A melhor época para providenciar um sistema de captação de água de chuva é antes das chuvas fortes. Por isso, nestes meses em que muitos estados brasileiros passam por um período mais seco é um bom momento tanto para corrigir problemas com os telhados, como para planejar e instalar um sistema de captação de água das chuvas.
A captação de água das chuvas, realizada tanto por empresas e residências, não impacta apenas no orçamento. Com a impermeabilização das grandes cidades, enchentes são assunto comum durante a estação chuvosa. Por isso, jardins, canteiros, telhados e fachadas “verdes” e captação de águas são ações importantes que cada um pode realizar para minimizar os impactos do crescimento desordenado das cidades.
Existem no mercado diversos tipos de coletores de água da chuva que podem ser implantados em empresas. Entretanto é interessante levar em consideração alguns aspectos importantes, como:
– Qual o consumo de água da sua empresa?
– Quanta chuva é esperada no ano?
– Qual a área do telhado da empresa que está disponível para captação?
– A reposta das três perguntas anteriores irá definir o tamanho do reservatório que irá precisar;
– Aproveite a inclinação do telhados e calhas para captar a água;
– Lembre-se de adicionar um filtro para galhos e folhas nas calhas;
– Instale o reservatório longe de pedras e árvores com raízes grandes. Isso irá evitar rachaduras.
– O reservatório deve ser bem vedado para evitar a proliferação de insetos;
– A água armazenada deve ser tratada;
– Lembre-se de manter o sistema de captação sempre limpo.
Mesmo seguindo todos esses processos e detalhes a economia no consumo ainda será evidente e satisfatória para sua empresa e para o meio ambiente.
Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – Captando de água da chuva, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.
Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae para acompanhar mais vídeos como esse.