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Tipos de M&A: entenda tudo sobre compra e venda de empresas

É verdade que existem diversos tipos de M&A. E essa notícia é excelente para quem deseja vender ou comprar uma empresa ou, ainda, realizar fusão com outro negócio. Para cada objetivo da operação, há uma classificação distinta para guiar todo o processo.

Alguns setores e empresas, como as listadas na bolsa de valores, precisam passar não só por todas as etapas de M&A, que podem durar meses ou anos, mas também pela aprovação de órgãos regulamentadores, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Logo, é essencial conhecer todo o processo para realizar um bom negócio, sem se precipitar. Continue a leitura e entenda o motivo da cautela quando falamos sobre fusão e aquisição de empresas: confira o que é M&A, suas etapas e principais tipos!

Significado de M&A?

O que é M&A? Mergers e Aquisitions é o significado da sigla M&A. Em português, quer dizer Fusões e Aquisições (F&A). Ou seja, representa todo o processo de comprar e vender empresas.

Quais as etapas do processo de M&A?

O processo de M&A possui etapas específicas para quem deseja vender e comprar uma empresa ou se fundir com outra. De modo geral, as fases são semelhantes, porém, a finalidade de cada parte é diferente.

Veja quais são as etapas do processo de M&A para o lado comprador.

Estudo de mercado pré-deal

O investidor e/ou empresa compradora faz uma pesquisa de mercado para ver as opções disponíveis e definir seu target de atuação, entendendo quais empresas se destacam em determinados setores.

Assinatura de NDA

Ao se interessar por alguma oportunidade, o comprador assina o Acordo de Confidencialidade para receber dados sigilosos do negócio.

Valuation

Depois de analisar todas as informações, o investidor faz a avaliação da empresa e confere se há acordo de sinergias. Geralmente, são usados três métodos de valuation:

  • Fluxo de Caixa Descontado;
  • Múltiplos de Mercado;
  • Valor Patrimonial.

Oferta Não Vinculante

Se houver interesse, a empresa compradora envia uma proposta não oficial para mostrar sua intenção de compra. O valor pode seguir o preço determinado pelo valuation ou não.

Due Diligence

Se a companhia à venda aceitar a Oferta Não Vinculante, o auditor confere a veracidade das informações estratégicas e econômico-financeiras para entender a real situação da companhia à venda.

Oferta Vinculante

Momento do investidor enviar uma proposta oficial ao vendedor.

Assinatura de contrato

Há a negociação de cláusulas do contrato para chegar à finalização do acordo, com a assinatura do documento.

Já para o lado do vendedor, o processo de desenrola de maneira similar, com adição de algumas etapas, como as listadas abaixo.

  • Preparação da companhia: a primeira etapa da empresa à venda é organizar toda a documentação econômico-financeira e analisar o cenário em que se encontra. Isso é feito com o suporte de um contador e/ou auditor.
  • Apresentação da venda: outra mudança é que em vez de apenas assinar o Termo de Confidencialidade, a vendedora envia uma apresentação não confidencial a investidores e, caso haja interesse no negócio, assina o acordo de sigilo e compartilha uma apresentação confidencial, com dados sensíveis.
  • Road Show: há ainda a etapa do Road Show, que é o momento em que há a busca por investidores e compradores no mercado.

Além disso, destacamos que o Due Diligence é feita pelo comprador para analisar a empresa à venda. 

Quais tipos de M&A existem?

Os tipos de M&A variam conforme o objetivo da transação feita e o setor das companhias envolvidas.

Pelo objetivo da transação

Aqui, entram as fusões e aquisições horizontais, que são classificadas em:

  • extensão: quando há compra ou fusão entre empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços, mas para mercados distintos, como regiões diferentes. A ideia dessa operação de M&A é aumentar a base de clientes;
  • complementar: fusão ou aquisição entre empresas que vendem produtos e serviços complementares com o objetivo de realizar cross-selling de produtos na mesma base de clientes.
  • concentração: quando empresas da mesma região e com alguns produtos e serviços em comum unem forças para reduzir a concorrência local.

Pelo setor das empresas envolvidas

  • Vertical: ocorre quando as companhias fazem parte da mesma cadeia de produção, mas em diferentes etapas. Ou seja, quando há a compra ou fusão com o fornecedor a fim de reduzir custos e agilizar a produção.
  • Horizontal: operação feita entre marcas concorrentes diretas, que atuam no mesmo setor e comercializam os mesmos produtos ou serviços.
  • Conglomerado: fusão ou aquisição de organizações de segmentos diferentes, que podem ou não operar na mesma região.

Dicas para realizar operações de M&A

Para encontrar o melhor valor para sua empresa ou, então, comprar uma por um preço justo, que não pese no bolso para nenhum dos lados, é preciso ficar atento a algumas questões.

Separamos alguns pontos para ter cuidado ao executar operações de M&A:

  • estude profundamente o mercado de atuação. Se for investidor, pesquise bastante antes de definir um target;
  • faça o cálculo do valuation seguindo os requisitos do mercado;
  • nunca se esqueça de realizar o Due Diligence e auditar os dados compartilhados;
  • assine o Acordo de Confidencialidade para manter a operação em sigilo;
  • contrate uma consultoria de M&A experiente para intermediar as negociações de modo imparcial.

Um consultor de M&A, além de realizar o cálculo do valuation e participar ativamente de todas as etapas, garante ainda mais profissionalismo à transação. Ele já conhece todo o mercado, tendo experiência em fusões e aquisições, bons contatos de investidores e um olhar treinado para encontrar boas oportunidades de negócio.

Portanto, não se esqueça de que bons profissionais são essenciais para o sucesso de todos os tipos de M&A, independentemente se é uma fusão ou aquisição. 

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

Imagem: F Kampus Production

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