Segundo os Cursos de Informática, o Instagram Profissional tem sido uma excelente ferramenta completa para comunicação com o público e divulgação de produtos e serviços. O perfil empresarial apresenta recursos criativos e funcionalidades para análise de dados e vendas, o que é estratégico para quem deseja estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar o branding.
Deseja aumentar a presença da sua empresa e do seu negócio dentro da Internet? Para isso, descubra como as ferramentas disponíveis para você no Instagram Professional podem te ajudar.
Afinal, há alguma diferença entre os perfis profissional e pessoal no Instagram?
Sim, há uma diferença. O Instagram profissional oferece recursos extras que tendem a ajudar a melhorar a divulgação do serviço e ajudam a aumentar a visibilidade de todos os resultados dentro do negócio.
O recurso Conta comercial do Instagram permite acessar histórias e postar métricas de desempenho e visualizar detalhes sobre seus seguidores. Você também pode veicular anúncios, vender dentro do Instagram Shopping e acompanhar todo o desempenho de suas postagens.
Os perfis têm apenas funcionalidades básicas para fazer conteúdo e são perfeitos para quem deseja compartilhar fotos e vídeos com uma rede de amigos.
Por que ter um perfil de empresa?
No Instagram profissional, você tem acesso a informações que ajudam a entender as necessidades de conteúdo do seu público. Acesse os dados, como, por exemplo, idade, sexo, localização e muito mais e descubra quais postagens têm mais engajamento em sua página.
O Brasil já é o segundo país com mais usuários do Instagram. Esses dados reforçam o que quase todo mundo já percebe: o Instagram tem sido um grande fenômeno de audiência, o uso é recorrente: 84% de todas as pessoas acessam o Instagram pelo menos uma vez por dia.
A mesma pesquisa que aponta dados de uso também faz um ponto muito interessante para os empreendedores:
- mais de 80% dos usuários seguem os perfis de empresas;
- 47% seguem e curtem as postagens da empresa;
- 52% disseram que compraram algo que descobriram através do Instagram;
- 79% dos usuários acreditam que as empresas que estão presentes dentro das redes sociais tem o objetivo de interagir com as pessoas e resolver dúvidas e problemas.
Aparecer na web é uma solicitação pública. Espera-se que as marcas se envolvam nas redes sociais para saber mais sobre o que uma empresa faz, pois a presença tende a auxiliar a construir a confiança dentro da marca e atua como um canal para fortalecer os relacionamentos.
Aprenda sobre o Instagram profissional
Se você já possui uma conta pessoal ou deseja criar uma do zero, basta seguir as etapas abaixo para mudar de perfil pessoal para profissional.
1- Baixe o aplicativo, abra-o e clique em cadastrar;
2 – Digite o endereço da sua empresa e clique em Avançar;
3 – Vá para Configurações. Essa opção estará no canto superior da tela. Clique em Opções de conta. Role para baixo até encontrar a opção Mudar para Conta Profissional e selecione Modo Corporativo.
Como fazer com que o seu Instagram prospere?
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar você a aproveitar todos os recursos profissionais dentro do Instagram e expandir seus negócios.
Invista em fotos e vídeos
Imagens e vídeos de alta qualidade são fundamentais dentro do Instagram, então você precisa ter o visual da sua loja bem feito.
Trabalhe sempre com boa iluminação, preste atenção no ambiente ao redor da imagem e use ferramentas com o objetivo de corrigir detalhes, porém sempre tome cuidado para não exagerar dentro dos filtros.
Faça postagens criativas
Compartilhe mais do que apenas imagens de produtos em seu feed. Conte-nos algumas de suas histórias de bastidores, sempre mostre parte do processo de produção e vendas e compartilhe sua curiosidade. Seja criativo!
A web aproxima os clientes das marcas. Tente construir esse relacionamento postando postagens que convidam à interação. Crie enquetes, enquadre perguntas, construa histórias para obter opiniões. Mostre sempre o que você está interessado e no que seus clientes pensam.
Um Instagram profissional é mais do que apenas uma vitrine, é uma ótima ferramenta de engajamento e atendimento ao cliente.
Desfrute de histórias e bobinas
Esses recursos tendem a ser criados com o objetivo de diversificar as formas de comunicação. Com eles, você pode criar vídeos curtos, montagens, postagens que duram 24 horas, aplicar filtros divertidos e diversos outros assuntos.
Tanto as histórias quanto os rolos têm seções de feed separadas (fotos e vídeos fixados no seu perfil). Muitos usuários preferem esse tipo de conteúdo aos formatos mais “tradicionais” que o Instagram poderá oferecer.
Ao usá-los, você pode deixar seu perfil mais completo e ter a oportunidade de interagir com usuários de diferentes áreas, sendo fundamental entender como funcionam os carretéis.
Crie um cronograma de lançamento
O Instagram tem sido uma rede social que exige engajamento constante, o que significa que você não deverá postar nada, você poderá perder o engajamento.
Para ajudá-lo a organizar suas postagens, crie um calendário de publicação. Defina a frequência de postagem para facilitar seu trabalho no Instagram.
Faça este exercício para organizar com que frequência sua rede é usada e para mapear datas sazonais importantes.
Métricas importantes
Na seção Instagram Pro Insights, você pode acessar o relatório de desempenho do seu perfil. Vale a pena usar essas informações no objetivo de planejar o seu conteúdo que atinjam com alta precisão o público-alvo da sua empresa.
Principais métricas de negócios para o Instagram:
- Tempo de publicação: analise os momentos que os seus seguidores mais visitam seu perfil;
- Alcance: o número de pessoas que visitam a página em uma semana;
- Engajamento: o número total de interações na publicação;
- Taxa de cliques: o número de cliques com que os usuários clicaram em seu link na bio.