Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

5 práticas sustentáveis para aplicar nas empresas

5 práticas sustentáveis para aplicar nas empresas

Sustentabilidade, essa palavra tem tido maior relevância nas empresas principalmente no pós pandemia que vivemos. Essa prática tem a função de evitar desperdícios e ampliar as práticas de responsabilidade ambiental.

Serve como uma luminária de emergência, guiando o caminho de destaque para seu negócio. Neste texto veremos mais sobre o que é sustentabilidade e conheceremos 5 práticas que pode começar a realizar na sua empresa hoje.

O que é sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema de extrema importância no mundo. Afinal, o mercado está cada vez mais atento a essa questão. Não somente os funcionários, mas principalmente seus clientes.

Sim, os consumidores preferem procurar por empresas que respeitem essa conduta, visando criar atitudes de bem comum. Segundo estudos realizados de 2020 a 2022, mais de 98% das empresas brasileiras, começaram a se preocupar e ter pelo menos uma ação sustentável em seu dia a dia.

Isso vai de troca de conectores elétricos adaptáveis até de copos plásticos por copos individuais.

No mundo de hoje, se preocupar com o meio ambiente, degradação e exploração irregular e despejo de resíduos químicos tóxicos é uma questão prioritária.

Ser sustentável, em conceito, é se preocupar em repor os recursos, minérios e saber preservar o meio ambiente da sua empresa. Ou seja, não destruir mais do que construir. Essa prática ganhou maior visibilidade desde que os clientes e empresários entenderam a importância de cuidar para ter mais.

Aqui no Brasil, vemos o crescimento dessa prática em setores como os de produção, química, catalisador para tinta, entre outras.

Práticas sustentáveis que sua empresa deve ter

Separamos 5 atitudes que precisa ter para alcançar esse objetivo.

  • Coleta seletiva

Reciclagem é um passo importante para a preservação do meio ambiente. Com essa prática é possível criar usando matéria prima que já foi usada. Isso previne o desmatamento e outras práticas abusivas. Porém, para que isso ocorra é preciso um posto de coleta seletiva.

Basta adotar essa conduta para que a separação de resíduos seja de acordo com a possibilidade de serem ou não reciclados.

Esses postos devem conter:

  • Coletores azuis para papel;
  • Vermelho para plástico;
  • Verde para vidro;
  • Amarelo para metal;
  • Marrom para resíduos orgânicos.

  • Redução de consumo de descartáveis

Incentivar o uso de copos próprios, abandonando os descartáveis é uma função sem custo que faz toda a diferença.

Afinal, cada unidade jogada no ambiente pode demorar mais de 300 anos para ser decomposto.

  • Uso de água e energia de forma consciente

Desligar setores que não estejam usando maquinário, utilizar geradores, retentores de água, são algumas funções que devem ser tomadas por todos.

  • Descarte correto de lixo eletrônico 

Por muitas vezes as empresas se livram de monitores antigos, computadores, teclados, televisores, impressoras, telefones, entre outros itens de forma incorreta.

Existem formas para se fazer isso da maneira correta:

  • Se estiverem em condição de uso, doar para ONGs;
  • Encaminhar para empresa especializadas em reciclagem desse material;
  • Devolver ao fabricante para que ele dê a destinação correta.

  • Adoção de documentação eletrônica

Papéis são um dos grandes vilões do mundo corporativo. Porém, a prática que pode mudar o consumo de papéis, é trocar o documento físico pelo virtual. Dessa forma previne o uso inconsciente de papel por todos da empresa.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados