Praticar a diversidade e inclusão é algo que está sendo cada vez mais pautado, e muitos líderes e gestores, que antes não entendiam muito bem este conceito, estão mais empenhados em garantir que suas empresas tenham pessoas de grupos de diversidade diferentes trabalhando juntas e compondo suas equipes.
No entanto, o que acontece é que nem todos sabem como fazer para incluir estes grupos em suas empresas, pois não sabem exatamente quais são eles e porque isso é tão importante.
Se você é uma dessas pessoas e deseja começar a praticar a diversidade e inclusão na sua empresa, saiba que uma empresa de consultoria especializada no assunto como a Yabá Consultoria pode te ajudar, assim como este artigo que você está lendo.
Aqui vamos te explicar quais são os 5 principais tipos de diversidade em uma empresa e também falaremos sobre as principais vantagens de incluí-los em seu quadro de colaboradores. Então continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.
5 principais tipos de diversidade dentro de uma empresa
Existem mais do que apenas 5 grupos de diversidade, no entanto, como estamos falando de empresas, falar apenas destes 5 já é o suficiente, visto que estes são os mais pautados quando uma discussão sobre o assunto é aberta. Esses grupos também podem ser chamados de grupos, ou comitês, de afinidades.
Confira agora quais são eles.
Faixa etária
São os grupos de diferentes gerações, os quais podem envolver desde jovens adultos de 18 a 20 anos, até pessoas que já chegaram à terceira idade, ou seja, com mais de 65 anos.
Promover equipes com pessoas de diferentes idades e gerações permite que a empresa aproveite ao máximo as experiências profissionais de cada um, bem como as diferentes visões de mundo.
Orientação sexual
Aqui encaixam-se as pessoas das mais variadas orientações sexuais, envolvendo bissexuais, lésbicas, travestis, gays, pessoas transexuais, assexuadas entre outras. No entanto, para que seja possível incluir pessoas deste grupo em uma empresa, primeiro é preciso praticar a equidade e combater 100% as atitudes homofóbicas.
Mas, infelizmente, a realidade ainda é outra, e cerca de mais de 40% das pessoas incluídas neste comitê, não se sentem totalmente seguras em compartilhar sua sexualidade no ambiente de trabalho.
Gênero
A diversidade de gênero trata-se de incluir homens e mulheres em cargos iguais, e conceder a todos os mesmos salários, benefícios, direitos, obrigações e também oportunidades de crescimento.
Porém, o Brasil ainda precisa trabalhar essa igualdade muito mais a fundo, dado que homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, ainda possuem uma diferença gritante de salário, sendo os salários dos homens cerca de 20,5% mais altos do que os das mulheres.
Pessoas com deficiência (PCD)
O grupo PCD inclui pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, podendo ser auditivas, visuais, físicas, mentais ou múltiplas (quando uma mesma pessoa possui mais de uma deficiência).
Porém, apenas incluir essas pessoas no quadro de colaboradores não é o suficiente, também é preciso garantir que elas tenham as ferramentas e condições de acessibilidade adequadas para o trabalho que irão exercer.
Etnia
Por fim, temos o grupo étnico, o qual precisa começar a ser muito mais incluído em empresas aqui no Brasil, visto que este é um país composto por diversos tipos de povos e, como todos sabem, cada povo tem sua própria cultura, história, costumes e semelhanças e diferenças físicas.
Incluir este tipo de diversidade em uma empresa demonstra que ela é totalmente a favor de combater o racismo e qualquer outro tipo de descriminação que seja por conta das características de um povo específico.
3 vantagens que explicam porque é importante incluir a diversidade dentro de uma empresa
Agora que você já sabe quais são os 3 principais grupos de diversidade dentro de uma empresa, chegou a hora de entender porque é tão importante para uma empresa, incluí-los como colaboradores.
Então, se você é líder ou gestor, veja agora todos os benefícios que existem em incluir grupos de diversidade em sua equipe de funcionários. Ao observar os benefícios, você entenderá o tamanho da importância de fazer isso, e todos os impactos positivos que essa atitude trará para sua empresa.
- Promove a inovação: Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostrou que 70% das empresas que praticam a diversidade e inclusão conquistam um novo mercado dentro de um ano por conta das ideias e produtos inovadores;
- Melhora a imagem da empresa: quando uma empresa valoriza a diversidade e faz questão de mostrar isso, ela fica bem vista perante a sociedade, o que melhora sua imagem e, consequentemente, aumenta as vendas;
- Aumenta a criatividade da equipe: as trocas de experiências e diferentes visões de vida faz com que as equipes fiquem muito mais criativas, o que permite que a empresa alcance resultados muito melhores.