, seja sincero.
Um relacionamento de confiança tende a ser recompensado com um cliente frequente e que inclusive faz recomendações para terceiros, por isso é preciso ter visão de longo prazo, para além da venda que se faz (ou não) no momento.
Quando se trata de relações entre as pessoas há muitas variáveis a serem consideradas e por isso é preciso investir em conhecimento e treinamentos para a equipe de forma a facilitar a conexão entre vendedor e comprador respeitando a cultura da empresa e também as características do público alvo.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.