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4Ps: o que são e como aplicá-los em sua empresa?

4Ps: o que são e como aplicá-los em sua empresa?

Você sabia que os 4Ps são os fatores-chave para o sucesso de uma marca? Afinal, eles apresentam os princípios das estratégias de uma organização.

Criado em 1949 por Neil Borden, e aprimorado por Jerome McCarthy, os 4Ps estão entre as métricas de marketing mais fundamentais para o sucesso dos negócios, e por isso o termo acabou se tornando muito popular.

Dentro desse planejamento, o gestor analisa estratégias relevantes com mais precisão e foca no seu público-alvo.

Além disso, os 4Ps também fazem parte de um planejamento único e exclusivo de cada empresa.

Isso significa que o análise dos 4Ps de uma empresa de coleta de lixo hospitalar pode ser totalmente diferente de uma indústria, por exemplo.

No entanto, em todos os casos, uma análise bem elaborada gera resultados positivos e estratégias eficientes para o negócio!

E se você quer conhecer mais sobre os 4Ps, neste post nós iremos explicar todos os detalhes do assunto. Não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Afinal, o que são os 4Ps?

4Ps, também conhecido como Mix de Marketing, se baseia em uma ferramenta de criação e desenvolvimento de estratégias de marketing para desenvolver uma empresa.

Cada um dos 4Ps do marketing significa: produto, preço, praça e promoção. Cada uma dessas palavras representam pilares fundamentais nas estratégias de marketing de um negócio.

Para entendermos melhor, vamos explicar cada um dos 4Ps com exemplos práticos no próximo tópico. Confira!

Como aplicar os 4Ps na prática?

Para planejar e desenvolver os 4Ps, é preciso criar estratégias personalizadas para cada um deles. Veja abaixo como isso é possível:

Produto

Basicamente, são as estratégias aplicadas no que a empresa tem a oferecer. Se você tem uma empresa de teclado de membrana, uma estratégia de produto seria lançar novos modelos de teclado, por exemplo.

Preço

Envolve o valor que seu cliente paga pelo produto/serviço. As estratégias geralmente focam utilizar o preço para gerar retorno à sua empresa, ao mesmo tempo que geram satisfação para os clientes.

Praça

Também conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição, a praça é o local onde a empresa comercializa seus produtos/serviços. Esses locais podem ser tantos físicos ou online!

Se você vende mancal de rolamento em sua loja física, por exemplo, e quer comercializá-lo em um marketplace, então essa será uma estratégia de praça do seu negócio.

Promoção

Por fim, a promoção envolve as ações relacionadas à divulgação e comunicação da sua empresa com o seu público-alvo.

Estratégias de promoções como propagandas, publicidades, e-mail marketing, fan pages, assessoria de imprensa, links patrocinados, mala direta, entre qualquer outro investimento com o intuito de se comunicar ou divulgar é um tipo de estratégia de promoção!

Agora que você já sabe sobre o que são os 4Ps e como aplicá-los em sua empresa, o que acha de começar agora mesmo o seu planejamento e ter sucesso em seu negócio? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

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